A Justiça é o Arcano da semana e fala de se respeitar a justiça, não só do local onde você vive, mas também em relação às pessoas com quem convive. Isso significa, na prática, insistir naquilo que é justo, agindo com ética e bons princípios. Obviamente também implica seguir as regras estabelecidas, procedendo com honestidade, buscando equidade, sendo imparcial e preferindo a saída que é a mais correta, embora nem sempre a mais fácil de ser seguida.
Um dos pontos principais de quem vive a Justiça, portanto, é o da responsabilidade que nos leva a ter que prestar contas de erros passados, pagando nossas dívidas literais e metafóricas. Desse modo, nos tornamos pessoas com quem os outros podem contar e confiar, já que nos mantemos firmes na verdade dos fatos, inclusive admitindo nossa participação neles e fazendo o que precisa ser feito, mesmo que tal nos coloque sob uma luz negativa. Seria o caso de, após reconhecido o mau comportamento, assumi-lo em público e aceitar as consequências dele, compensando pelo ato equivocado.
Outro aspecto é o da tomada de decisões. A Justiça, com sua balança, nos lembra que, quando precisamos escolher, temos que antes pesar os prós e contras, de modo a ter clareza da situação e do que significa optar por uma via ou por outra. Só assim poderemos realmente traçar um curso futuro cujos resultados poderão ser enfrentados e aceitos por nós. Afinal, é mais fácil suportar o que nos acontece quando estamos totalmente conscientes, tendo antes aceitado que tal poderia ocorrer.
Você também pode gostar:
Essa compreensão tem a ver com a noção de causa e efeito. Se você jogar uma bola com força na parede, obviamente que ela irá se voltar contra você, e, caso o machuque, a culpa é sua, pois a iniciativa de jogá-la partiu de si. Nesse sentido, brigar com a parede ou mesmo com a bola não faz nenhum sentido, fora que é bastante contraproducente.
Muita gente chama esse processo de causa e efeito de lei do karma, e, de fato, karma não é necessariamente algo ruim. Se você está sempre procedendo com justiça e honestidade, a tendência é que o seu karma seja um reflexo de suas ações.
É claro que nem sempre podemos controlar tudo. Mas, com certeza, ter ações positivas irá eliminar grande parte dos problemas que você poderia ter na vida, caso seguisse constantemente de modo irresponsável ou distraído.
Confira também: