As cores podem influenciar nossos comportamentos, emoções e energia, das maneiras mais diversas!
Podemos obter cura com as cores através de técnicas como: harmonização dos nossos chakras por visualização de cores, pelo feng-shui, pela cromoterapia e pela simples observação de como ela funciona na natureza.
Quando é captada pela nossa retina, cada cor leva uma informação ao nosso sistema nervoso, propiciando tranquilidade, atenção, perigo, aconchego, calor ou frescor, de forma tão importante e rápida, que são muito utilizadas na publicidade, na comunicação visual das empresas, placas de trânsito e muito mais.
As cores promovem cura, alteram estados de ânimo, e podem propiciar bem-estar, desde que bem dosadas e utilizadas de maneira bastante personalizada, pois, assim como os perfumes, as cores são elementos de gosto muito pessoal, principalmente no que se refere a estilo, sensações e intenções.
Para aprender a lidar com as cores, inicialmente, procure buscar as combinações na natureza ou algum lugar marcante, que já esteve.
Veja abaixo como escolher a cor certa, para cada objetivo pessoal ou por tarefa/necessidade, guiando-se por cenários naturais:
Mares paradisíacos da Tailândia:
Cores como o amarelo do sol, azul turquesa e tons de areia, misturam energia, concentração e serenidade necessários para um ambiente de trabalho, sem stress.
Floricultura parisiense:
Rosa chá e verde alecrim. Frescor, com romantismo, para o quarto de uma adolescente. Traz conforto e tranquilidade, sem preguiça.
Paisagismo tropical:
Tons de terra, verde folha, amarelo intenso e coral. Rústico chique, cores perfeitas para um jardim de inverno, clínicas de Bem-Estar, Spas, cores que aquecem a alma e permitem relaxamento profundo.
Fundo do mar:
Os azuis de um local de puro silêncio, de concentração total, são fundamentais para ambientes que exijam ações precisas, impessoais e que necessitam de atenção total. A temperatura tende a parecer mais fria, mesmo em pleno verão. Exposição demais a locais com estas cores podem causar depressão ou melancolia, mas também podem acalmar a mente, quando a pessoa está muito agitada.
Amanhecer nos campos de lavanda:
Lilás, azul do céu e amarelo bem clarinho, que representam as primeiras horas do dia, propiciam o ambiente suave e aconchegante para o quarto do bebê, maternidades e clínicas pediátricas.
Flores das cerejeiras japonesas:
Delicadeza, sofisticação e romantismo em tons de rosa e brancos off-white.
Plantações de girassóis:
legria do amarelo ouro, frescor do verde folha e marrom do centro desta flor tão cheia de vitalidade, energizam, criam um clima de alto astral, ideais para entradas de casa, locais públicos, brinquedotecas, escolas de dança e locais que busquem interação e comunicação eficaz. Evitar em quartos, pois podem atrapalhar a preparação para dormir e o sono tranquilo.
Gramados dos parques públicos:
Há quem aposte que vermelho é cor para os apaixonados, mas a cor que harmoniza o chakra do coração, é o verde, por isso, observe a quantidade de casais de namorados, apaixonados e em paz, se curtindo nos gramados de parques como o Ibirapuera,em São Paulo, por exemplo! Leve este clima para o quarto do casal e percebam os resultados.
A combinação e as tonalidades são fundamentais para alcançar os objetivos em cada ambiente, observe e harmonize-os.
No próximo artigo, falaremos da transformação energética de cada cor, nos ambientes, pelo feng shui.