Você já se perguntou alguma vez sobre a diferença entre conhecimento e sabedoria? A maioria das pessoas provavelmente deve pensar que são sinônimos e que, portanto, possuem o mesmo significado, porém, os dois conceitos são apenas semelhantes e na prática são bem diferentes. Inclusive, cada um deles pode afetar sua vida de formas distintas. Confira!
Imagine um ancião que vive no interior de alguma cidade do Norte. Ele não teve estudo algum, mas é frequentemente consultado pelas pessoas para dar conselhos sobre o que fazer, como agir ou qual pensamento seguir. Ele é simples, fala de forma muitas vezes gramaticalmente errada e não possui luxo algum em sua casa. Ele nunca leu um livro, mas já passou por tantas situações em sua vida que aprendeu um pouco de tudo.
Agora, imagine um jovem que está fazendo sua pós-graduação e é extremamente dedicado aos estudos. Ele devora um livro atrás do outro, faz todos seus trabalhos antes do prazo e frequentemente fica após as aulas conversando com os professores em busca de mais ensinamentos. Ele tem conhecimento sobre quase tudo que lhe interessa e vive em busca de mais e mais, porém, não vivenciou quase nada ainda. É cru, apesar de inteligente.
Para fazer um paralelo ainda mais fácil de visualizar, poderia dizer que o conhecimento é uma pessoa que ainda está na faculdade e a sabedoria é alguém que já vivenciou o mercado de trabalho e sabe na prática como resolver as situações.
O conhecimento você adquire em livros, através de conversas e da busca de informações, porém, ele é extremamente teórico. Já a sabedoria é a vivência de tudo isso, é quando você pega a teoria e aplica na vida pra saber se na prática ela funciona.
O conhecimento você pode obter trancado em casa com a cara enfiada em livros e artigos, mas você só adquirirá sabedoria se colocar estas lições para testar em sua vida. O ideal é sempre alinhar e somar um ao outro, só assim você será uma pessoa com total conhecimento e sabedoria sobre as coisas que estão ao seu redor e influenciam sua vida.
Aprenda, mas sempre pratique. Teoria e prática funcionam muito melhor quando andam lado a lado.
Confira também: