Passamos muito tempo tentando ensinar as crianças e corremos o risco de nunca nos dar conta do quanto também podemos aprender com elas. É fato que os pequenos precisam ser educados e direcionados para o futuro, precisam de orientação dos adultos e de muito afeto. No entanto eles também podem ser grandes professores, nos mostrando atitudes simples e cotidianas que acabamos deixando de lado quando nos tornamos adultos.
Ao menos 5 coisas nós devemos aprender com as crianças o mais rápido possível. Desse jeito, o mundo se tornará um lugar bem mais agradável de se viver. Confira:
Aproveitar o agora
Adultos adoram sofrer com o passado ou planejar demais o futuro. Quanto mais ocupações temos, menos atenção damos ao que realmente importa: o exato instante em que estamos vivendo. Tendemos a perder uma boa conversa olho no olho porque ficamos checando as redes sociais e nem conseguimos descansar direito, pois já estamos com a cabeça nos afazeres do dia seguinte.
Deixe que uma criança lhe mostre o que realmente vale a pena: viva o presente! Se for fazer qualquer coisa, dê atenção extrema e foque somente nisso. Nossas vidas passam a ser bem mais proveitosas quando nos dedicamos a fazer apenas uma coisa por vez.
Expressar os sentimentos
Quantas vezes você “engoliu um sapo” ou fingiu felicidade quando, na verdade, estava magoado? E quantas outras reprimiu seu sorriso e contentamento apenas para não parecer empolgado demais? Pois é, isso são coisas que apenas os adultos fazem.
Sonhar com criança: significado e simbologias
Crianças são legítimas, verdadeiras e totalmente transparentes. Dessa forma, não guardam mágoas, não reprimem sentimentos e são bem mais leves. Experimente deixar seus filtros de lado e demonstre o que realmente está sentindo no momento.
Divertir-se verdadeiramente
Crianças vivem para brincar, já os adultos mal tem tempo para se divertir. É por isso que os pequenos sorriem tão mais vezes. É de extrema importância encontrar um tempo para se divertir, caso contrário a vida vai ficando maçante e monótona. Também permita-se gargalhar, não se preocupe em se conter. Divirta-se como se não existisse amanhã e sem se importar com o que os outros vão pensar!
Enxergar a beleza do mundo
Conforme vamos crescendo passamos a ver o mundo com olhos cansados e rotineiros, o que tira todo o encanto da vida. É preciso reeducar nosso olhar e fazer com que ele enxergue da mesma forma que uma criança: se surpreenda com novidades, se admire com a beleza e até mesmo se entristeça com as mazelas. É preciso voltar a se emocionar com o mundo ao nosso redor!
Ter um pouco de inocência
Não precisa ser inocente no mesmo nível de uma criança, afinal o mundo adulto nos exige um pouco de jogo de cintura e de esperteza para sobreviver sem grandes problemas. No entanto um pouco de inocência faz bem a todos, nos livra de julgamentos e deixa nossas inseguranças bem longe do nosso coração.
Leia também: Horóscopo das crianças e as peculiaridades de cada signo
Reaprenda a ser sincero, simples e sem fazer pré-julgamento algum de nenhuma pessoa ou situação. Te garanto que valerá a pena!
Confira também: