Ter objetivos e ser ambicioso faz parte da vida de todas as pessoas, ou ao menos deveria fazer. No entanto, como tudo, deve ser bem dosado, administrado e planejado para que não se repitam erros sequenciais que levam a nunca conseguir o que se deseja.
Separamos abaixo alguns dos erros mais comuns na hora de estabelecer seus objetivos. Confira, avalie se é o seu caso e reassuma o controle de sua ambição:
1 - Estabelecer objetivos que fogem do seu controle
O ideal é criar metas e pretender coisas que dependem de você. Caso contrário, a situação se torna desgastante por si só. Pretenda, por exemplo, superar a si mesmo e ter domínio das habilidades que seu chefe espera em um gerente, mas não tenha como objetivo uma promoção de cargo. Afinal, a promoção cabe a seu chefe, independente do quanto você a almeje. Você pode, no entanto, mostrar a ele que é competente para o cargo.
Objetivos: afinal, o que são eles?
2 - Ter muitos objetivos
Quando temos muitas pretensões, corremos o risco de nos perder e não termos foco o suficiente. É melhor ter poucas ambições e nos dedicarmos a elas do que ter muitas e mal lembrar quais são. Lembre-se de que a qualidade sempre será mais valiosa do que a quantidade.
3 - Ter objetivos muito gerais
Tente não estabelecer metas genéricas que se analisadas não dizem nada. Objetivar ser feliz, por exemplo, é algo muito aberto e comum à maioria das pessoas. Tenha como objetivo as situações específicas que possam te levar ao objetivo maior de ser feliz, como conseguir um emprego, ter um relacionamento duradouro ou fazer uma viagem.
O que você precisa para alcançar seus objetivo? Seu signo irá dizer
4 - Ter objetivos inatingíveis
Ser ambicioso é bom, mas na medida certa e mantendo os pés no chão. Não adianta ter como objetivo ser a próxima Rainha da Inglaterra se você nasceu em São Paulo, por exemplo. Estabeleça metas reais! Caso contrário, mais cedo ou mais tarde, você ficará completamente desmotivado e desencorajado a lutar por elas.
5 - Estabelecer metas que não condizem com você
Quando temos ambições e objetivos, devemos sempre pensar se eles combinam com nossa personalidade, ideais e estilo de vida. Caso contrário, é como ser escravo da moda e usar aquela calça listrada quando você só está acostumado a usar jeans. Sair de sua zona de conforto é indicado e extremamente benéfico, mas tudo tem limite. Tenha objetivos que façam sentido para você!
Confira reflexões para te motivar a alcançar seus objetivos
Confira também: