Júpiter Retrógrado: O que significa?

Quando observamos um mapa astral pessoal ou um horóscopo de um determinado dia, é comum nos depararmos com alguns símbolos que parecem mudar o significado dos planetas, e um desses símbolos é um pequeno “r” que significa “retrógrado”. Mas, afinal, o que isso significa?

Retrógrado é o momento em que um planeta parece estar se movendo “ao contrário”. Do ponto de vista de quem o observa da Terra, ele parece como se estivesse andando de costas. E, como todo símbolo tem o seu significado energético, isso quer dizer que podemos sentir ou perceber esse movimento contrário em nossas vidas ou no coletivo.

FAÇA AGORA SEU MAPA ASTRAL GRATUITO

Neste texto, vamos falar sobre o movimento retrógrado de Júpiter. Para entender como perceber esse momento, vamos falar um pouco sobre o que representa o maior planeta do sistema solar.

Júpiter simboliza bem a imagem do pai benfeitor e provedor, que expande o horizonte de seu reino para dar tudo de bom e de melhor para aqueles que estão sob sua proteção. Júpiter também é visto como o planeta da sorte. Em um mapa astral pessoal, ele nos mostra quais energias nos ajudam e são fáceis de lidar e por isso podemos utilizar para nos ajudar. Como regente do signo de Sagitário, também é associado às viagens longas, à filosofia, aos estudos e ao otimismo. Resumindo, podemos dizer que Júpiter é um grande benfeitor e pode nos ensinar e ajudar muito sobre a vida e o mundo.

Já quando está retrógrado, a impressão que temos é que esses domínios de Júpiter parecem estar indo em direção aposta à sorte que ele tanto tem. Na verdade isso não quer dizer que essas energias estão estagnadas, mas que, nesse momento, será muito mais difícil de percebê-las como realmente são.

No nível pessoal, pessoas com Júpiter retrógrado no mapa ou Júpiter retrógrado em um momento indicado pelo horóscopo, sentem que situações de expansão, aprendizado e viagens podem parecer mais difíceis de se realizarem que o normal. Problemas com pais ou pessoas de nível hierárquico maior também podem acontecer e dar a impressão de que o relacionamento com elas está “indo para trás”. No nível coletivo, podemos perceber problemas com governantes e que atos de caridade estejam menos ativos que o necessário.

Esses são algumas características que você pode perceber em um momento ou um mapa com Júpiter retrógrado. O mais importante disso, e isso vale para outros planetas retrógrados também, é que tudo passa. Por mais que o momento indique dificuldades e as coisas pareçam estarem em retrocesso, siga em frente, pois isso vai passar. Os momentos retrógrados nos trazem bons momentos de introspecção e aprendizado, nos faz pensar sobre como melhorar a fluência das energias envolvidas em nossas vidas e isso é muito importante para o seu crescimento pessoal. Por isso, quando algo parecer retrógrado, a melhor saída sempre será seguir em frente.

Confira também: