Você sabe quais são as etapas do autoconhecimento? Sabia que existem etapas para aprofundarmos em nosso interior e podermos entender melhor nossa psique?
Pois bem, neste texto, irei falar para você as 5 etapas do autoconhecimento para que saiba como ele ocorre e em qual etapa você está.
As 5 etapas do autoconhecimento
Negação: primeiro negamos que nosso mundo interior pode afetar nossa realidade. Achamos sempre que o outro é que nos causa nossas mazelas. Acreditamos que a realidade é que nos causa problemas e que nossa personalidade nada tem a ver com isso.
Entretanto, com o passar do tempo, podemos suspeitar que tem algo errado conosco — como se algo interno não estivesse certo, e a insatisfação logo nos faz buscar nossa próxima etapa.
Descoberta: Há um mundo inconsciente. Por meio dele, suas emoções afetam seus pensamentos e suas ações. Essa descoberta nos coloca como autores de nossa vida, e passamos a buscar entender melhor como é o processo de nossa mente.
Assim, vemos que a descoberta é o passo de ver que suas emoções estão a nível inconsciente e que não basta apenas pensar sobre elas, mas levar elas para a fala e a escrita.
Investigação: Aqui se inicia o processo de investigar o seu interior. Normalmente, nesta etapa, a pessoa busca terapia e tenta entender melhor seus traumas e desafios. Nesta etapa, se dá o entendimento de que apenas a lógica não adianta para a pessoa.
Ela precisa desvendar seu mundo emocional e entender como suas emoções estão gerando comportamentos de autossabotagem. Os desejos são aqui entendidos, e a pessoa começa a perceber que também há emoções muito angustiantes e desafiadoras.
Conflito: Ao perceber que há emoções angustiantes, a pessoa entra em conflito; e as defesas de seu inconsciente começam a responder. De maneira geral, a pessoa pode se afastar de seu processo e não querer mais saber de se autoconhecer.
Nega os desafios e sente que há um conflito dentro dela. Precisa reunir muita coragem nesta etapa para superá-la; caso contrário, a pessoa deixará a terapia e todo o processo de autoconhecimento, continuando com seus comportamentos de autossabotagem.
Aceitação: Passada essa etapa de resistência, vamos para a aceitação. A pessoa aceita que a imperfeição, as dores, os desafios fazem parte de sua vida. Ela entende seu próprio funcionamento no mundo, que foi moldado através de suas vivências.
Você também pode gostar:
Ela agora também sabe que há possibilidade de mudar, de não precisar mais repetir a autossabotagem que limita sua vida. Ela passa então a ser autora de sua própria história e começa a escrever seu próprio capítulo. Aqui, ela iniciará seu processo de autoconhecimento profundo, no qual irá olhar para sua mente e entender como ela opera profundamente.
Por que saber esses passos?
Ao saber desses passos, você pode ver em qual etapa do caminho está. Isso clareia seu próximo passo e você poderá avançar em seu processo. O autoconhecimento é um processo emocional e psicológico que se estenderá para toda sua vida; mas quanto mais você se aprofundar nele, mais libertador será.