Alguma vez você entrou em um lugar que te trouxe só sensações boas? Que fez você se sentir em casa, com muito aconchego, com uma boa iluminação e com uma ventilação agradável? É provável que esse espaço estivesse seguindo conceitos de Feng Shui e, por isso, permitiu que você se sentisse tão bem.
Feng Shui é uma prática milenar chinesa que tem como objetivo avaliar o fluxo energético de um ambiente. A partir disso, é possível alterar a decoração ou a organização de um cômodo, para que haja um equilíbrio nas vibrações que transitam por esse local. Essa técnica confere positividade, otimismo e sucesso a quem a pratica, seja no ambiente doméstico, seja no local de trabalho.
Se você sente que a sua casa está te trazendo uma sensação ruim, ou que as pessoas que te visitam ainda não se sentem muito confortáveis, atentar-se para o fluxo energético de cada cômodo é uma ótima ideia. Veja a seguir quais elementos do Feng Shui devem estar presentes na sua casa para que as energias negativas se afastem e as boas se aproximem!
1) Baguá
Baguá é o elemento mais importante do Feng Shui. Trata-se de um mapa de oito lados, por meio do qual é possível entender quais cores, pedras, plantas e elementos podem ser associados a cada âmbito da sua vida, te ajudando a prosperar. Veja como funciona.
Sucesso
Elemento: fogo
Cor: vermelho
Forma: triangular
Plantas: alecrim e louro
Pedras: ágata e granada
Relacionamento
Elemento: terra
Cor: rosa
Forma: quadrada
Planta: hibisco
Pedra: quartzo rosa
Criatividade
Elemento: metal
Cor: tons pastel e branco
Forma: circular
Plantas: salsa e zínia
Pedra: na cor branca
Amigos
Elemento: metal
Cores: cinza e branco
Formas: oval e esférica
Planta: margarida
Pedra: ametista
Trabalho
Elemento: água
Cores: preto e tons escuros
Forma: sinuosa
Plantas: jasmim e tomilho
Pedra: turmalina negra
Espiritualidade
Elemento: terra
Cores: lilás e verde
Forma: quadrada
Planta: arruda
Pedra: lápis-lazúli
Família
Elemento: madeira
Cores: verde e azul
Forma: oval
Planta: hortelã
Pedra: amazonita
Prosperidade
Elemento: madeira
Cor: púrpura
Forma: oval
Planta: manjericão
Pedra: malaquita
Analisando os dados acima, você deve identificar a área na sua vida que precisa melhorar ou ser estimulada. Caso você queira atrair sucesso, aposte no vermelho, na pedra ágata ou granada e em uma vela triangular com essência de alecrim, por exemplo, incorporando os elementos desse aspecto.
Outro uso importante do baguá, que exige um pouco mais de atenção, é para identificar qual região de uma casa está representada por cada guá (divisões dentro do mapa). Posicione o mapa na porta de entrada da sua casa ou apartamento, ou no centro da planta baixa, e veja quais frações do octógono correspondem a cada um dos cômodos do seu lar.
Caso o guá de amigos esteja apontando para o banheiro, por exemplo, você deve incluir elementos no seu banheiro que correspondam a esse guá, equilibrando as energias que o cômodo estaria roubando para si.
2) Posição de comando
A posição de comando no Feng Shui é definida pelo móvel que representa um ambiente. Em uma sala, por exemplo, o sofá é o móvel principal. Em um quarto, a cama. Esses móveis, que normalmente são os maiores do local, devem estar posicionados em uma região de destaque no cômodo.
Em um escritório, a mesa deve estar no centro do ambiente. Porém no quarto, embora a cama precise estar em uma posição de destaque, ela não pode ficar de frente para a porta de entrada. Preste atenção nisso na hora de organizar os móveis em um espaço!
3) Deixe a entrada de casa livre
A entrada da sua casa deve ser um local receptivo e acolhedor. Então remova os objetos que estão obstruindo essa região – vasos de plantas, mesinhas, baldes e quaisquer outros elementos que possam provocar tropeços ou trombadas.
Você também pode gostar:
Se você quer ter uma plantinha nessa região, deixe-a perto de uma parede ou apoiada em uma mesa embaixo de um espelho. Caso você tenha a possibilidade de criar um jardim na frente da sua casa, aposte em plantas protetoras, como arruda e espada-de-são-jorge.
4) Elementos naturais
Água, terra, fogo, madeira, metal e ar são os elementos naturais que precisam aparecer em todos os cômodos da sua casa, com exceção do banheiro, que é um pouco diferente dos outros lugares.
Você pode utilizar objetos que representam os elementos, como espelhos simbolizando a água e luminárias simbolizando o fogo. Use a sua criatividade e lembre de manter o minimalismo. Ou seja, não exagere na hora de incrementar esses objetivos na sua casa!
5) Atenção ao banheiro
No Feng Shui, o banheiro é um local que precisa de atenção especial. Conhecido como um vilão de energias, esse cômodo deve estar sempre com a porta fechada. Assim, você vai impedir que as boas vibrações construídas em toda a sua casa sigam direto para o esgoto, literalmente!
Além disso, deixe a tampa do vaso sanitário abaixada sempre que possível, inclusive quando estiver tomando banho. Dessa maneira, você vai garantir que o equilíbrio energético do seu lar ou do seu escritório não será comprometido.
Seguindo as cinco dicas que preparamos e entendendo os elementos do Feng Shui, você vai conseguir trazer paz para a sua casa ou local de trabalho. É importante prestar atenção na sua decoração e na disposição dos móveis, para que nenhuma região esteja desajustada, o que dificultará o fluxo energético entre os cômodos. Assim que a decoração estiver alinhada, tudo na sua vida também estará!
Confira também: