De acordo com a religião umbanda, há uma classe de espíritos conhecida como exu-mirim. Eles incorporam outras pessoas somente em terreiros e se acredita que eles fazem parte da linha da esquerda da umbanda.
O fato de o exu-mirim pertencer à esquerda só significa que ele está em um polo oposto ao direito. Não há qualquer tipo de julgamento em relação ao fato de serem exclusivamente bons ou exclusivamente maus por causa disso.
No lado direito, por exemplo, estão caboclos, pretos-velhos, baianos, erês e marinheiros. Junto aos exus-mirins, do lado esquerdo, estão exus e pombagiras. Somente por essa definição, dessa forma, não é possível definir as intenções de cada um.
Mitos e verdades sobre a Umbanda
Exu-mirim: características
Segundo a umbanda, exu-mirim pode ter a aparência de adolescentes revoltados e decepcionados com a vida. São espíritos rebeldes que nunca encarnaram no mundo dos vivos, diferentemente dos exus e das pombagiras.
Por causa dessa característica, exus-mirins são entendidos como seres encantados, que nunca tiveram uma forma humana e que nunca estiveram no mundo dos vivos, então sempre viveram de forma independente.
O objetivo do exu-mirim sempre é o de ajudar as pessoas que precisam encontrar o caminho do bem. Quando os espíritos são contrariados por essas pessoas, acabam se revoltando, portanto podem fazer travessuras com a pessoa desobediente.
As cores predominantes dos exus-mirins são preto e vermelho.
Exu-mirim: como age
O exu-mirim, assim como outras entidades que estão do lado esquerdo da umbanda, é responsável por auxiliar nas causas das pessoas, promovendo uma limpeza espiritual por onde passam.
É importante compreender que o exu-mirim é sempre justo. Sendo assim, se uma pessoa emana energias negativas, são esses espíritos que irão devolver esses sentimentos para ela, como uma forma de punição.
Exu-mirim é uma classe de espíritos que pode facilitar a vida de cada pessoa que o procura, ainda que a forma como agem requeira um pouco de atenção. Basta buscar a orientação deles e se esforçar para segui-la.
Conheça Exu, uma figura do Candomblé e da Umbanda
Exu-mirim: nomes
Os nomes que o exu-mirim recebem sempre são colocados no diminutivo, em referência ao caráter infantil da aparência deles, que não é compatível com a maturidade do poder que eles podem oferecer.
As formas de se referir ao exu-mirim são: exu-mirim caveirinha, exu-mirim brasinha, exu-mirim porteirinha, exu-mirim sete coroinhas, exu-mirim prainha, exu-mirim calunguinha e exu-mirim toquinho.
Oferenda a exu-mirim
Para fazer uma oferenda a exu-mirim é necessário o auxílio de alguém que já tenha experiência nesse processo, pois é preciso evitar qualquer tipo de complicação. Tendo isso em mente, o que pode ser oferecido a essa entidade é: guaraná, maracujá, goiaba vermelha, ameixa preta e manga. Uma bebida alcoólica e uma bebida cítrica também podem ajudar.
Preto Velho: entenda o poder dessa entidade
Oração exu-mirim
Se você precisa de algum auxílio para descomplicar a sua vida ou para se sentir melhor sobre possíveis dúvidas, faça essa oração para exu-mirim:
“Exu-mirim, que em nome de Olorum vosso mistério descomplique nossa existência e nossa compreensão. Vossa atuação se faz necessária em nossa vida. Nossa vida se faz no equilíbrio da criação, no equilíbrio na simplicidade dos fatos naturais, na simplicidade nas soluçõesm , na simplicidade das lições da vida, nas complicações e nos obstáculos. Esses são os caminhos para o merecimento. Portanto, amado exu-mirim, descomplique-nos para que possamos, em nossa compreensão, achar nosso caminho de volta ao Pai mais facilmente. Amém.”
Confira também: