Assim como nossos músculos precisam ser exercitados, e como precisamos cuidar de nosso físico, precisamos também cuidar e exercitar nosso intelecto. Nossos pensamentos, raciocínio e até mesmo inteligência precisam ser constantemente estimulados para que possam nos oferecer o melhor de seu potencial.
Apesar de muitos alegarem cansaço mental devido à alta demanda de informações a qual somos submetidos e, principalmente, à alta quantidade de tarefas que precisamos realizar, isso pode não ser suficiente para manter nosso raciocínio em dia. Muito pelo contrário, caso não usemos o melhor tipo de “nutrição” para nossa mente, ela pode até mesmo deixar de se desenvolver e, desta forma, corremos o risco de viver apenas no automático, o que pode ser um grande problema.
Para que você possa desfrutar de todo potencial de seu raciocínio e inteligência relacionamos abaixo cinco dicas que vão te fazer atingir este objetivo de maneira rápida, fácil e até mesmo prazerosa. Confira!
1- Leia
Não vale dizer que você não tem gosto pela leitura. Caso isso aconteça, existem duas possibilidades: ou você não descobriu qual tipo de leitura atrai seu interesse ou você precisa trabalhar seu foco pois está disperso demais. Ler é um dos hábitos que mais traz benefícios, pois, além de estimular seu raciocínio, também te traz informação e ensina a melhor maneira de escrever e organizar seus pensamentos quando precisa repassar para alguém. Vale ler qualquer tipo de coisa que te interesse, o tema é o menos importante neste caso. O que vale é o exercício.
2- Estimule e desafie sua mente
Palavras cruzadas, jogos de raciocínio e até mesmo alguns filmes como suspense e ação podem ajudar a fazer sua mente se exercitar. Quando desafiamos nossa mente, ela se sente extremamente motivada a encontrar novas respostas e formas de resolver aquele mistério.
Leita também: Arrumando as gavetas e limpando o coração
3- Modifique hábitos
Fazer tudo da mesma maneira sempre pode ser seguro e confortável, mas a máxima de que a vida acontece fora da sua zona de conforto também se aplica aqui. Quando mudamos o modo de fazer qualquer coisa, nosso raciocínio se vê obrigado a sair de sua inércia e agir. Pode até ser que ele reclame no início e você sinta dificuldade de se adaptar, mas basta dar tempo ao tempo e verá que seu raciocínio ficará ainda mais ágil.
4- Ginástica cerebral
Pode ser ainda uma espécie de mudança de hábito, mas, neste caso, são ações específicas que estimulam seu cérebro a trabalhar e agir com o lado diferente do acostumado. Experimente escovar os dentes com a mão oposta a qual está acostumado, aprender uma palavra diferente a cada um ou dois dias e ler pequenos textos de ponta cabeça. Garanto que vale como algumas abdominais seriam para sua barriga.
5- Exercícios físicos
Sim, se você exercita seu corpo sua mente se exercita em conjunto. Os neurônios também se estimulam quando você coloca seu físico para se mover. Mexa-se o quanto antes!
Confira também: