No dia 05/05, às 14h32, a Lua entra em sua fase Cheia no grau 14°58’ do signo de Escorpião. Signo de modalidade fixa e elemento Água, Escorpião é território regido por Marte e corregido por Plutão. As principais qualidades do signo envolvem a capacidade de ver em profundidade as situações e de se transformar, saindo fortalecido das dificuldades. Tem também como características a habilidade de manter segredos, a intensidade emocional e a necessidade de controle sobre pessoas e circunstâncias.
A fase Cheia lunar é o momento em que a Lua está no auge da sua luminosidade e traz visibilidade para o que precisa ser reconhecido. É o momento diante do qual temos o estímulo para mostrar a nossa cara e colocar as cartas na mesa. A fase Cheia é a fase propícia à divulgação e à expansão, indicando o período em que devemos expor aquilo que queremos que seja visto. Mas, estando entre a fase Crescente (de trabalho e dedicação para a realização de metas) e a fase Minguante (de avaliação de resultados e eliminação de excessos), essa também é a fase para aproveitar os bons frutos construídos com nossos esforços, podendo também ser o momento de lidar com os possíveis resultados adversos das nossas ações. Cada fase lunar dura em torno de 7 dias, e a fase Cheia deste mês ocorrerá entre os dias 5 e 12 de maio.
A Lua Cheia, em um signo de Água como Escorpião nos fala fundamentalmente de um momento propício a enxergar as profundezas das situações e de cada um de nós. Com a determinação desse signo de Água, vamos tornar as atitudes dos signos de Fogo menos extravagantes, aguçar a percepção aplicada à realidade dos signos de Terra e trazer comprometimento à racionalidade, por vezes abstrata, dos signos de Ar!
Escorpião, signo dessa Lua, é território de Marte, mas nesse signo a ação marciana opera de modo bastante distinto da que ocorre em Áries. No lugar do impulso irrefletido, temos a ação estratégica, que é maturada com calma e observação. A espada de Marte, em Escorpião, funciona diferentemente da espada ariana: em vez de se dirigir à batalha e à conquista, ela faz o corte e elimina o perigo e a ameaça – nesse sentido, é uma espada de proteção, mais do que de luta. Escorpião é um signo que trabalha de maneira subterrânea, sem expor desnecessariamente suas posições e atitudes, sem se colocar de forma vulnerável nas situações. A corregência de Plutão também nos ajuda a entender as características desse signo fixo de Água, que não se deixa derrotar, pois, mesmo quando perde a batalha e arde em chamas, ressurge das cinzas transformado e fortalecido – como a Fênix da mitologia.
Eclipses 2023: saiba quando eles acontecem
Na relação de oposição com Touro, signo no qual se encontra o Sol, temos colocado em questão o eixo do poder, no qual precisamos considerar a forma pela qual adquirimos e mantemos o que nos é importante e valioso. Onde reside o nosso poder? Nas coisas que temos ou naquilo que somos? Eis a questão dessa oposição, que também tensiona se o poder que conquistamos vem de fora ou de dentro de nós. No contexto de uma Lua Cheia, podemos considerar que o posicionamento dos luminares aponta para a percepção e entendimento acerca do que nos fortalece diante das tempestades da vida.
No conflito com a base estável de um Sol em Touro, a fase Cheia da Lua em Escorpião aparece como a oportunidade de encontrarmos recursos de proteção e segurança para os períodos mais instáveis e difíceis. É provável que venhamos a descobrir nesse momento habilidades e riquezas interiores que ainda estavam ocultos de nós mesmos e dos quais poderemos dispor quando mudanças estiverem em curso. Se Touro é a manutenção, Escorpião é a transformação. E, nesse sentido, o momento tende a tornar visíveis nossas fortalezas e fraquezas para que, com isso, seja possível entender características, hábitos, situações ou circunstâncias que precisamos modificar ou manter.
A Lua Cheia em Escorpião nos oferece um período para aprofundar o conhecimento sobre como lidamos com a dinâmica de transformações da vida e como podemos encontrar forças para passar por esses eventos. Mas, com as configurações específicas deste maio de 2023, podemos detalhar um pouco mais:
O evento celeste do dia 05/05 ocorre em oposição ao Sol no signo de Touro, com ambos os luminares (Sol e Lua) em quadratura com Lilith, no signo de Leão, já ativada no período da Lua Crescente. Esse ponto do céu – que não é um planeta, mas uma marca do apogeu lunar – fala de medos, inseguranças, rebeldia e resistências. Lilith é um ponto que está conectado a condutas e situações que estejam sendo colocadas como tabus em nossa sociedade, assim como também está intimamente vinculada ao feminino que não se submete. Estejamos atentos a possíveis movimentos de insubordinação, de contestação e de afirmação das mulheres!
Lilith no signo de Leão está indicando que é preciso olhar para o nosso amor-próprio e como exercitamos esse olhar pra nós na nossa relação com o mundo. Nesse sentido, a característica de luminosidade da fase Cheia lunar tem um direcionamento que vai para dentro de cada um de nós e investiga, com a aguçada percepção escorpiana, esse território sombrio que precisa ser compreendido. Podemos nos dar conta, nesse período, da origem de muitas das nossas atitudes automáticas e intempestivas de revolta e luta. Ao encararmos com luminosidade esses aspectos, que carregamos conosco, tende a ser possível reconhecer também a origem da nossa força.
Observe os comportamentos de cada signo na Lua Cheia
O outro ponto que precisamos especificar sobre essa Lua Cheia em Escorpião é o fato de o Sol estar em conjunção com Urano e Mercúrio, planetas de energia mental. Há um tensionamento, nesse sentido, do campo racional com as emoções que estiverem sendo ativadas. Há um conflito em desenvolvimento, e, considerando que Mercúrio ainda se encontra em retrogradação, a revisão de ideias permanece em pauta!
Retrogradações são períodos em que os planetas dão a aparência de estarem andando para trás, na perspectiva do observador que está posicionado na Terra. Esses momentos são importantes para a Astrologia, pois, na simbologia astrológica, acionam dias de revisão e de busca por um maior entendimento das situações. Sempre que uma retrogradação acontece, as situações que não estão bem resolvidas explodem e revelam aspectos que ainda desconhecemos.
Em época de Lua Cheia, esse entendimento se intensifica, e, com Urano também em aspecto na jogada, é preciso entender o que precisamos fazer diferente diante do conflito que estiver sendo enfrentado, pois é a mudança que nos possibilitará avançar.
Quer saber como o nativo de cada signo receberá a influência maravilhosa dessa Lua Cheia em Escorpião? Leia abaixo as previsões para o seu signo solar e, para uma leitura mais detalhada e pessoal, leia também as previsões para o signo Ascendente e o signo lunar do seu mapa de nascimento.
Áries - período propício a entender os próprios desejos e o quanto é importante alcançá-los. Perceba o que você já conquistou e o quanto você também recebe das pessoas. Observe que há um fluxo de colaboração, e não de competição, que pode ser acionado. Você tem condições de se colocar na liderança desse movimento, se souber compartilhar o caminho. Confie em si mesmo, mas não tema o outro. Permita-se crescer no caminho compartilhado.
Touro - não tema o julgamento das pessoas próximas quando expressar quem você é. O momento é de reconhecimento do próprio valor. Ouse ser você mesmo e perceba como isso impacta as suas relações. Não é possível seguir de modo que não seja autêntico, pois, somente quando assumimos quem somos, os outros podem realmente estar conosco. Encontre meios de viver relações mais verdadeiras e assuma a vida que existe dentro de si.
Gêmeos - há oportunidade de aprendizados significativos se você estiver disposto a escutar a própria voz. Questões internas ainda não exploradas estão aflorando, então observe e crie estratégias para lidar com elas no seu cotidiano. Inclua novos hábitos e não queira saber tudo. Aceite o que há de novidade ao seu redor como um convite para a curiosidade poder canalizar mudanças individuais. Movimente-se e aprimore-se nas pequenas ações.
Câncer - entenda bem aonde você quer chegar, e será possível compreender o que, de fato, tem valor na sua jornada. O período cria espaços para viver com alegria e compartilhar momentos com aqueles de que gosta. Talvez seja no âmbito das relações que esteja o seu verdadeiro tesouro. Não abra mão de quem é importante na sua vida, nem dos projetos que trazem direção ao seu coração. Invista no que alimenta a alma e lhe dá propósito.
Leão - hora de olhar para si como prioridade e deixar isso claro não somente para os outros, mas principalmente para você mesmo. As tensões entre o passado e o futuro podem ficar evidentes nesse momento. Perceba que o caminho do equilíbrio só pode ser encontrado a partir do seu centro. É de dentro pra fora que se faz a vida, e não na direção contrária. Há muito valor no que a gente constrói no mundo, mas, se o espírito não se reconhecer nos fatos, a vida não permanece.
Virgem - o momento alerta para que você não tente ocultar sua verdade. Expresse suas ideias e percepções com coragem e afirme a direção na qual o seu espírito acredita. Não tema as próprias sombras, pois, quando elas encontram a luminosidade, elas se transformam. Há no oculto uma riqueza importante a ser desenvolvida, portanto faça um esforço e coloque tudo em jogo. É com verdade que o caminho deve seguir. Tenha fé e abrace a sua imperfeição. Por meio dela, os passos serão mais firmes.
Calendário lunar 2023: fique por dentro de todas as datas
Libra - é importante firmar posição diante de negociações com grandes grupos, pois este é o momento de receber o retorno das parcerias firmadas. Receba o que vier e compreenda se as atitudes tomadas foram bem direcionadas ou não. Você saberá pelo que batalhar nos campos de disputa a partir de agora, se for capaz de reconhecer o valor do que alcançou – mesmo que não tenha sido o esperado. O período é de entendimento sobre com o que contar e diante de que disputar.
Escorpião - há questões sendo ativadas no setor dos relacionamentos, sendo necessário estar com a atenção redobrada. Como está a dinâmica das parcerias? Elas fortalecem o seu caminho individual ou te desviam e demandam sempre mudanças de rota? Neste momento, hão de ser evidenciadas as fortalezas e as vulnerabilidades das relações. Trabalhe com o parceiro para equilibrar e ajustar o que for necessário. Virão à tona os processos que precisam ser aprimorados.
Sagitário - é possível que haja uma falta de fé nesse momento ou uma fé imensa sem bases muito sólidas. Observe como o seu cotidiano está organizado e de que modo ele se conecta não somente ao seu caminho, mas ao caminho dos que estão ao seu lado no dia a dia. É por aí que a fé pode se renovar. Há elementos interiores sendo iluminados para que você possa, verdadeiramente, integrar as atividades diárias com algum tipo de propósito maior e compartilhado. Perceba.
Capricórnio - o momento apresenta a oportunidade de você ter diferentes experiências com grupos e amigos. É possível que você descubra novas formas de se divertir e de levar a vida com mais leveza. Não resista a esse impulso, que pode parecer infantil a princípio, mas tem a potência de fazer crescer. Por vezes, é preciso deixar nossa criança interior brincar para reaprender a olhar o mundo de forma mais desperta. Permita que a novidade chegue e transforme o seu caminho. A renovação pede passagem.
Aquário - as questões de relacionamentos e parcerias estão em jogo – com resistências e possíveis conflitos para o momento. É possível que esses atritos estejam conectados a situações do passado que te impedem de alcançar objetivos importantes na vida. Avalie bem, pois nem sempre são as parcerias que estão te impedindo de avançar, mas os modos de relação aprendidos e repetidos ao longo dos anos. Veja o que precisa ser modificado.
Peixes - libere o peso das atitudes rotineiras e estabeleça formas mais próprias de viver o cotidiano. Elabore bem suas ideias e metas e viabilize formas de aplicá-las diretamente em ações. Você pode descobrir que há maneiras mais tranquilas e fluidas de alcançar os seus objetivos ao se colocar disponível para agir. É momento de aprender e avançar. Por vezes, é apenas uma questão de mudar a perspectiva. Confie nas trocas com pessoas próximas.
Confira também: