No dia 19/12, às 15h38, a Lua entra em sua Crescente, no grau 27°35’ do signo de Peixes. Signo de modalidade mutável e do elemento Água, Peixes é território regido por Júpiter e corregido por Netuno. As principais características do signo envolvem grande capacidade intuitiva, sensibilidade e empatia na relação com o meio externo, assim como uma conexão especial com sonhos ou com o universo da fantasia. Há também uma certa idealização romântica de relações ou situações, que, por vezes, decorre de estratégias de fuga para evitar o confronto direto com os aspectos difíceis da realidade.
A fase Crescente lunar é o período em que a Lua vai, gradualmente, ampliando a sua luminosidade para alcançar o ápice da lunação na fase Cheia seguinte. É o momento diante do qual somos estimulados a agir e tomar a frente em projetos que desejamos ver prosperar e diante dos quais ainda precisamos nos dedicar. A fase Crescente é a fase do trabalho e do esforço, é o período indicado para concentrar energia na ação e trabalhar duro para que as ideias possam florescer em realizações. Entre a fase Nova, de definição de metas, e a fase Cheia, de colheita e divulgação de resultados, temos esse momento para colocar a mão na massa e fazer as coisas acontecerem. É no empenho desses dias que poderemos estimular o retorno de bons frutos. Cada fase lunar dura em torno de 7 dias, e a fase Crescente deste mês ocorrerá entre os dias 19 e 26 de dezembro.
A Lua Crescente, em um signo de Água como Peixes, tem o potencial de nos oferecer sensibilidade e empatia, favorecendo que as emoções componham, com ênfase, o quadro das situações a serem vividas agora. É um momento no qual os signos de Água têm suas ações características potencializadas, os signos de Fogo podem contar com mais delicadeza nas suas atitudes cheias de energia, os signos de Terra podem aliar mais imaginação às suas pragmáticas atitudes, e os signos de Ar agregam tom mais emocional às sua conduta racional.
Peixes, signo dessa Lua, é o último signo da roda zodiacal. Ele simboliza a confluência de todas as energias distribuídas no percurso dos onze signos anteriores. É um signo que desenvolve a percepção da conexão com algo maior que o si mesmo, por isso, muitas vezes, é relacionado a temas espirituais.
Possui regência dupla de Júpiter e Netuno, que se aliam na oferta de uma capacidade intuitiva profunda para esse signo.
Há uma busca pelo sublime e pela experiência transcendente que permita compartilhar o que se tem. É um signo de generosidade. Há um processo de idealização romântica da vida, que, por vezes, pode complicar um pouco as coisas quando a realidade se impõe. Peixes busca a poesia e a beleza do espírito, e a crueza do mundo real pode surgir como agressão aos seus olhos habituados às sutilezas. Nesse momento, é muito fácil buscar refúgio ilusório, escapar pela negação do que há e abrigar-se na fantasia. É signo que se conecta com a arte muito por isso, pois, no confronto com a crueldade do mundo material, inventa algo mais belo.
Encante-se pelo perfil do signo de Peixes
Na relação de quadratura com Sagitário, signo no qual se encontra o Sol, a Lua em Peixes se coloca como desafio por sua qualidade mais sensível e, por que não dizer, dispersiva. Enquanto o Sol se aventura com objetivos e metas a serem alcançados na busca por sentidos que conduzam às verdades da vida, a Lua se debruça na fantasia e na potência do sonho e da invenção sem se preocupar com a distinção entre o real e o imaginado.
Há força naquilo que eleva nosso pensamento ao entendimento de algo mais sublime, mas nem tudo o que nos permite chegar a esse patamar é pautado por realidade e foco. Há uma maestria na deriva e no desbravar o mundo por meio da poesia e da brincadeira. Sem se preocupar em antever o destino dos caminhos que trilhamos, podemos nos deparar com a surpresa de situações ainda mais interessantes do que aquelas que conseguiríamos antever.
Para um contexto de Lua Crescente, podemos considerar que esse movimento propõe investirmos no que é captado por nossa intuição e seguir, com confiança, aquilo que nos faz acreditar no impossível. Tanto Peixes quanto Sagitário são signos regidos por Júpiter e tendem a tomar suas decisões acreditando naquilo que, mesmo que racionalmente ainda não tenha apresentado bases concretas, ainda assim nos mobiliza e nos faz apostar em algo por sua conexão sutil com nossos ideais de vida e de mundo.
É uma configuração que nos dá motivação e imaginação suficientes para desviar da insegurança e dos sentimentos negativos. Portanto, circunstâncias que possam ter nos abalado em algum momento tendem a perder força, deixando espaço para a construção do que pudesse nos estar exigindo apenas um salto de fé.
A Lua Crescente no signo de Peixes nos oferece a confiança necessária para buscarmos viver nossos sonhos a partir da escuta da nossa intuição. Também favorece a imaginação fundamental para que ampliemos os caminhos possíveis para nos conectarmos, uns aos outros, na experiência de realização da vida. É um tempo para ir além do que a realidade nos propõe e incluir um pouco mais de inspiração nos nossos dias. No entanto, é fundamental avaliarmos as configurações específicas deste dezembro de 2023 para detalharmos um pouco mais a tarefa do momento:
Configurações astrológicas durante a Lua Crescente em Peixes
O evento celeste do dia 19/12 ocorre com o Sol em Sagitário em quadratura à Lua em Peixes e sem aspectos adicionais. Já a Lua está em conjunção com Netuno — um dos regentes da fase lunar — e recebe aspecto benéfico de Plutão. Nesse sentido, o aspecto profundamente intuitivo e sensível da fase lunar ganha ainda mais força. O planeta Júpiter, outro regente da fase lunar, por sua vez, segue em Touro e estabelece trígono com Mercúrio em Capricórnio e Lilith em Virgem. Esses são aspectos positivos e que trazem fluência para podermos canalizar bem alguns acontecimentos por esses dias.
O Sol, posicionado no entusiasmado signo de Sagitário, ao estar em conexão exclusiva de quadratura com a Lua, propõe ênfase no desafio que está dado na constituição básica da fase lunar. Para fazer crescer algo em nós ou na nossa vida, será fundamental, para o período, entender como expectativas e sonhos podem se tornar nossos guias.
Há uma ousadia em permitirmos que os eventos e sentimentos sejam considerados como elementos palpáveis, em um mundo que ainda pede tanto por provas concretas e substância tangível e passível de verificação. Esse é um momento no qual estamos sendo convidados a compreender como, por vezes, o campo sutil e sensível nos traz os elementos suficientes para seguir. Por vezes, não há nome para o que experimentamos e sequer conseguimos compartilhar as situações e eventos pelos quais passamos. No entanto, viver e saber do que houve, mesmo que sem as palavras capazes de transmitir ao outro, já dá corpo e sentido, e, por agora, é por essa via de sabedoria que podemos nos conduzir.
No caso da Lua, há aspectos relevantes com planetas geracionais a serem observados. O primeiro deles é a conjunção com Netuno, um dos regentes da fase lunar. Netuno potencializa as características piscianas presentes no posicionamento lunar, amplia a sensibilidade e pode até turvar os sentidos e inviabilizar as tentativas de organizarmos racionalmente os elementos.
É o convite para compreendermos como nos guiar sem as certezas ou a assertividade da razão. Há uma sabedoria a ser desenvolvida no campo sensível, mas, para não nos sentirmos perdidos, temos o aspecto favorável de sextil estabelecido com Plutão para incluir a habilidade de alcançar a compreensão dos aspectos ocultos.
A névoa que nos inebria, por esse segundo aspecto, não nos impede de ver o sentido de quem se é ou de onde se está. O que está submerso ou escondido ou abafado ou turvo em sua manifestação nem por isso está sendo ignorado ou desconsiderado. As circunstâncias são favoravelmente acolhidas com profundidade e compreendidas na potência de sua impossibilidade de nitidez. Lembremos que é justamente quando precisamos lidar com o que nos escapa de definição, que temos a poesia e a capacidade criativa a emergir como força principal.
Acompanhe as fases da Lua ao longo de 2023
Importante também é pontuar os aspectos referentes a Júpiter, o segundo dispositor da fase lunar. O grande benéfico está em trígono, aspecto de extrema fluência, com Lilith e Mercúrio. Com todos posicionados em signos de Terra, temos uma configuração de mais estabilidade — o que é bem importante para uma fase lunar tão delicada e emocional.
Devemos também considerar que Lilith ressalta a importância de agregarmos, nesses dias, os campos renegados, pouco valorizados e modificarmos a compreensão sobre os tabus que ainda carregamos dentro de nós. A articulação com Mercúrio auxilia a nossa capacidade de conversa, troca e comunicação, que — mesmo em um momento no qual somos convidados a desenvolver a ação por meio da intuição — fortalece a socialização e a expressão verbal. Lembremos que há arte nas palavras! Então, que possamos encontrar a maravilha das palavras tortas que bagunçam os significados, mas revelam sentidos inexplorados.
Quer saber como o nativo de cada signo receberá a influência dessa Lua Crescente em Peixes? Leia abaixo as previsões para o seu signo solar e, para uma leitura mais detalhada e pessoal, leia também as previsões para o signo ascendente e o signo lunar do seu mapa de nascimento.
Lembrando que o céu não determina nosso destino, apenas aponta as possibilidades que nos estão disponíveis. São sempre as nossas ações e decisões que conduzem o caminho. Sejamos sábios!
Áries – É tempo de acreditar e agir em direção ao que mobiliza seus desejos e orienta seus projetos a serem maiores. Há perspectivas de ganhos importantes e significativos, portanto faça os movimentos necessários para expandir o que já conquistou.
Touro – O período aponta para uma intensificação das emoções e será interessante você perceber por que caminho elas tendem a lhe conduzir. Uma renovação pessoal está sendo viabilizada para que você siga mais forte pelos caminhos que desejar trilhar.
Gêmeos – Oportunidades nos relacionamentos é o que propõe a fase lunar, então observe as suas parcerias e as pessoas que se colocam ao seu lado com propósito. É provável que alianças profissionais importantes possam surgir por esses dias, então faça a conexão.
Câncer – Atualize a sua rotina e organize o seu cotidiano de modo que ele lhe permita fazer melhor aquilo a que você se dispõe. As ações cotidianas podem ser direcionadas a objetivos maiores nesse momento, então não se contente com pouco e busque as grandes metas.
Leão – Aproveite o período para o romance ou para criar algo interessante e que mobilize sua alegria de viver. Os dias prometem ser estimulantes e com oportunidades no campo social que devem ser aproveitadas. Circule e permita que seu brilho seja reconhecido.
Virgem – Estabeleça a estratégia para fortalecer os vínculos e estimular os laços mais íntimos e significativos. O horizonte está expandindo a sua perspectiva no que compete ao âmbito familiar e há elementos que apontam perspectivas de longo prazo. Observe e confie.
Compare os comportamentos dos signos na Lua Crescente
Libra – Invista no desenvolvimento nos contatos e favoreça, com isso, o seu cotidiano. Conversas e trocas estão estimuladas e tendem a reverberar a descoberta de novos modos de conduzir os afazeres mais básicos e, talvez por isso, os mais importantes.
Escorpião – É possível que você perceba que as relações que construiu são sua maior riqueza e devem ser vividas não somente com intensidade, mas também com dedicação. Ofereça o que de melhor você dispõe e perceba que, em retorno, é você o maior recompensado.
Sagitário – Aproveite o período para se dedicar à família, ao lar e à elaboração de seus sentimentos mais íntimos. Trabalhe para aprimorar a rotina e trazer mais aconchego para a casa. Tais atitudes podem promover saúde e bem-estar para você e as pessoas com quem convive.
Capricórnio – Há recursos internos que podem criar espaço para novas e estimulantes experiências. Concentre-se na expressão altruísta de suas qualidades e no compartilhar dos seus recursos com as pessoas. Bons vínculos tendem a surgir com sua generosidade.
Aquário – Aproveite para receber bons retornos do trabalho que você vem desenvolvendo e invista no que puder lhe proporcionar conforto. Se o reconhecimento vem do campo social, a gratificação tende a ser sentida no âmbito mais íntimo. Colha fora e invista dentro.
Peixes – Veja você mesmo como seu melhor campo para desenvolvimento e acredite que é a partir da sua autoexpressão que a experiência do mundo pode ser expandida. Socialize e permita que suas ideias sejam escutadas. O período favorece ações bem-sucedidas.
Confira também: