Se você busca uma forma de reorganizar sua casa e, de quebra, equilibrar as energias do seu corpo e do seu lar, o Feng Shui é a técnica ideal.
Traduzido literalmente como “vento-água”, o Feng Shui é uma arte milenar, sendo uma das cinco artes da metafísica chinesa, que tem como ação principal a arrumação de cômodos com o intuito de atrair harmonia, balanceando a energia vital, ou “chi”, usando as energias do Universo para atingir esse objetivo.
A prática identifica os fluxos de energia em desequilíbrio — ou que se encontram estagnados ou acelerados. São aplicadas as técnicas de curas, fortalecendo o “chi” do ambiente. E esse trabalho pode ser aplicado tanto na sua casa como em ambientes corporativos.
O processo de cura atua sobre áreas que regem nossa vida — família, amigos, trabalho, relacionamento, saúde, dentre outras. Como resultado, conseguimos superar adversidades, atraímos prosperidade, melhoramos nossa relação com as pessoas e temos vários outros benefícios.
Antes de mais nada
Para incorporar o Feng Shui na sua vida e no seu lar, você precisa primeiro conhecer o baguá — um mapa que traz todos os centros de energia de cada parte da sua casa. Ele tem o formato octogonal, dividido em 8 segmentos (ba = oito, guá = lados): prosperidade, sucesso, relacionamento, criatividade, amigos, trabalho, espiritualidade e família. Seu centro representa o equilíbrio de Yin e Yang. É o “coração” da casa.
As soluções tradicionais são encontradas por meio de um rearranjo dos móveis, cores, plantas, iluminação e outros objetos. Essa rearrumação pode eliminar bloqueios, estimulando áreas que podem estar estagnadas, trazendo equilíbrio e prosperidade.
Tipos de Feng Shui
Existem várias técnicas de Feng Shui, cada uma tendo um objeto como base de estudo do ambiente. A mais usada é a Escola do Chapéu Negro, que se utiliza do baguá para fazer os procedimentos de rearrumação. As outras são:
- Escola dos Elementos: é construído um mapa com base no elemento e no animal que recebemos ao nascer;
- Escola da Forma: nessa técnica são utilizadas figuras geométricas para representar os elementos;
- Radiestesia: utiliza-se de gráficos, cobre, chumbo e mesa radiônica;
- Bússola: é o objeto que orienta e realiza a distribuição dos móveis e programa as pedras e cristais.
Uma ajudinha da Astrologia
Sabia que a Astrologia pode te dar uma mãozinha até na hora de aplicar o Feng Shui? Pois é. De acordo com o seu signo, é possível expressar qual é a melhor organização no seu ambiente de convívio — seja em casa, seja no trabalho. E, com base no elemento que rege seu signo, é possível saber também qual a planta ideal para trazer bons fluidos.
Começando pelas plantas, elas devem ser posicionadas em local de destaque, que possibilitem a emanação de energia. Para os signos regidos pelo elemento fogo (áries, leão e sagitário), o ideal são plantas de cores quentes. Aqueles regidos pelo elemento terra (touro, virgem e capricórnio) são mais atraídos por espaços abrangentes, como canteiros ou vasos grandes. Signos de ar (gêmeos, libra e aquário) se harmonizam com plantas penduradas (especialmente em suportes de macramê, que dão todo um charme à decoração). Para os signos regidos pela água (câncer, escorpião e peixes), vasos transparentes (preferencialmente de cristal ou vidro) são ideais.
Para cada signo em particular, confira a seguir as melhores práticas do Feng Shui na casa ou no trabalho.
Áries
Aposte em: entradas da casa (hall, portão e porta) harmonizadas; decorações que tenham cor e movimento; vermelho na decoração; mobiliário de ferro ou materiais mais modernos.
Evite: objetos danificados, acúmulo de acessórios nas gavetas ou armários (em especial bolsas).
Cores: amarelo e vermelho.
Touro
Aposte em: uma organização na sala de estar e de jantar; decoração que traga conforto e fluidez; móveis duráveis.
Evite: cores como marrom, ocre e verde-escuro; mudanças muito constantes (pois o signo se sente incomodado com muita alteração).
Cores: azul ou turquesa e verde-claro.
Gêmeos
Aposte em: harmonização de lugares de passagem (como corredores e escadas); objetos de artesanato; porta-livros; decoração moderna e eclética.
Evite: espelhos coloridos e reluzentes (para não atrapalhar o momento de repouso).
Cores: lilás, azul e branco.
Câncer
Aposte em: elementos afetivos; harmonização da cozinha; decoração (em especial com tapetes, passantes, carpetes e capachos); ambientes aconchegantes.
Evite: fotos antigas que possam trazer lembranças ruins; acúmulo de coisas (por mais que seja uma característica, isso pode trazer acúmulo de sentimentos).
Cores: rosa antigo e marfim.
Leão
Aposte em: decorações recreativas e sofisticadas; espaço para atividades físicas; piscina; lareira; harmonização da sala de estar.
Evite: energias negativas que chegam pela porta de entrada, filtrando com cristais e uma figa.
Cores: amarelo, dourado e azul.
Virgem
Aposte em: objetos úteis, seguros e práticos; organização de todos os cômodos; armários harmonizados; ambientes de trabalho equilibrados; livros; caixas de ferramentas.
Você também pode gostar:
Evite: objetos que tragam desalinhamento; móveis abertos, que podem deixar a bagunça aparente.
Cores: preto, cinza e azul.
Libra
Aposte em: decoração refinada; móveis com boa estética; quadros com pinturas clássicas e formas geométricas; tons pastéis nos elementos decorativos.
Evite: móveis muito grandes; cores que possam trazer negatividade, em especial no quarto, que é um local para relaxar; muitos elementos ocupando espaço (quanto mais arejamento e minimalismo, melhor).
Cores: rosa, azul e pêssego.
Escorpião
Aposte em: cores vivas, como lavanda; decoração atraente e charmosa; móveis práticos e fáceis de mudar de lugar (esse nativo adora fazer minirreformas e alterações constantes); interruptores que controlam a intensidade da luz.
Evite: janelas panorâmicas; ambientes muito abertos e devassados; cores muito escuras (podem trazer tristeza e peso ao ambiente, que já terá uma iluminação mais intimista).
Cores: verde, azul e lilás.
Sagitário
Aposte em: decoração cosmopolita; artigos de decoração coletados nas viagens ao redor do mundo; porta-retratos em vários cômodos da casa; boa iluminação e muito arejamento; espaços abertos, que evoquem independência e liberdade.
Evite: espaços confinados ou de acesso difícil; muita movimentação nos móveis.
Cores: azul e vermelho.
Capricórnio
Aposte em: decoração discreta; móveis tradicionais e práticos (de preferência familiares); ambiente clean e minimalista; cores sóbrias.
Evite: muitas cores num mesmo local; excesso de elementos; móveis ou acessórios que facilitem a desorganização ou que sejam pouco úteis.
Cores: preto, verde e branco.
Aquário
Aposte em: decoração exótica e autêntica; quadros e álbuns de fotografia; banheiros espaçosos; ambientes bem iluminados, em especial com iluminação natural; grandes espaços que agreguem muitas pessoas; cores vibrantes; formas futuristas.
Evite: espaços confinados; decoração retrô ou que “prenda” ao passado; elementos que absorvam energias ruins.
Cores: azul, lilás e amarelo.
Peixes
Aposte em: decoração harmônica; jardim florido e colorido; álbum de fotos; elementos afetivos e alegres; móveis românticos; espaço para animais; tons pastéis ou candy colors.
Evite: cores pesadas; espaços mínimos; objetos que transmitam frieza ou tristeza; móveis e objetos que facilitem a bagunça (pois esses nativos são bem desorganizados e desligados).
Cores: rosa-bebê, azul-celeste, verde-água e branco.
Se você se identificou com algumas dessas sugestões, experimente fazer na sua casa. Comece com um pequeno cômodo, para testar. Aos poucos, vá ampliando para outras partes da casa e surpreenda-se com os resultados e como pequenas mudanças podem fazer trazer bons fluidos e renovação de energias.
Gostou desta matéria? Envie a um amigo ou familiar. Assim, todo mundo também aproveita as dicas!
Confira também: