6 de Copas é o arcano da semana. Ele fala, no sentido negativo (quando falta a energia da carta na nossa situação), de esperança, entusiasmo, renovação, acertos e bons acordos, assim como de falta de memória, de recordação e de reflexão.
Isso acontece porque, no sentido normal, essa carta fala de passado, nostalgia, de comparação entre o agora e o que veio antes. Por isso que, se estamos neste estado, não nos entusiasmamos com o futuro, nem nos abrimos para o novo. No entanto, igualmente perdemos a capacidade de análise de causa e efeito, posto que é necessário lembrar do que ocorreu, de modo a poder projetar o que virá ou compreender o que se desenrola em nosso presente.
O fato é que, do ponto de vista da nostalgia, temos que entender que, embora as coisas não sejam mais como antigamente, podemos resgatar, nas memórias, os eventos passados e trazer à tona os sentimentos positivos da infância de modo equilibrado. Afinal, fazê-lo poderá trazer alento a tempos difíceis pelos quais talvez estejamos passando. Mas, se extrapolarmos, iremos ficar presos em nossas lembranças, nos esquecendo que a realidade é o agora. Se isso acontecer, cairemos na lamentação, na comparação e na estagnação.
Portanto, valorize suas experiências, mas foque no futuro, no novo, no aprendizado. A nostalgia se torna negativa quando nos impede de continuar avançando na vida, até porque a lembrança pode nos ferir e azedar nosso cotidiano.
Por outro lado, se lidarmos com o passado positivamente, podemos ir desbloqueando traumas, memórias negativas, objetivos que não fazem mais sentido. Porém, se fizermos este movimento apenas para despejar o passado no presente, perdendo a noção de que, no hoje, a realidade é outra, estaremos condenados a nunca enfrentar a vida tal como ela é.
Enfim, nostalgia é algo bom, pois nos ensina e acalenta, mas ser saudosista a ponto de até se tornar reacionário é perder de vista que a beleza da nossa existência está em sempre mudar.
CONSELHO
Assim, nesta semana, resolva ou elimine situações pendentes. Não deixe de avançar.
ALERTA
No entanto, não deixe que o passado se torne uma sombra.
Não é porque algo deu errado antes que obrigatoriamente trará fracasso no futuro.
Você também pode gostar:
Confira também: