Feng Shui: o guia completo

O guia completo do Feng Shui:

Definição e Função

Feng Shui é uma arte milenar utilizada para organizar a vida do ser humano. Data de mais de cinco mil anos. É elaborada a partir da observação da natureza, utiliza os mesmos princípios que regem as ciências naturais e tem com base o conceito do Tao, Yin e Yang, energia Ch’i e os cinco elementos associados ao estudo das cores, relevo, clima e formas. Sua função é favorecer uma vida saudável, atrair abundância, prosperidade, harmonia para o casal, para a família e sucesso em todos os aspectos da vida. O segredo está em harmonizar essa energia pela casa. A arte do Feng Shui é trazer boas vibrações para a conquista dos sonhos pessoais.

Em tempos de crise nos negócios, nos quais executivos, economistas, administradores e consultores buscam soluções para melhorar os resultados das empresas o Feng Shui contribui de forma significativa para o sucesso empresarial.

De acordo com o Feng Shui, o nosso ambiente conta uma história. Então se mudarmos os elementos deste ambiente de forma correta, poderemos mudar a nossa história de forma positiva.

Origem e História

O Feng Shui surgiu na China há milhares de anos atrás. O significado da palavra é Feng – vento e Shui – água, que são as duas formas mais fundamentais de energia de vida.

Os mestres chineses começaram a perceber que cada área natural, plantação ou edificação teria sua própria vibração influenciada pela presença do Ch'i (energia vital), e estaria sujeita às várias influências do ambiente que a rodeava.

Saiba como aplicar o Feng Shui na decoração de Natal

Perceberam que certas vibrações presentes no ambiente ao seu redor poderiam trazer benefícios para o corpo e a mente, enquanto que outros tipos tenderiam a ser prejudiciais. Então, compreenderam a importância de estudar a localização das construções, móveis e objetos da maneira adequada para favorecer um equilíbrio saudável promovendo saúde e prosperidade.

Quem pode aplicar

As pessoas devem ter muito cuidado ao tentarem aplicar o Feng Shui sozinhas sem ter feito um bom curso ou lido alguns livros. Como existem várias escolas, é muito comum as pessoas se confundirem na hora de aplicar o baguá e acabam misturando as coisas.

O ideal é que se contrate um consultor que, além de aplicar corretamente o baguá, vai fazer uma analise completa sobre cores, posição de móveis, portas e janelas, escadas, corredores, localização de banheiros e também analisar os fatores externos como formato da rua, presença de rios, vegetação, flechas envenenadas, etc.

Depois desta analise, vai definir as curas necessárias, orientar a ativação dos guás para que tudo funcione perfeitamente e os moradores possam atingir seus objetivos.

Benefícios do Feng Shui

Os benefícios do Feng Shui são inúmeros e, às vezes, muito subjetivos, porque cada pessoa pode senti-los de uma maneira diferente e única. Mas listamos abaixo alguns dos principais benefícios do uso dessa técnica em sua vida. Confira:

1. Espanta energias negativas

Um dos principais benefícios do Feng Shui é o redirecionamento de possíveis energias negativas, que podem causar cansaço, mal-estar, entre outros sintomas, quando estamos em um ambiente. Por meio das práticas dessa técnica, será possível “espantar” essas energias negativas e abrir espaço para que boas vibrações entrem e permaneçam no ambiente.

2. Ajuda a aumentar a produtividade

Energias negativas são muito responsáveis por situações como procrastinação, pouco avanço no trabalho, sensação de estagnação e até mesmo por oportunidades profissionais perdidas. Por isso, é essencial aplicar o Feng Shui em um ambiente profissional, seja em sua casa, seja em um ambiente externo.

3. Melhora a qualidade do sono e do descanso

É possível dormir em um lugar com luz forte e som alto? Difícil, né? E é mais ou menos assim que nos sentimos espiritualmente quando o lugar onde vamos descansar e dormir está frequentado por energias negativas. Quando promovemos uma limpeza nos ambientes de descanso, conseguimos descansar, inclusive espiritualmente.

Mulher dormindo profundamente em lençóis brancos.

4. Traz relacionamentos saudáveis

Quando andamos por aí e conhecemos pessoas, mas nossa energia está vibrando negativamente, acabamos afastando pessoas positivas e atraindo aquelas que desenvolverão conosco relações problemáticas e não muito saudáveis. Por isso, é essencial fazer a limpeza energética proposta pelo Feng Shui, porque ela nos deixa mais “magnéticos” em relação a pessoas boas e com quem possamos estabelecer relações benéficas e saudáveis.

5. Renova um ambiente

Não, você não precisa comprar um sofá caríssimo ou uma cozinha nova para renovar o seu ambiente e se sentir melhor na sua casa. Com mudanças pequenas, mas significativas, você consegue, com a ajuda do Feng Shui, renovar o seu ambiente sem gastar uma fortuna e se sentir bem nele quase que imediatamente.

Escolas do Feng Shui

O Feng Shui é um conhecimento milenar nascido na China. Como é utilizado há literalmente milênios, muitas pequenas mudanças ou novas abordagens de suas técnicas foram surgindo ao longo de sua história e de suas aplicações. Sendo assim, nasceram o que chamamos de escolas de Feng Shui.

Toda escola de Feng Shui tem o mesmo objetivo: melhorar a vida por meio de uma melhoria na energia que circula no ambiente. Mas a maneira como cada uma dessas escolas tenta promover essa melhoria é que as difere. Confira as principais escolas do Feng Shui e veja qual delas combina mais com o que você quer para a sua vida: tempo.

As cores no Feng Shui

Alguma vez você já sentiu bem usando uma peça de roupa de determinada cor, ainda que essa cor não fosse a sua preferida, certo? Para além do gosto pessoal, cada cor transmite uma mensagem diferente e emana uma energia que nos influencia. Portanto é essencial conhecer as vibrações emanadas por elas.

Quando entendemos como cada cor afeta o ambiente, torna-se possível planejar melhor as cores que estarão presentes ali e na nossa vida. Então ganhamos mais um aliado nessa tarefa de promover um ambiente com energias boas e agradáveis.

Confira a influência de cada cor na energia de um ambiente:

Amarelo

É a cor do sol, da felicidade, da sabedoria, da imaginação e das boas energias. É a cor de maior visibilidade ao olho humano. Pessoas com tendência para esta cor estão sempre em busca de novidade e autossatisfação. É também muito usada por pessoas com uma cabeça boa para os negócios e com forte senso de humor. É associada a pessoas intelectuais. Pode ser usada para iluminar ambientes escuros.

Efeitos da cor: estimula, ativa a mente, anima, alegra e aquece. Na versão dourado, estimula ganhos materiais. Evitar em locais de meditação e áreas de descanso.

Vermelho

É a primeira cor a ser notada no campo de visão. É a cor mais auspiciosa na cultura chinesa.

Efeitos da cor: o vermelho afirma a vida, aumenta o calor da pele, a temperatura do corpo, acelera o coração, favorece a liberação de hormônio, estimula a atividade sexual, atrai a atenção masculina, favorece os impulsos e a ação, estimula a paixão. Evitar em locais de trabalho intelectual ou introspectivo, quartos de dormir e salas de espera. Por ser uma cor de ação muito forte, deve ser usada com moderação para evitar ansiedade e estresse.

Laranja

É a cor da juventude, da força, da curiosidade, estimula as cores frias e complementa o azul. Associa os benefícios físicos e psicológicos do vermelho e do amarelo. No oriente é considerada a cor mais espiritual.

Efeitos da cor: antidepressiva, excitante, alegre e estimulante. Estimula a integração de pessoas com o ambiente e a comunicação entre elas, diminui a sensação de solidão, gerando entre as pessoas um sentimento de igualdade. Evitar em locais de descanso ou que precise de concentração, locais onde deve haver uma liderança e quartos de criança.

Azul

É a cor do céu e do mar, do mistério e da espiritualidade. É uma cor que purifica e dissolve energias negativas.

Efeitos da cor: refresca e esfria o ambiente, leva a contemplação e a espiritualidade, relaxa e produz um clima noturno quando usada em tons mais escuros. Promove a serenidade, a inspiração, a paz e a tranquilidade. Evitar em locais que precisam de alegria e comunicação, em lugares frios, em passagens de forma geral. Usada em excesso causa apatia, melancolia, duvidas e desconfianças.

Verde

É a cor da maior parte da vegetação. Onde há verde, há vida! Esta ligada ao crescimento, à juventude e à esperança no futuro. Representa esperança e abundância. Também associada à cura, é a cor da harmonia e do equilíbrio. É uma cor geralmente apreciada por pessoas gentis e sinceras.

Efeitos da cor: promove a ligação com a natureza, gera a paz e tranquilidade ao ambiente. Promove o desejo de cooperação e amplia os sentimentos de justiça e liberdade. Estimula a renovação, cura, harmonia e fertilidade. Pode ser usado praticamente em qualquer ambiente, porém seu excesso pode levar à avareza, ciúme, inveja e preconceitos.

Branco

É a cor da pureza, perfeição e amor divino. Combina todas as cores e reflete luz e calor.

Efeitos da cor: traz para o ambiente a sensação de limpeza e frescor, mas também de frieza. Evitar em climas frios, salas de espera, quartos de criança, locais de encontro onde as pessoas ainda não se conhecem. Seu excesso pode causar irritação e impaciência devido à falta de estímulos.

Preto

É a cor do mistério e do poder. Nada revela e pouco faz para iluminar, exigindo grande concentração da visão. Absorve todas as cores e a luz sem refleti-las para o ambiente.

Efeitos da cor: expressa força, emite calor, gera mistério e oculta formas. Evitar em locais destinados à higiene, cura e locais onde há crianças. O excesso pode causar angustia, depressão, tristeza e desanimo principalmente em pessoas já com sintomas de depressão.

Púrpura

É a cor associada à intuição, espiritualidade e transformação. Combina a paixão e a energia do vermelho ao relaxamento, calma e espiritualidade do azul.

Efeitos da cor: auxilia no processo de autoconhecimento, evolução interior e transformação. Abre as portas da percepção. Aumenta a autoestima e indica poder. Evitar em lugares onde a igualdade se faz necessária. Seu excesso pode causar dispersão.

Rosa

É a cor do amor incondicional, romance, carinho e afeto. Ligada culturalmente ao feminino.

Efeitos da cor: estimula a maturidade, a compreensão, dedicação, delicadeza, autoestima, charme, gentileza e o amor puro. Dissolve as mágoas e desperta o instinto maternal. Evitar em quartos de meninos por não ser uma cor bem aceita pelo universo masculino. Seu excesso pode gerar arrogância e excesso de autoestima.

Cinza

É uma cor sóbria, mistura do preto e do branco. Está associada à independência, à autossuficiência, ao autocontrole: é uma cor que atua como escudo contra as influências externas.

Efeitos da cor: estimula a precaução, seriedade, o compromisso e a dedicação ao trabalho. Seu excesso pode estimular um sentimento de renuncia a premiações e merecimentos e uma excessiva autocritica.

Principais problemas para o Feng Shui

Numa casa, existem problemas internos e externos que, no Feng Shui, são chamados de "doenças". Essas doenças podem nos afetar de maneira simples, mas também podem nos fazer muito mal, porque podem impedir boas noites de sono, sensação de descanso em casa e até mesmo falta de prosperidade no trabalho.

Bem-estar! Aprenda a purificar as más energias da sua casa!

Muitas vezes, essas tais doenças não estão somente relacionadas com a parte interna da casa, ou seja, aos móveis e à decoração. Elas também podem ser geradas pela parte externa do lar, como a vista das janelas, o que há por perto da casa... Enfim, entenda as principais doenças energéticas que o Feng Shui pode ajudar a combater:

O que é baguá no Feng Shui

O baguá (que significa “8 trigramas”, em chinês clássico) é o principal instrumento do Feng Shui, porque é como um “mapa” das energias de um ambiente. É por meio dele que podemos entender quais energias estão circulando em determinado lugar e o que podemos fazer para que elas sejam mais positivas ou expulsas dali, aumentando o chi positivo e diminuindo o chi negativo.

Um baguá é dividido em 8 trigramas, e cada um desses trigramas é composto por três linhas quebradas (Yin) ou inteiras (Yang). Cada um desses trigramas representa um dos princípios da realidade, que são: fama e reputação; abundância e prosperidade; família e comunidade; amor e relacionamento; pessoas e viagens úteis; criatividade e crianças; carreira e missão de vida; sabedoria e conhecimento.

Esses trigramas do baguá funcionam como uma bússola que nos ajuda a navegar pela vida, apontando os possíveis perigos e as direções para as quais devemos seguir.

Baguá do Feng Shui.

A parte mais importante de um baguá é seu centro, que representa nossa saúde física, espiritual e psicológica. É o mais importante porque influencia todos os aspectos representados por cada um das trigramas básicas e porque é somente com boa saúde que podemos alcançar sucesso em cada área individualmente.

O melhor lugar para pendurar o seu baguá é logo na entrada principal do ambiente, mas voltado para o lado de fora. Na hora de escolher esse objeto, lembre-se de que o baguá plano ou convexo (abaulado) é utilizado para afastar e desviar um chi destrutivo, enquanto o côncavo (afundado) é usado para reduzir os efeitos negativos causados pelo entorno, como outras construções.

Olho grego: é um ótimo instrumento para afastar algumas energias negativas e que podem causar doenças no ambiente, como inveja, mau-olhado, entre outras vibrações problemáticas e muito negativas. Seu símbolo remete ao olhar de proteção de um deus, e ele pode ser usado em portas, janelas, carros e até como pulseiras e colares.

Principais pontos de energia da casa

mulher organizando casa

Confira todos os pontos de energia da casa:

Porta de entrada:  o principal ponto de energia de uma casa é a porta de entrada. Ela é considerada boca da casa e o Ch’i que entra por ela é distribuído por todos os cômodos e terá efeito sobre a saúde e prosperidade da família.

A porta de entrada deve estar em perfeito estado de conservação, quanto mais bonita e vistosa melhor será a qualidade do Ch’i a entrar por ela. Uma fechadura dourada ajuda a atrair prosperidade.

Quarto das crianças:  a coisa mais importante no quarto de uma criança é a posição da cama e a qualidade desta que deve ser confortável e aconchegante. A posição é a mesma dos adulto com visão para porta de entrada sem estar diretamente na frente dela e tomar o cuidado de não dividir a cama com banheiro e cozinha. A energia da água e do fogo que domina estes dois ambientes pode prejudicar a saúde da criança e diminuir sua capacidade de concentração.

Não coloque móveis muito grandes, opressivos e nem prateleiras sobre a cabeça. Evite os beliches que prejudica tanto quem dorme embaixo como quem dorme na cama de cima, as duas ficam com pouco espaço e oprimem. Outro cuidado que deve ser tomado no quarto de crianças são as imagens nele utilizadas, observe que tipo de mensagens estas imagens estão passando.

A escrivaninha deve ser colocada de maneira que a criança tenha visão de quem entra, mas que também não fique exposta diretamente a ela, porque o nesta posição o Ch’i chega muito acelerado e é prejudicial. O quarto deve alegre com muitas cores e é muito importante que a criança participe das escolhas.

Cozinha: o outro ponto de energia muito importante é a cozinha. O fogão é o símbolo máximo de prosperidade independente do guá da casa onde ele se encontra. Sua localização na cozinha é muito importante. Ele não deve ser visto da entrada da casa ou da sala de jantar. Não deve ficar ao lado ou em frente da pia, senão for possível a mudança de local deve-se colocar entre eles um objeto do elemento madeira que pode ser por ex. um jogo de colheres de pau, uma plantinha, ou um objeto da cor verde. Isto vale também para a geladeira e a lavadora de louças. Quem cozinha não deve ficar de costas para a porta, se for este o caso coloque um espelho atrás do fogão para se ter a visão de quem entra.

O fogão deve estar sempre limpo e em perfeito funcionamento. Todas as bocas devem ser utilizadas. Cozinha em ordem traz prosperidade. Ela deve ser iluminada e receber luz natural. Os armários devem estar bem arrumados e a geladeira e despensa fartas para atrair ainda mais fartura. Flores e frutas também são elementos indispensáveis para o bom Feng Shui.

Sala de jantar: a sala de jantar é onde se come a comida que foi preparada na cozinha. Este local combina a energia nutritiva com a social. Se este cômodo for usado diariamente pode ser um lugar muito dinâmico.

A mesa deve ser redonda, oval ou com as bordas arredondadas, deve ter um numero par de cadeiras bem confortáveis. Um grande espelho refletindo a mesa tem a função de duplicar a prosperidade. Fora dos horários das refeições mantenha no centro da mesa um fruteira farta ou um belo arranjo de flores.

Dormitórios:  considerado o terceiro item mais importante no Feng Shui. Passamos nele praticamente um terço de nossas vidas por este motivo devemos tratá-lo como um santuário, livre do estresse da vida moderna. O dormitório é onde recuperamos a energia perdida e também construímos a base de um relacionamento feliz. A cama deve ficar posicionada de maneira a se ter visão da porta de entrada, mas que não esteja diretamente voltada para ela, se for este o caso pendurar um cristal multifacetado entre a porta e a cama.

No caso de suíte manter a porta do banheiro sempre fechada e se a porta se abrir diretamente para a cama também colocar um cristal entre elas. A cabeceira da cama deve sempre estar encostada numa parede desde que não seja partilhada com banheiro ou cozinha principalmente com o vaso sanitário e o fogão. Uma viga exposta não deve cruzar a cama porque prejudica a saúde e o relacionamento entre casais se esta cortar a cama verticalmente. Uma solução é rebaixar o teto.

Banheiros: melhor seria que ficassem fora de casa como antigamente. O banheiro é relacionado com o elemento água e para os chineses a água é relacionada com o dinheiro, portanto muito desperdício de água afetara as finanças da casa.

Alguns cuidados básicos devem ser tomados para evitar este problema. As portas dos banheiros devem estar sempre fechadas e a tampa do vaso sanitário sempre abaixadas. Consertar torneiras pingando e vazamentos que além das finanças prejudicam também a parte emocional. Tenha sempre no banheiro elemento madeira que ajuda a conter o Ch’i desperdiçado através da água. O ideal são as plantas naturais, mas podem ser também objetos de madeira ou na cor verde.

Sala de estar: é o primeiro lugar a ser avistado, por isso deve passar uma mensagem de boas vindas. Deve ser um lugar acolhedor, confortável e tranquilo. O sofá não deve estar de costas para a porta de entrada e os móveis devem ser dispostos de maneira que estimulem o convívio social. A iluminação deve ser diversificada para ser usada conforme a necessidade.

Entenda como a energia de cada cor pode favorecer sua vida

Escritório particular:  muitas pessoas têm em casa um escritório particular onde exercem suas atividades profissionais. É importante que este local tenha um tratamento diferenciado do restante da casa. A energia do trabalho é diferente da energia doméstica, se elas se confundirem uma exaure a outra.

A melhor localização para o escritório é na área da prosperidade ou do trabalho da casa, mas independente desta localização o escritório deve ter o baguá aplicado separadamente e suas áreas ativadas com as intenções voltadas para a vida profissional. Crie limites físicos e emocionais em torno do escritório. Estipule horários e evite ao máximo misturar atividades profissionais com as atividades domésticas. A posição dos móveis segue os preceitos do Feng Shui. Não trabalhar de costas para a porta e manter o ambiente bem iluminado, ventilado e muito organizado.

Quartinho da bagunça: 

Este famoso cômodo que pode ser um sótão, um porão ou um quartinho no fundo do quintal não precisa ser necessariamente um problema se alguns cuidados forem tomados. Estes cômodos devem ser mantidos limpos, iluminado e ventilados. Pelo menos a cada seis meses faça uma faxina e jogue toda tralha inútil fora. Guardar muitas coisas sem uso, quebradas, sujas tornam a energia do local estagnada e prejudica sua vida na área onde ele esta localizado.

Principais problemas

hospital

Existem numa casa problemas internos e externos que no Feng Shui são chamados de "doenças".

Fatores Externos

- Casas localizadas em frente a postes com transformadores, torres de alta tensão, árvores mortas, linha de trem.

- A porta da frente da casa abrindo para hospital, cemitério, delegacia, funerária, casa em ruínas, lixeiras, chaminé de fabrica, pedra, igreja etc.

- Prédios altos em frente à casa, prédios espelhados que reflitam o pôr do sol.

- Pobreza ao redor.

- Rua em T terminando diretamente sobre a casa.

- Casa localizada no ponto extremo de uma curva acentuada.

- Terrenos em desnível, em plano abaixo dos vizinhos.

Fatores Internos

- Entradas escuras, estreitas e com obstáculos.

- Escadas em frente à porta de entrada.

- Escadas em caracol, muito íngreme, estreitas e com degraus vazados.

- Corredores muito longos, estreitos e mal iluminados.

- Excesso ou falta de janelas.

- Tetos muito baixos ou inclinados.

- Vigas expostas.

- Paredes descascadas, emboloradas e furadas.

- Paredes com umidade e infiltração.

- Fiação elétrica exposta.

- Rachaduras nas paredes e no piso.

- Vazamentos.

- Vidros quebrados.

- Carpetes e tapetes em mau estado.

- Objetos quebrados e fora de uso.

- Excesso de móveis.

- Animais empalhados.

- Vasos com flores e folhas mortas.

- Acumulo de lixo.

- Cortinas e estofados sujos e rasgados.

- Espelho em frente à cama.

- Televisão e computador no quarto.

- Porta do banheiro se abrindo para dentro ou em frente à porta do quarto ou sala de estar.

- Banheiro no piso superior sobre o quarto ou cozinha principalmente se o vaso sanitário ficar sobre a cama ou o fogão.

- Alinhamento de porta e janela.

- Cama embaixo de uma viga.

- Cama com os pés voltados para a porta.

- Sofás com as costas para a entrada.

- Cama dividindo a parede com o banheiro, isto se agrava se a cabeceira ficar atrás do vaso sanitário.

- Geladeira e pia ao lado do fogão.

- Lixeira ao lado do fogão.

- Desordem em geral. A desordem representa um obstáculo ao fluxo de energia e causa problemas na vida das pessoas. Fazem parte deste episódio:

- Acumular objetos que você não gosta nem usa.

- Ter muitas coisas num espaço muito pequeno. Isto dificulta a circulação da energia e até sua própria respiração. Livre-se de boa parte das coisas deste local.

- Deixar trabalho inacabado. Pode ser um conserto, um quadro que começou a pintar ou um telefonema que precise dar. As energias negativas assim como a sujeira vão se amontoando em camadas sobre as paredes, móveis, tetos e pisos e, embora não possam ser vistas, nos afetam profundamente.

Por isso, antes de aplicar o Feng Shui é importante realizar uma limpeza física e também energética.

Comece devagar, escolha um cômodo, limpe e organize gavetas e armários. Doe o que você não usa ou não gosta. Aparelhos quebrados: conserte-os ou dê para quem conserte e use. Limpe todos os cantos possíveis, faça uma faxina tipo “cutucar cantinho com cotonete”. Use produtos de limpeza perfumados, são bons para atrair boas energias. Estenda a faxina para todos os cômodos até que consiga fazer a casa toda.

Tente o quanto for possível, se livrar do passado, por exemplo, cartas de amor antigas, fotos que te tragam tristeza, bilhetes de cinema, teatro, lembrancinhas de festa e toda tralha deste tipo.

Instrumentos do Feng Shui

pendulo de cristal

Baguá: é o principal instrumento do Feng Shui. Aplicado de forma correta, alinhado à parede onde se encontra a porta de entrada vai determinar toda a sequência de guás. É também usado como amuleto pendurado no batente acima da porta de entrada, pelo lado de fora. Neste caso o ideal é que tenha um espelho no centro para rebater as energias negativas.

Cristal multifacetado: usada para dispersar a energia sha (estagnada) e corrigir alinhamentos de portas e janelas, corredores muitos compridos, alinhamento de cama com porta de banheiro etc.

Espelhos: um dos instrumentos mais difíceis de aplicar e de maior polêmica entre os profissionais de Feng Shui. A forma de utilização do espelho varia ligeiramente entre as escolas de Feng Shui. O espelho é instrumento poderoso no trabalho desta técnica, já que oferece múltiplos meios de ativar, ampliar e fazer circular livremente a energia chi positiva e também combater as energias negativas. Colocado ao lado de uma mesa de jantar, refletindo a mesa, estará dobrando a prosperidade da casa. Não deve ser utilizado no quarto refletindo a pessoa dormindo. Utilizado também para abrir espaços onde existem áreas faltantes no Baguá.

Sinos de vento: ativa a energia do local onde é colocado principalmente se for de metal vazado. Deve ter no mínimo seis tubos.

Fontes de água: a água é símbolo de prosperidade, fartura e riqueza. Sempre em movimento ativa o aumento de prosperidade. Ideal para ser colocada na área do trabalho ou prosperidade.]

Aquário: usado também para atrair fortuna com oito peixinhos dourados e um preto. Sempre que um morrer deverá ser substituído.

Cristais: fontes naturais de energia. Alguns exemplos: quartzo rosa é ótimo para ser colocado no quarto do casal para atrair amor; turmalina negra é ideal para ser colocada na sala para proteção contra energias negativas.

Prisma de água: usado para energizar ambientes. Tem que ser utilizado com água e colocado numa janela que bata sol.

Flautas de bambu: por ter uma força ascendente são utilizadas para resolver os problemas de existência de vigas que são desfavoráveis. O ch’i entra e sai pela flauta, fazendo circular a energia pelo local. O bambu representa estabilidade, segurança e paz.

Plantas: são indispensáveis para renovar a energia dos ambientes. São as "aspirinas" do feng shui. As plantas trazem o bom "Ch'i" para dentro de casa desde que estejam saudáveis e vistosas.

O que é energia Ch’i?

O Ch'i é energia vital. Sem o Ch'i nada existe. Ele gera o crescimento das plantas, os movimentos das águas e dos ventos, a energia do homem, o calor do sol. O Ch'i está em tudo à nossa volta.

O Ch'i deve fluir naturalmente, livremente. Jamais deve ficar retido. Se uma passagem estiver bloqueada, os obstáculos devem ser eliminados. Se você tiver que se espremer entre os móveis para entrar ou sair de algum ambiente isto significa que o Ch'i também terá dificuldade para fluir naturalmente. Retirando algum móvel do lugar você estará alterando positivamente o Ch'i do ambiente promovendo uma grande melhora em sua vida.

A boa energia Ch'i flui no ambiente de forma curva e sinuosa, sendo que em linhas retas sua circulação é rápida demais, transformando-se em fator negativo no ambiente.

Glossário

simbolo feng shui

Ch’i – Energia vital. Força que preenche todos os espaços ao nosso redor. Circula de forma semelhante ao ar. O Feng Shui cria condições para que ele circule de forma natural e equilibrada.

Yin/Yang – Forças opostas que regem o universo. Um não pode existir sem o outro. Interagem o tempo todo expressando uma eterna troca. O equilíbrio entre estas forças é um dos principais objetivos do Feng Shui. Uma casa também pode ser classificada em termos de yin/yang. A sala de estar é yang, o quarto de dormir é yin, a cozinha é yang, o banheiro é yin. Este conhecimento pode ajudar na aplicação do Feng Shui no lar.

Yin – Força feminina, negativo, passivo, lunar, escuro, baixo, frio, água.

Yang – Força masculina, positivo, ativo, solar, claro, alto, quente, fogo.

Tao – Literalmente significa o caminho, mas é um conceito e reflete o caminho natural, a perfeita e verdadeira essência. O Tao é representado pelas forças Yin e Yang, os opostos complementares que juntos configuram todos os aspectos da vida e da matéria num constante movimento e mutação.

Trigramas – São linhas que representam as forças Yin (linhas cortadas) e Yan (linhas inteiras) que combinadas representam as forças que atuam na natureza e regem o universo.

ha – É a energia negativa dentro do Feng Shui, é um chi maléfico, prejudicial que pode afetar nossa perspectiva de vida.

Pakua (Bagua) – Bussola do Feng Shui. É um conhecimento milenar que estuda as oito mutações. O diagrama do Pa Kua representa formalmente o princípio das "Oito Mutações". Este conhecimento pode ser utilizado e adaptado à compreensão de qualquer área do desenvolvimento humano, considerando que estas estão sempre em mutação assim como a própria natureza.

I Ching ou o Livro das Mutações – Começou a ser escrito na China há mais de três mil anos. O sábio Fu-shi estudou a linhas que apareciam no casco de uma tartaruga e a partir daí criou os trigramas. Muitos dos seus ensinamentos eram destinados aos governantes da antiga China mas foram adaptados a nossa sociedade atual num jogo que permite conhecer o presente e fazer uma leitura do futuro. É um livro repleto de beleza e conhecimento e pode ser estudado tanto como um oráculo como um livro de sabedoria.

Curas – É a solução para os problemas encontrados durante uma consultoria de Feng Shui.

Flecha envenenada – São cantos vivos de construções ou de móveis que apontados diretamente para a casa ou pessoas são prejudiciais, pois emanam uma energia negativa.

Guá – Cada um dos lados do Baguá. Cada lado representa uma área de nossa vida.

Cinco elementos – Os cinco elementos representam os cinco estados de mutação da energia chi, possuem um ciclo natural de mudança onde uma energia se transforma de um estado a outro que é o ciclo criativo e um ciclo destrutivo onde uma energia combate e controla a outra. O ciclo construtivo se forma pela madeira > fogo > terra > metal > água. Os cinco elementos são os ingredientes principais do Feng Shui e devem ser combinados de um modo especial, ou os resultados não serão agradáveis. Fogo, terra, metal, água e madeira estão de tal modo integrados ao nosso conhecimento, que não são necessárias grandes explicações a respeito do assunto

Confira também: