No dia 06/10, às 10h47, a Lua entra, em sua fase Minguante, no grau 13°03’ do signo de Câncer. Signo de modalidade cardinal e elemento Água, Câncer é território regido pela própria Lua, sendo um posicionamento especialmente poderoso. As principais características do signo envolvem a capacidade de cuidar e nutrir a valorização da família e do lar, bem como a conexão com nossa ancestralidade, nosso passado e as memórias que carregamos conosco. É um signo conhecido também por inseguranças de ordem emocional, oscilações de humor e a necessidade de alternar momentos de vínculo profundo com outros de recolhimento e isolamento.
Veja as previsões para o seu signo
Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes
A fase Minguante lunar é o momento em que a Lua reduz a sua luminosidade para fechar o ciclo que se iniciou na fase Nova. É o período que nos estimula a olhar para trás e avaliar o ciclo que se encerra. A fase Minguante é a fase propícia a limpezas e purificações, sendo indicada para a liberação de espaços na vida e finalização de processos e de situações que não fazem mais sentido e devem ser deixados para trás. Esta é a hora de eliminar os possíveis excedentes da fase Cheia, com seus frutos e retribuições, para que um novo ciclo possa ser iniciado com aquilo que, em essência, permanecerá. Cada fase lunar dura em torno de 7 dias, e a fase Minguante deste mês ocorrerá entre os dias 06 e 14 de outubro.
A Lua Minguante em um signo de Água, como Câncer, fala-nos fundamentalmente de um momento voltado à introspecção profunda e à percepção sensível do nosso campo emocional. Com as qualidades do elemento e da modalidade cardinal, podemos reconhecer a possibilidade de haver mais ternura nas atitudes, por vezes, intempestivas dos signos de Fogo, maior empatia no encaminhamento dos projetos implementados por signos de Terra e uma maior coragem para uma aproximação afetiva no que compete às relações dos racionais signos de Ar.
Câncer, signo dessa Lua, é território de domicílio lunar e aqui temos a potencialização de todas as forças lunares. Câncer é um signo muito conectado às emoções que nutrem o espírito de afeto, estando associado à ideia da proteção advinda da experiência do útero — na qual a mãe representa o corpo de proteção e nutrição do ser em desenvolvimento.
Nesse sentido, é um signo de sensibilidade feminina e relacionado ao tema lar e família, como extensão simbólica dessa relação primordial de cuidado. Há, nesse signo, o desenvolvimento de um olhar atento às necessidades do outro e uma disposição genuína em oferecer o alimento para aquele que precisa — seja alimento material ou da alma. No entanto, é preciso frisar que, se, por um lado, a dedicação ao outro existe, ela também espera reciprocidade. Câncer é um signo de comunhão e de estabelecimento de vínculo e, por isso, também está ligado às memórias — que são os tesouros e o elo entre a nossa existência presente e as situações vividas anteriormente, mas que nos trouxeram até aqui.
Na relação de quadratura com Libra, signo no qual se encontra o Sol, Câncer propõe um maior comprometimento com o outro, ao estabelecer foco e atenção no contato com aquilo que ele efetivamente apresenta como necessidade. Ambos são signos voltados às relações; no entanto, seus modos de operar se distinguem substancialmente.
Enquanto Libra prefere não adentrar muito no campo emocional, mas estabelecer relações por afinidades de interesses, Câncer busca vínculos mais profundos e comprometidos com o suprir das carências experimentadas pelo outro. Há uma dinâmica de vínculo que, no primeiro caso, chega com leveza e com a busca pela harmonia; enquanto, no segundo, há algo da dimensão de contato com recursos que garantam a sobrevivência e o amparo em campos importantes da vida. Câncer compreende os vazios e as faltas que demandam conforto e cuidado em si mesmo, e, com sua sensibilidade, amplia esse entendimento também para a percepção acerca do cuidado que, na mesma medida, pode ser oferecido ao outro.
Calendário lunar 2023: fique por dentro de todas as datas
Inserido no contexto de uma Lua Minguante, podemos considerar esse momento como o período adequado para revisitarmos memórias e compreendermos que aquilo que, em algum momento, julgamos necessário para nossa nutrição e amparo talvez já não faça mais sentido. Há, para Câncer, uma experiência de vida que compõe uma simultaneidade temporal entre o que foi e o que é, compreendendo o tempo como algo manifesto na ordem dos afetos e não da simples sucessão cronológica de eventos. Esse fato precisa ser compreendido como potência a fim de que sejamos capazes de reconhecer nossas raízes, mas também as ramificações que ainda nos permitem crescer.
O passado e os antepassados, como fatos e pessoas que nos constituem de alguma forma no hoje, são temas muito importantes e é possível que agora sejamos colocados na tarefa de ressignificar as heranças que ainda operam em nossas vidas. A nutrição canceriana deve ser compreendida, nesse caso, como a base para viabilizar a transformação fundamental da vida. É preciso abandonar o que captura a seiva e não mais consegue se desenvolver e, assim, direcionar a força dos afetos ao que ainda tem espaço para florescer.
A Lua Minguante em Câncer nos oferece um convite para, de modo sensível, canalizarmos o afeto e o cuidado ao que nos fortalece e nutre o espírito. É oportuno olhar para os eventos do passado e distinguir o que nos move como potência no momento atual daquilo que já não oferece a energia que precisamos para passar pelos desafios do momento. Nesse sentido, é interessante observarmos as configurações específicas deste outubro de 2023 para podermos detalhar um pouco mais as perspectivas:
O evento celeste do dia 06/10 ocorre com o Sol, no signo de Libra, sem aspectos adicionais. A Lua, por sua vez, embora esteja em aspecto tenso com Quíron, também recebe sextil do grande benéfico Júpiter, em Touro. Há, nessa configuração dos luminares, uma ênfase em temas relacionados ao exercício dos prazeres, pois mesmo que o dispositor da fase lunar seja a própria Lua, Vênus está colocado como dispositor do Sol e de Júpiter, reforçando a finalização de processos ativados na retrogradação.
O Sol sem aspectos adicionais, coloca, como ponto central, a presença da quadratura com a Lua em Câncer. Há a necessidade de observar o modo como nos colocamos em relação com as pessoas e considerar se estamos estabelecendo dinâmicas em que as necessidades de ambos estão sendo consideradas e atendidas em alguma medida.
Por se tratar de uma quadratura minguante, é preciso avaliar de que forma a dinâmica precisa ser modificada e alterada. A condição do dispositor solar — no caso Vênus, regente de Libra — também pode ser considerada como fator de maior impacto nesse momento.
Considerando a circunstância de o dispositor solar ter acabado de finalizar seu processo de retrogradação, vale pontuar a relevância de estarmos atentos ao que emergiu, nos últimos tempos, como demanda em nossas vidas e trabalhar para que os ajustes comecem a tomar corpo efetivamente. Seguimos com o tema das relações em evidência, sem a perspectiva da revisão, no horizonte, mas com a necessidade de já implementarmos a ação de mudança.
A Lua está em quadratura com Quíron, e isso pode trazer à tona dores e dificuldades que ainda não tenhamos elaborado de alguma forma. É possível que sejam situações ativadas nessa última lunação e que agora passam a doer com mais força para que possamos compreendê-las e curá-las. Embora o aspecto seja considerado de conflito, muitas vezes é por essa via do confronto que acabamos conseguindo nos dedicar com mais empenho e obter os melhores resultados. Essa avaliação pode ser reforçada pelo acionamento, em aspecto de sextil, que Júpiter, o grande benéfico, faz à Lua.
Júpiter expande as oportunidades e nutre a Lua com sentimentos positivos, para que, mesmo que as dores sejam evidenciadas, a fé na cura e na superação do sofrimento possa ser alcançada. Júpiter está em Touro, sob regência de Vênus. Novamente, o planeta das relações, do prazer e do sentido de valor estabelece conexão e direciona o movimento para o campo do valor de si e da experiência de prazer e autenticidade nas relações.
Aprenda a lidar melhor com a sua saúde emocional e psicológica
O planeta Vênus, mencionado aqui no delineamento das condições de ambos os luminares, exerce ainda função significativa no céu. No que compete ao seu papel como dispositor do Sol, é relevante também mencionarmos a dupla recepção que ocorre nesse momento — pois Vênus encontra-se em Leão, signo regido pelo Sol. Então existe um modo de operar de Sol e Vênus que se dá de forma conjunta, em cooperação e com os dois se fortalecendo e constituindo uma espécie de aliança. Há, sem dúvidas, na pauta, o tema do autoamor e de como estamos nos colocando disponíveis para o outro, mas principalmente para viver o que é importante para nós mesmos nesses encontros. Ainda estamos vivendo o desdobramento da última retrogradação de Vênus, sendo agora o momento de efetivamente vermos as coisas andarem e seguirem novos rumos.
Os vínculos afetivos são, talvez, os mais difíceis de deixarmos pra trás, mas, em uma Lua Minguante no signo de Câncer, vale a gente rememorar os processos experimentados na revisão dos últimos dois meses e acionar, agora, os ajustes de ordem emocional que ainda forem necessários. Estamos ainda com a premissa de nos posicionarmos acerca do que desejamos e buscamos para a vida, pois é a partir disso que poderemos nutrir a vida de alegria. Vale o empenho!
Quer saber como o nativo de cada signo receberá a influência maravilhosa dessa Lua Minguante em Câncer? Leia, a seguir, as previsões para o seu signo solar e, para uma leitura mais detalhada e pessoal, leia também as previsões para o signo ascendente e o signo lunar do seu mapa de nascimento.
Lembre-se, no entanto, que o céu não determina nosso destino, apenas aponta as possibilidades que nos estão disponíveis. São sempre as nossas ações e decisões que conduzem o caminho. Sejamos sábios!
Áries – Relações familiares e a possibilidade de você desenvolver a real percepção do próprio valor diante dessas relações é o tema da vez. Há oportunidades de experimentar encontros alegres e prazerosos que acionem em você a compreensão de que você merece algo maior do que vem alcançando. Ouse buscar por mais. Coloque a sua coragem em cena e não tema as possíveis reações.
As finalizações difíceis que estiverem ocorrendo por esses dias tendem a liberar espaço para encontros mais significativos. Permita que os ciclos tenham seu fim.
Touro – Foque em desenvolver a boa comunicação no trabalho e nos processos do dia a dia, pois isso pode gerar impactos benéficos na sua saúde e no seu bem estar. Não subestime as possibilidades de experiências mais introspectivas e avalie as percepções que você venha a desenvolver nos momentos em que estiver só ou em casa. O período pede um novo olhar para os cuidados consigo mesmo.
Coloque-se em primeiro lugar e busque uma boa alimentação para que o corpo se fortaleça com o espírito.
Gêmeos – O momento pede para que você se certifique de que há espaços para a criação e a alegria na sua vida. Há reflexões importantes a serem feitas internamente para que os eventos externos possam ser acolhidos como algo estimulante e potente para a sua expressão pessoal. O valor do que você obtém com o seu próprio esforço ainda pode estar sendo questionado por você mesmo.
Faça uma revisão, por meio do diálogo com os amigos, e compreenda, durante a conversa, de que modo o seu próprio valor precisa ser defendido.
Câncer – Há a necessidade de definir melhor o modo como você conecta o campo familiar com seu campo de expressão pessoal, pois isso impacta no espaço social e ativa dores que ainda precisam ser elaboradas. Não é hora de se manter restrito a comportamentos e a expectativas do passado. Amplie a sua rede de contatos, converse e desenvolva a sua ação, no mundo, sob novas perspectivas.
É importante ampliar a sua participação social, incluindo outros grupos que viabilizem outros tipos de práticas na vida.
Leão – Acredite no seu potencial para aprender e crescer intelectual e profissionalmente, pois as oportunidades estão esperando um movimento seu para acontecerem. Há chances de que você obtenha um maior reconhecimento pelo seu empenho e esforço, então não evite se colocar em interação nos espaços que possam propiciar desenvolvimento.
Confie no seu valor e no trabalho que vem realizando. É hora de se expressar e se colocar disponível para as interações.
Virgem – As oportunidades de ganhos chegam mesmo em tempos de eliminar excessos. Reconheça o benefício que trabalhar com o essencial pode promover em sua vida. A expansão de horizontes, por vezes, passa por deixar a linha sem tantos elementos e definir com maior nitidez o caminho que precisa ser trilhado.
Entenda o que significa ter Lua em Câncer no Mapa Astral
Invista nesse trabalho e perceba como sua pessoa passa a ser o ponto de partida para quaisquer ganhos na vida. Você é o principal projeto de aprimoramento no período, invista em si mesmo.
Libra – Procure trabalhar o modo como a sua expressão pessoal favorece a sua imagem social e a construção de uma rede de contatos mais ampla. Há a possibilidade de você encontrar pessoas tendo afinidade com seus projetos. Isso pode permitir uma compreensão acerca de como, por vezes, é preciso exercitar as relações para além daquelas mais próximas, para que seja possível crescer.
Quem realmente estiver contigo há de acompanhar o movimento, então não se preocupe. A intimidade seguirá favorecida.
Escorpião – As oportunidades na carreira e na vida pública estão previstas, mas é preciso tranquilidade para compreender os caminhos que realmente fazem sentido para você. Confie nas suas relações e no auxílio que as parcerias de longa data podem oferecer para auxiliar nesse entendimento.
Busque auxílio também para organizar as questões de ordem mais prática e de impacto no cotidiano, pois, diante das alterações previstas, você pode ter dificuldade em lidar sozinho com todas as questões. Há ajuda, então conte com ela.
Sagitário – Aprofunde a percepção sobre a forma como a intimidade vem sendo vivida em sua vida. É possível que você venha a descobrir alguns gatilhos que, embora não impeçam você de desfrutar a vida com alegria, impõem restrições quando a proximidade começa a se instalar nas relações.
Aproveite os encontros do momento como campo de experiência para compreender as interações e o potencial que elas oferecem para você se desenvolver. Não tema a persistência dos afetos, eles podem se manter leves mesmo quando intensos.
Capricórnio – O período prevê momentos importantes para os relacionamentos. Todas as áreas de contato com o outro estão ativadas e prometem avanços significativos na compreensão de que cada encontro exerce uma função em sua vida.
As relações atuais estão sendo vivenciadas na perspectiva da construção de novos caminhos e projetos. Perceba como esses encontros evidenciam algumas dificuldades, relativas a experiências familiares, que precisam ser deixadas para trás. Permita-se renovar a vida.
Aquário — Para alcançar o longe, no campo dos afetos, é preciso viver as experiências cotidianas como potência de cuidado consigo e com o outro.
Tenha especial atenção ao papel que o diálogo e as conversas desempenham como espaço de construção de vínculos e de estabelecimento de limites saudáveis. Há a perspectiva de que se construa, nesse momento, uma percepção de lar — não pela retomada ou manutenção de um lugar, mas pela descoberta de maneiras mais amplas de viver em parceria.
Peixes – Aproveite o momento para comunicar suas ideias e criar espaços para que projetos com maior significado pessoal venham a se desenvolver. As palavras conectam você ao mundo externo e podem tornar mais belo o seu cotidiano no momento em que ele passa a reverberar a sua sensível personalidade.
Não duvide do que você consegue alcançar quando se dedica a potencializar o que habita o seu interior. Há perspectivas de bons retornos, caso você se disponibilize a realizar esse movimento.
Confira também: