Dar limites é algo muito importante e tem a ver com nossa autoestima, autocuidado e o mais importante: nossa capacidade de mudar nossa vida. Não acredita? Pois bem, neste texto quero mostrar a você como dar limites às pessoas pode transformar sua vida.
Importância de dar limites
Dar limites é estabelecer para o outro aquilo que lhe faz mal. Dizendo o que quer da relação e como deseja ser tratado. Quando não fazemos isso, nossa autoestima é afetada. Sentimos que o outro nos invade, e pode até mesmo haver agressões. Por não darmos limites, deixamos que os outros nos tratem como desejarem. Estamos sempre submetidos ao que o outro deseja.
Faça um teste para descobrir seus limites
Saber dar limites alavanca nossa vida, pois podemos falar nossas ideias, expressar o que sentimos. Conseguimos ser confiantes para falar e, assim, ser ouvidos por quem queremos. Temos a força para superar nossos desafios e, assim, atingir nossos objetivos. Tudo isso por aprender a dar limites.
O problema é que, normalmente, as pessoas que têm dificuldade de impor limites sentem que não têm importância, que suas opiniões não são relevantes e quase nunca se sentem ouvidas. Isso porque, para sermos ouvidos, precisamos nos fazer ser ouvidos. Precisamos nos impor e falar o que desejamos.
Mas isso quase nunca acontece para quem não se impõe. Isso porque há uma crença de que sua opinião não é importante. E de que precisa sempre atender aos desejos dos outros.
A origem da falta de capacidade de impor limites
Nós somos seres que precisam do amor. O problema é que, muitas vezes, nossos cuidadores estabelecem que precisamos atender aos desejos deles para recebermos o amor. Assim, mudamos de "o que eu desejo" para "o que o outro quer que eu deseje". Queremos nos sentir amados e, assim, tentamos atender às expectativas do outro.
Aos poucos, vamos nos anulando e logo achamos que nossas opiniões não valem de nada. Isso reduz nossa autoestima. Ficamos sem confiança, pois, se uma crítica chega, ela é destruidora.
Confira 4 coisas que você precisa parar de fazer
Logo, a origem de nossa incapacidade de impor limites é a falta de amor incondicional e o respeito por nossas escolhas e decisões. Se não somos escutados, achamos que nossas opiniões e escolhas são erradas. Se são sempre criticadas, então não temos confiança no que desejamos.
Retome sua confiança
Porém, podemos dar limites e empoderar a nós mesmos. Desenvolver a capacidade de falarmos o que queremos e desejamos em uma relação. Essa capacidade começa pelo entendimento de algumas verdades:
-
Você não perde quem ama você. Pois quem ama, está preocupado com seu bem-estar.
-
Você afasta chantagistas, manipuladores e agressores.
-
Sua relação melhora, pois você diz às pessoas o que devem fazer para te deixar feliz.
-
Você também acaba dando espaço para que o outro se expresse.
E de onde vem essa confiança? Vem de uma emoção que achamos normalmente errada. Vem da raiva. A raiva é uma emoção de defesa contra injustiças.
Encante-se com o que você aprende ao abrir o coração
Se uma pessoa tenta te manipular, fazer chantagem ou é agressiva com você, é essa emoção que surge para que coloque um limite no outro.
Então? Pronto para dar limites na relação e dizer como se sente?