O mês de junho será, para todos, um mês de muita reviravolta, altos e baixos e de necessidade de revisões profundas de metas, objetivos e, principalmente, de uma análise a respeito de quem somos de verdade e do que queremos da vida, afinal.
A Lua Minguante em Peixes, no dia 2, faz um sextil exato com Urano em Touro, então precisaremos tomar cuidado com os apegos e as dificuldades de aceitar as coisas como elas são ou com a dificuldade de fazer mudanças significativas em busca de uma melhora. Não adianta só se apegar ao sofrimento e à reclamação. Lembre-se: tudo, por mais desafiador que possa ser, vai passar. Então o apego ao sofrimento e ao pessimismo pode ser o ponto mais difícil logo no começo do mês, e esse estado de ânimo coletivo pode gerar ainda mais tumulto e altos e baixos.
Perceba que essas emoções nos levarão diretamente para um eclipse, que acontece na sequência: o eclipse solar total em Gêmeos, no grau 19, que ocorre no dia 10 de junho. Entrar num eclipse carregado de desânimo e desesperança pode ser o ingrediente que vai dar o tom do mês todo, deixando-o sombrio e mais pesado.
Então a dica é: aproveite o início do mês. Esse aspecto com Urano pode ajudar a deixar ir tudo que precisa sair e a finalizar ciclos, trabalhos e situações complicadas, dando espaço para a entrada do que é mais leve, dentro do possível. Esse eclipse vai nos desafiar dos pés à cabeça, trazendo limitações ainda mais severas de todos os tipos para a humanidade. Isso se agrava e se mostra já no primeiro dia pós-eclipse, o dia 11, quando Marte entra em Leão e Saturno faz sua quadratura exata com Urano em Touro.
Então antigas leis podem vir à tona, portanto precisaremos ficar muito atentos à nossa mente para não nos deixar levar por mentiras, ilusões e situações sabotadoras... É hora de sermos econômicos e criativos. Até podemos passar por limitações, perdas e escassez... porque mais situações caóticas e burocráticas terão que ser enfrentadas por todos nós. Portanto há o alerta para situações de muita agressividade, afinal as pessoas, em geral, estarão muito irritadas e sem tato.
A Lua Crescente em Virgem, no dia 18, estabiliza um pouco mais este mês, trazendo mais ordem em meio ao caos e organizando a sociedade de modo que as pessoas consigam encontrar modos de resolver as diversas crises. Essa Lua se conecta com Plutão, então existe uma força de nos ajudar a ver as coisas com maior clareza e profundidade, sem tantos medos: vai ser um alerta para nos despertar e enfrentar tudo que o eclipse trouxe à tona de forma mais generosa, colocando foco no que é essencial.
E a entrada do Sol em Câncer, no dia 21, além da saída de Mercúrio da retrogradação, no dia 22, fortalecem essa sensação de mais leveza do mês.
O mês vai chegando ao final e a Lua Cheia em Capricórnio nos ajuda a trazer entendimento. Ela expande a nossa alma, colocando receptividade no aprendizado, portanto é um momento de expansão, um dos poucos de junho. Aproveite para realizar as ideias e as intenções, porque vai ser a época mais cheia de energia do mês.
No dia 27, Vênus entra em Leão. Marte já está lá e terá feito oposição exata a Saturno, mas mesmo com esse desafio de Saturno, teremos um fim de mês com mais foco em nós mesmos, buscando agir com criatividade, alegria e procurando também um pouco de diversão, afinal merecemos isso após um mês tão intenso e cheio de desafios.