Amo cores e tenho uma dificuldade muito grande em escolher uma favorita, mas amarelo com certeza está dentro da minha preferência.
A autora Eva Heller, no livro ‘A Psicologia das Cores’, diz que o amarelo é a cor da recreação, da jovialidade e do otimismo. A experiência mais elementar que temos do amarelo é o sol. Esta experiência é compartilhada por todos como efeito simbólico. Como cor do sol, o amarelo age de modo alegre e revigorante.
Os otimistas têm uma disposição ensolarada, o amarelo é sua cor. O amarelo irradia, ri, é a principal cor da disposição amistosa. Os bottons com sorrisos são naturalmente amarelos. O amarelo é lúdico. O amarelo irradia como um sorriso.
Na Terapia Floral, existem diversas essências florais produzidas de flores amarelas. Para exemplificar, destaquei algumas que eu gosto muito:
Dill (Florais da Califórnia)
Indicada para pessoas que estão se sentindo sobrecarregadas em decorrência de excessiva estimulação, hipersensitividade ao ambiente ou à atividade externa. Esta essência floral vai auxiliar na capacidade de vivenciar e absorver ampla variedade de experiências sensoriais.
Golden Yarrow (Florais da Califórnia)
Indicada para o excesso de sensibilidade com relação ao ambiente social que resulta em isolamento ou numa falsa persona social. Esta essência floral vai auxiliar para o estabelecimento a um envolvimento social ativo com boa sustentação do equilíbrio interior.
Tansy (Florais da Califórnia)
Indicada para procrastinação, letargia, incapacidade de agir de maneira direta e para hábitos que minam ou subvertem reais talentos e habilidades. Esta essência floral vai trazer atitudes decididas e orientadas por metas, ações com propósito e um autodirecionamento eficaz que conduz à realização.
Gorse (Florais de Bach)
É para todos aqueles que perderam totalmente a esperança e que, por isso, desistiram de lutar. Pode ser muito útil para pessoas que estão sofrendo de doenças incuráveis. Gorse vai restaurar a esperança e o otimismo, permitindo que a vontade de lutar ressurja.
Os Florais de Bach foram criados pelo médico inglês Edward Bach e os Florais da Califórnia por Patricia Kaminski e Richard Katz.
Eles não possuem contra-indicação e podem ser utilizados por pessoas de qualquer idade, inclusive bebês. Podem ainda ser usados como coadjuvante com qualquer outro tratamento que seja necessário. São encontrados nas boas farmácias de homeopatia e manipulação do país. Normalmente são utilizados tomando-se 4 gotas, 4 vezes ao dia.
Confira também: