Imbolc: festa da luzes

Quando nos conectamos à natureza, sentimos como o seu poder pode nos afetar positivamente. É por isso que os povos antigos faziam celebrações associadas às diferentes estações do ano. A cada vez que você se conecta com as energias do planeta, mais a sincronia entre homem e planeta Terra vai fazer sentido. Além disso, essas celebrações à natureza também nos ensinam muito sobre o que acontece dentro de cada pessoa. Nesse texto vamos falar sobre uma dessas comemorações: Imbolc.

No hemisfério norte, no dia 2 de fevereiro, diversos povos comemoravam o fim do inverno. Depois de passar por um período de privação e de dificuldades pela falta de colheitas dos meses anteriores, finalmente eles tinham a esperança de que tudo começaria a melhorar com a chegada da primavera. E é essa energia que a celebração Imbolc traz.

Também conhecida como a “festa das luzes”, a celebração também reverenciava a deusa Brigit pelos celtas. Brigit é a deusa do fogo e, celebrando o fogo, eles acreditavam que o gelo do inverno derreteria e com isso poderiam sair de um período de restrição para entrar em um momento de expansão.

Imbolc é uma celebração para olharmos para o futuro, para deixarmos a introspecção e nos prepararmos para entrar em um período de ação. Também é um momento para pensar em retomar relacionamentos que ficaram congelados durante o inverno.

Como estamos no Hemisfério Sul e o inverno acontece no meio do ano, o Imbolc é celebrado no dia 1 de agosto, quando o frio já não está tão forte e a primavera começa a dar os primeiros sinais de que está chegando. Procure aproveitar esse período para olhar para o que está por vir e se preparar para agir. Já não é mais o momento de ficar preso dentro de casa pensando. Com a chegada do Imbolc, as energias da natureza te incentivam a, aos poucos, começar a agir. Como o que acontece na natureza tem o seu equivalente ao que acontece na sua vida, deixe o gelo das emoções estagnadas derreter e com isso se desperte para as possibilidades de sucesso que estão chegando. Que o fogo de Brigit ilumine o seu caminho!


Artigo escrito por Ricardo Sturk da Equipe Horóscopo Virtual.

Confira também: