Colar de âmbar báltico: benéfico ou perigoso?

O âmbar báltico é uma resina fossilizada, ou seja, é extraída do seio da Terra em sua forma mais primitiva. Essa resina, apesar de ser popularmente conhecida como pedra, é composta por grande variedade de pinheiros que já não existem há milênios na superfície do planeta. Por conta de seu desaparecimento, o âmbar é considerado de origem orgânica e tem sido utilizado desde a Idade da Pedra até os dias atuais.

Na Roma Antiga, a resina do âmbar báltico foi utilizada para princípios medicinais, como, por exemplo, a prevenção de doenças. Com a intenção de amenizar sintomas de dor de garganta, por exemplo, as camponesas romanas faziam uso dessa resina através de colares, pois acreditavam que, ao utilizarem o âmbar em forma de colar, seus poderes curativos amenizariam os sintomas físicos que causavam incômodo.

Colar de âmbar báltico

Na Alemanha, especialmente durante a Segunda Guerra Mundial, o âmbar báltico também era utilizado para fins medicinais, mas em bebês. Os colares dessa resina eram utilizados para que os bebês sentissem menos dores conforme ocorresse o nascimento de seus dentes. Isso porque o âmbar báltico auxilia no aumento da imunidade, reduz inflamações, alivia dores e tem propriedades de antissepsia. Na composição dessa resina, há o ácido succínico, que, quando entra em contato com a pele, acalma e auxilia em inúmeros processos.

A resina de âmbar báltico é indicada para o uso em colares ou pulseiras e pode ser utilizada tanto em adultos como em bebês. Em ambos os efeitos funcionam, basta usar o colar. Em bebês, é indicada a partir de seu terceiro mês de vida. Não tem contraindicações, somente deve-se prestar atenção em alguns aspectos importantes na hora da utilização.

Você também pode gostar:
 

 

Apesar de esse colar ser feito com um produto orgânico e natural, recomenda-se que o bebê não o coloque na boca. Para evitar esse acontecimento, os pais podem tirá-lo do pescoço da criança em momentos de sono e banho, além de dar um nó bem seguro na amarração para que não existam riscos de ele arrebentar.

Assim, com os cuidados citados acima, o uso do colar de âmbar em bebês é considerado muito positivo, motivando a cura de sintomas que geram incômodos e aumentando a saúde física e emocional do bebê de forma integral.

 
 

Confira também: