Quem sou eu? Qual é o motivo de eu estar neste mundo? O que vou levar da vida? Perguntas como essas são típicas de quem está passando por uma crise existencial, conceito cada vez mais conversado entre especialistas e pessoas comuns.
Essa sensação de instabilidade emocional, carregada de diversos questionamentos sobre a vida, pode surgir em qualquer idade e é completamente normal – desde que não fuja do controle.
E você sabe que não tem maneira melhor de entender a nossa personalidade do que usando os signos do Zodíaco, não é? Então preparamos uma lista mostrando quais são as crises existenciais mais comuns para cada um deles. Confira!
Áries
Os arianos podem sofrer com crises de instabilidade emocional devido ao modo com que levam a vida em um contexto geral. Impulsivos, eles confrontam a própria existência e, por vezes, culpam o Universo e até outras pessoas por coisas que eles não têm o mínimo poder de mudar.
Aprenda três formas de colocar sua vida em movimento
Em momentos de apreensão, é necessário “contar até dez”, beber uma água e ocupar a mente com coisas mais concretas – principalmente aquelas que envolvam exercícios físicos.
Touro
Serenos por natureza, os nativos desse signo podem sentir a falta de identificação com o mundo, mas a racionalidade e a paciência são as chaves para afastar qualquer sensação desagradável.
Para evitar crises do tipo, basta aos taurinos pedir uma ajuda aos mais próximos e voltar o foco para o que realmente se deseja alcançar no mundo material.
Gêmeos
Um simples pensamento aleatório pode virar uma agonia de dias ou semanas para os geminianos, que têm em sua personalidade a imprevisibilidade como característica forte e marcante.
Se bater aquela crise existencial, o ideal para eles é fazer coisas inesperadas e improvisadas, como viagens fora de época e visitas a novos restaurantes. É a garantia de que a mente estará voltada para novas descobertas, não para o próprio umbigo.
Câncer
Os cancerianos tendem a sofrer bastante com crises existenciais. E as crises existenciais deles nem têm um motivo específico, porque, por eles serem tão emotivos, qualquer coisa é razão para que as crises comecem. Em momentos como esses, chorar e afogar as mágoas na comida é uma válvula de escape para eles, que são naturalmente instáveis.
Liberar as emoções vai tirar um verdadeiro peso das costas dos nativos desse signo. Outra boa saída é acionar aquela pessoa especial e perguntar como foi o dia dela, preocupando-se com o próximo e mudando o foco da atividade cerebral.
Leão
Extravagantes e egocêntricos, os leoninos também têm seus dias de reflexão e isolamento – apesar de não parecer para quem não é tão próximo. Questionadores, eles demonstram internamente uma insegurança, que pode levar a súbitas recaídas que precisam de atenção.
O ideal, em dias assim, é publicar aquela foto especial nas redes sociais para receber diversos elogios. Afinal, quem não gosta de ser paparicado? O leonino que o diga!
Virgem
A autocobrança é um ponto característico dos virginianos, que podem com frequência ter aqueles dias de reclusão devido às crises existenciais. Os nativos desse signo precisam, quando pressionados, estar cientes que nem tudo está ao alcance do ser humano – e tudo bem!
Assistir a um filme, praticar um esporte diferente e ler um livro são algumas das infinitas atividades para se fazer quando bater a insegurança.
Libra
A indecisão, uma das marcas dos librianos, pode levar a momentos de apreensão e questionamentos sobre a própria vida. É preciso entender, neste caso, que o arrependimento por ter feito algo se traduz em aprendizado, algo bem diferente do que se tem ao postergar medidas, ato que só gera incerteza.
Desvende o que fazer quando a dúvida bater na sua mente
O processo de escolha certamente vai ajudá-los a minimizar os impactos de crises de identidade.
Escorpião
Às vezes, a forte personalidade dos escorpianos pode prejudicá-los, por gerar o famoso pensamento: “Será que é o caminho certo?”.
Diante desse questionamento, novas perguntas vêm à tona na mente dos nativos desse signo, que precisam parar, respirar e pedir a opinião de amigos para sair desse turbilhão de ideias e incertezas. A intuição, no entanto, segue como aliada na tomada de decisões.
Sagitário
Até mesmo os sagitarianos, famosos pela organização e disciplina, sofrem com crises existenciais com certa frequência. E isso acontece normalmente quando começam a sentir que estão perdendo controle sobre suas vidas, quando não conseguem parar, sentir e organizar.
No caso deles, vale fazer aquelas viagens exóticas que só eles são capazes de arrumar, para limpar a mente e, de quebra, conhecer novas pessoas e viver novas experiências, coisas em que eles são verdadeiros craques.
Capricórnio
Focados na razão em relação à emoção, os capricornianos podem guardar para si problemas causados por falta de identificação com o mundo.
A chave para sair dessa crise é justamente explorar o lado menos frio da coisa, com passeios improvisados, atividades físicas inesperadas e, quem sabe, dias de férias ao lado da família.
Aquário
Os aquarianos apreciam a liberdade e a independência, mas essas duas coisas podem fazer mal em momentos de crise, já que, sozinhos, levam mais tempo para controlar a mente e voltar ao padrão.
O ideal, no caso deles, é utilizar o lado “curioso” para fazer novas descobertas – tanto dentro quanto fora de casa. Sair da zona de conforto é algo que certamente vai ajudá-los.
Peixes
Sempre na busca por um mundo melhor, os piscianos podem se decepcionar com pequenos contratempos e passar a questionar sua própria existência.
Para que isso seja minimizado, é importante que eles aprendam com os erros e passem, com a ajuda de terceiros, a criar uma “casca”, para que não se machuquem com problemas que fogem do próprio controle.
Entenda mais sobre crises existenciais com cinco filmes
E aí? O que você achou das nossas dicas para amenizar alguns problemas causados pelas famosas crises existenciais? É importante ressaltar que esse é não é um processo anormal, e, durante diferentes fases da vida, quase todo mundo vai se sentir meio sem saber o que fazer. Lidar com isso de diferentes maneiras é a chave para superar e seguir em frente!
Confira também: