A administração do tempo é um dos temas mais procurados por profissionais. Organizar o tempo e ter uma produtividade maior é o desejo de muitas pessoas. Entretanto, não é possível organizarmos o tempo. O tempo é nosso bem mais precioso, e por um único motivo: ele é escasso e jamais pode voltar. Quando estamos trabalhando, vendemos o nosso tempo. Ele é o valor da nossa vida, por isso, é tão importante aprendermos a administrá-la. Não administramos o tempo, mas sim, a vida.
Neste texto, quero falar sobre como podemos definir prioridades em nossa vida e em nosso dia, para que consigamos organizá-la e definirmos o que é prioridade para fazermos. Entenda que este texto se propõe a ser um primeiro passo para organização. Nem de longe um texto sozinho ajudará você. Para isso, é preciso muito autoconhecimento e um contínuo empenho em desatar as amarras que desorganizam você.
Motivos da desorganização
Nosso inconsciente governa nossos desejos, e se não estamos atentos aos nossos eles, seremos como cegos seguindo um caminho. O motivo da desorganização e da dificuldade de planejar são, em sua maioria, por dois motivos:
Não ter objetivos claros traçados
O primeiro é porque se você não sabe onde quer chegar, qualquer lugar basta. O famoso “deixa a vida me levar”. A pessoa até tenta organizar seu trabalho, mas sem objetivos claros, fica difícil priorizar o que é importante. Se temos um objetivo ou alguns para o nosso ano, teremos, logo, objetivos claros para nossos meses e semanas. Se não definirmos isso, fica difícil saber o que é prioridade.
Comece fazendo as seguintes perguntas: O que é importante em sua vida? Que coisas são prioridades para você? Onde se vê nos próximos cinco anos? Que coisas quer realizar em sua vida antes de morrer?
Constate a importância da organização e da limpeza
São perguntas importantes que nunca nos fazemos, mas que, no momento de nossa morte, vamos nos perguntar. Se sabemos as respostas para essas perguntas, será mais fácil definir o que precisamos fazer hoje. Assim, também definimos os objetivos que temos a curto prazo. Objetivos que temos traçados para o ano que precisamos construir e que nos levarão para nossos objetivos a longo prazo.
Desconhecer seus próprios potenciais
Quem não se conhece verdadeiramente, com seus defeitos e potenciais, acaba por não conseguir se organizar. Se você não conhece a fundo suas capacidades, seus potenciais e as coisas que deseja fazer com eles, encontrará dificuldade em se organizar.
Administre os seus dias para ter um tempo só seu
Conhecer seus potenciais é, também, uma forma de definir as prioridades. Uma das coisas que ensino aos meus pacientes e alunos, quando necessitam de uma maior organização no dia, é que coloquem as tarefas mais complexas no momento em que têm mais energia do dia.
Se a pessoa conhece seus potenciais e se conhece profundamente, sabe perceber quando está com essa energia e onde alocar suas tarefas mais desgastantes. A escolha de prioridade de tarefas também passa pelo entendimento de quais são seus potenciais.
Autoconhecimento
No momento em que buscamos conhecer nossas capacidades e nossos objetivos, definimos as tarefas. Podemos organizá-las em cinco passos.
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Comece pelas atividades rápidas, que demoram dez minutos ou menos para fazer. Ou, então, pelas atividades mais simples;
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Qualquer urgência, resolva imediatamente para poder se dedicar às coisas importantes;
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As atividades mais complexas, deixe para o momento que tiver mais energia. Em geral, noto que as pessoas têm mais energia pela manhã;
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Ao delegar tarefas, faça isso pela manhã. Assim, seus colaboradores podem desenvolver um melhor trabalho;
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Agrupe atividades semelhantes, como enviar e-mail, ligações, WhatsApp etc.
Motive-se a incluir pequenos rituais na sua rotina
Antes desses passos, é importante que fique claro para você quais as tarefas são mais importantes e prioritárias. Priorize o que é importante, e isso lhe trará mais resultados.
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