Os benefícios da yoga na gravidez

O yoga é uma filosofia prática que ajuda na disciplina corporal, no equilíbrio da mente e na estabilidade das emoções. É uma ciência que vai além do corpo, pois ajuda no autoconhecimento e na compreensão do papel de cada um na terra. É uma ótima opção para quem é gestante, pois ajuda na conexão com o próprio corpo e com o bebê. É trabalhado o físico e o mental, então é uma ótima prática para ajudar nas tensões desse período tão cheio de surpresas.

O ideal é que as grávidas pratiquem o yoga a partir do terceiro mês de gestação, pois o corpo passa por muitas mudanças e esse é o período em que o físico está mais apto para receber os exercícios.
Atenção, no entanto, pois as atividades só podem ser feitas mediante a liberação de um obstetra e com o acompanhamento de um profissional especializado em yoga gestacional. Por outro lado, se a gestante for adepta à prática, pode realizá-la no começo da gravidez, mas sempre com um profissional por perto.

Diante disso, preparamos 5 tópicos com alguns dos benefícios que o yoga pode proporcionar para a gestação:

1- Solta as tensões e ajuda no relaxamento:

Mulheres gravidas praticando yoga

Como é um período em que há liberação de muitos hormônios, a prática ajuda no relaxamento das tensões e equilíbrio das emoções. Suas técnicas auxiliam tanto no período gestacional, para que a mãe fique mais tranquila e passe a gestação da melhor forma possível, como também no período do parto, para que não haja muita tensão muscular, auxiliando no momento da saída do bebê.

2- Ajuda na qualidade do sono:

Sabemos que o período gestacional é cheio de desconfortos, então o yoga colabora para que as mamães se adaptem melhor a esse momento.

3- Ajuda a passar melhor pelo período de mudanças:

Mulher gravida com as mãos na barriga

Na gravidez, há várias mudanças e o yoga ajuda a trazer o equilíbrio em todas elas. Como há um grande trabalho de autoconhecimento, as mamães vão se adaptando ao seu novo corpo, aceitando as mudanças da melhor maneira possível.

4- Benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê:

A prática auxilia no controle de peso do bebê, em seu tamanho e na redução do nascimento prematuro. Além disso, há a prevenção da pré-eclâmpsia, que é o aumento da pressão arterial da mãe e que pode acontecer durante a gestação e pós-parto, o que afeta também a criança.

Você também pode gostar:
 

 

5- Conexão com o mundo interior e exterior:

Mulher gravida deitada em gramado
As mamães aprendem a ter uma maior sensibilidade com o mundo externo e mais ainda com o mundo interno, que é o seu próprio corpo. Elas passam a ter um relacionamento mais profundo com o seu bebê e com elas mesmas.
A gravidez é um período passageiro e o yoga é uma excelente ferramenta para que as mamães aproveitem esse momento especial ao máximo. Quem o pratica, transforma-se e, melhor ainda, fica mais íntima de si mesma e de seu bebê.

Confira também: