O Dia Internacional da Mulher é comemorado mundialmente no dia 8 de março. Algumas histórias afirmam que a criação desta data partiu de um acidente que ocorreu em Nova York, no dia 25 de março de 1911, quando um incêndio em uma fábrica têxtil tirou a vida de aproximadamente 130 operárias mulheres. Esse incidente com certeza marcou a trajetória de todas as lutas feministas no decorrer do século 20, mas na verdade os fatos que resultaram na criação da data comemorativa são muito anteriores a esse.
Qual é a origem do Dia da Mulher?
Há muitas controvérsias que permeiam a sua real origem: algumas pessoas dizem que a data surgiu na Revolução Russa de 1917, pois as mulheres operárias marcaram essa revolução com inúmeras reivindicações e manifestações. Como já citado anteriormente, outras pessoas associam a data ao incêndio ocorrido em 1911 e também a uma greve feita em 1908 por mulheres que trabalhavam na Triangle Shirtwaist Company, em Nova York. Mas acredita-se que o principal acontecimento que deu origem a ela foi quando cerca de 90 mil operárias russas indignadas com as suas condições de trabalho e de vida paralisaram os seus trabalhos e foram para as ruas no dia 8 de março de 1917, com cartazes que demonstravam o que queriam: "Pão para os nossos filhos!" e "Retorno de nossos maridos das trincheiras!". As ações de Czar Nicolau II, o último imperador da Rússia, também eram alvos da manifestação, pois nessa época não só a fome e as más condições de trabalho eram motivos para se manifestar, mas também a participação russa numa guerra em que milhões de pessoas eram mortas ou feridas em campos de batalha. Todo esse protesto foi intitulado de "Pão e Paz" e a data foi oficializada em 1921 como o Dia Internacional da Mulher.
A partir dessa época, todas as mulheres tomaram fôlego e soltaram a voz em diversas manifestações em prol dos seus direitos, o que continuou a acontecer em todo o mundo. O primeiro acordo internacional de igualdade entre homens e mulheres foi assinado em 1945 pela ONU (Organização das Nações Unidas) e em 1977 a data de 8 de março foi oficialmente reconhecida pelas Nações Unidas.
Mulheres na pós-modernidade: ganhos e perdas
Mulher e o título "sexo frágil"
As mulheres sofrem há muito tempo e desde muito cedo lutam por seus direitos. Desde sempre recebem salários menores pelo simples fato de serem mulheres e automaticamente são rebaixadas em seus trabalhos, onde os homens crescem e ocupam cargos maiores. Ser mulher é carregar consigo a imagem de "frágil", mas convenhamos: não foi a fragilidade que as fez conquistarem tudo o que conquistaram e que continuam conquistando. Foi a força!
O Dia Internacional da Mulher é muito importante pois a história está aí para ser contada! A cada ano que passa, as mulheres precisam lutar para conseguir o mínimo, que vai da própria vida e da segurança até o reconhecimento em ambientes onde os homens possuem evidência. Além das dificuldades no ramo profissional e social, mulheres são espancadas e assassinadas diariamente dentro das suas casas por seus parceiros.
Em 1932, as mulheres adquiriram o direito de votar e no dia 7 de agosto de 2006 a lei Maria da Penha foi sancionada (nome que homenageia uma mulher que sofreu violência doméstica por anos). Tal lei é considerada um grande marco na história das lutas femininas contra a violência doméstica.
O dia 8 de março não é dia de comprar flores ou chocolates para agradar uma mulher, mas de se mobilizar pelos seus direitos e de se atentar e discutir sobre as violências (físicas, sexuais e morais) que todas sofrem. O intuito da data é também protestar para que não haja retrocessos em tudo o que já foi conquistado.
As mulheres mais marcantes do zodíaco
Curiosidades
- O "Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra" foi instituído em 2014 e homenageia uma líder quilombola que viveu no Brasil; é comemorado no dia 25 de julho.
- Em 2010, 3 mil mulheres caminharam de São Paulo a Campinas representando a MMM (Marcha Mundial das Mulheres). A caminhada teve a duração de 10 dias!
- o "Dia Internacional da Mulher Indígena", comemorado no dia 5 de setembro, homenageia uma mulher que foi esquartejada durante uma rebelião no Alto Peru (Bolívia).
- O "Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher" é comemorado no dia 25 de novembro. O assassinato das Irmãs Mirabal é o que o marco desta data.
Confira também: