Oxum

Oxum é uma Orixá, considerada a rainha da água doce. Ela reina em rios, cachoeiras e é a deusa do rio Oxum, que fica localizado no sudoeste da Nigéria. Além disso, ela também é cultuada como a senhora do amor e da fertilidade e costuma ser muito consultada para solucionar problemas amorosos.

É representada por uma princesa jovem, vaidosa, amorosa e carinhosa. Também é muito vaidosa e repleta de riquezas espirituais, como sensibilidade e sabedoria. Ainda é comum que Oxum esteja ligada ao empoderamento feminino, ao ouro e às pedras preciosas.

Aprenda também sobre as cores dos orixás

Essa Orixá é cultuada na Umbanda, no Candomblé e em várias outras religiões de matriz africana. Nas religiões afro-brasileiras, ela é sincretizada com diversas “Nossas Senhoras”, como a Nossa Senhora Aparecida, na Bahia, Nossa Senhora da Conceição, no Rio de Janeiro e em São Paulo, e Nossa Senhora das Dores, em Minas Gerais.

A seguir, vamos falar mais sobre Oxum, citar suas principais características, trazer suas origens e história, além de também trazermos pontos e orações para essa entidade tão especial. Continue lendo!

Saiba mais sobre Oxum:

Quem é Oxum na Umbanda?

Para a Umbanda, Oxum compõe o início da Terceira Linha, que termina em Iemanjá. Ela é uma Yabá, ou seja, Orixá feminina, de acordo com as culturas africanas. Também possui o título de Iyálodê, o que significa que ela é a grande mãe entre todos os Orixás.

Oxum é cultuada como a deusa da beleza e a Orixá do amor, da fertilidade, da maternidade, do dinheiro, do ouro e das pedras preciosas, além de também ser a rainha das águas doces, como rios e cachoeiras, especialmente o rio Oxum (ou Osun), localizado na Nigéria.

Ela ainda é responsável por proteger os fetos e as crianças recém-nascidas e, por isso, costuma ser muito adorada pelas mulheres que desejam engravidar, que estão gestantes ou que já são mães.

Segundo os umbandistas, Oxum também é a senhora das emoções e da união. Dessa forma, é capaz de acalmar crises emocionais e existenciais que assolam a vida de seus filhos, trazendo mais paz, tranquilidade e aconselhamentos para que as melhores decisões sejam tomadas.

Oxum também domina a arte da adivinhação por meio do jogo de Búzios e frequentemente é acionada para auxiliar em relacionamentos amorosos, mostrando os caminhos mais pacíficos e indicados a serem seguidos, conforme a vida de cada um de seus filhos.

Características de Oxum

O arquétipo de Oxum condiz com o de uma mulher jovem, graciosa, elegante, bonita e muito vaidosa. Possui preferência por perfumes, jóias e roupas que remetem ao luxo. Além disso, a figura dessa Orixá carrega um espelho nas mãos e possui os braços repletos de braceletes de cobre, o seu metal favorito.

As cores de Oxum são o amarelo puxado para o dourado e o azul escuro. É representada por dois símbolos, sendo eles um espelho e um leque com estrela, também chamado de abébé. Os seus números são o 5, 7, 10 e 16, o seu dia da semana é o sábado e o seu elemento é a água, já que é a Orixá das águas calmas e doces.

As comidas que devem ser utilizadas em suas oferendas são: canjica, ovos, omolocum, xinxim, banana e mel. Também é possível oferecer perfumes, espelhos, adereços, como jóias e bijuterias, e flores amarelas ou brancas.

Saiba quais são as maiores entidades da umbanda

Para saudar Oxum, é necessário dizer “Orá Yê Yê Ô”, que significa: “olha por nós mãezinha” ou “salve a mãezinha”.

História e origem de Oxum

Desenho de orixá Oxum

Segundo a cultura africana, Oxum é filha dos Orixás Iemanjá e Oxalá, e irmã de Iansã. Foi criada perante vários mimos por seu pai, que sempre fez todas as suas vontades. Com o passar do tempo, se transformou em uma mulher belíssima e muito sedutora.

Foi a segunda esposa de Xangô, e entregou tudo o que tinha para obter o amor desse Orixá. Os mitos também indicam que Oxum se envolveu com outras entidades, como Ogum, Orunmilá, Oxóssi e Exu. Esse último, inclusive, foi quem ensinou a Oxum todos os segredos do oráculo, incluindo os conhecimentos da divindade Ifá.

Estima-se que em certo momento, todos os Orixás masculinos se reuniam para falar sobre os mais diversos assuntos que envolviam a humanidade. Oxum, que era barrada, assim como as outras Yabás, sempre achou isso muito injusto e insistia com muita frequência para participar das conversas. No entanto, continuou sendo barrada.

Dessa forma, ela tomou uma decisão séria: usou os seus poderes para tirar toda a fertilidade das mulheres. Percebendo que algo estava errado na Terra, os Orixás masculinos consultaram Olorum (considerado o pai dos Orixás), e ele contou o que Oxum havia feito.

Incapacitados de resolver essa questão, e vendo a humanidade sucumbir sem a gestação de novas crianças, eles convidaram Oxum para participar das reuniões. Desde então, ela segue presente em todos os encontros e usa toda a sua capacidade feminina para opinar a respeito dos humanos.

E, claro, a vida na Terra voltou a se multiplicar de maneira saudável, sempre com o apoio desta Yabá tão essencial para todos!

Filhos de Oxum

Os filhos de Oxum carregam várias das características positivas dessa deusa. Eles são vaidosos, valorizam o amor e trabalham duro para conquistar o que desejam, além de serem muito elegantes, charmosos e naturalmente sedutores.

Essas pessoas exalam beleza e sensualidade sem exageros. Conquistam facilmente os outros que estão ao seu redor e costumam chamar bastante a atenção. Também gostam de oferecer carinho para aqueles que amam, são atenciosas, sensatas e dedicadas.

Assim como Oxum, os seus filhos adoram a riqueza e tudo que remete à cor dourada. Gostam muito de joias e itens brilhantes, que tenham muito glitter e colorações chamativas. A autoestima desses indivíduos costuma ser bastante elevada e têm um padrão bem alto, principalmente quando o assunto são relacionamentos. Eles não costumam se envolver com qualquer um.

Para sustentar todos os caprichos e vontades, essas pessoas demonstram muita dedicação e força de vontade para evoluir sempre no quesito profissional. Quando traçam uma meta (o que é bem comum, pois gostam de deixar claro seus objetivos), elas vão até o fim e dão o máximo de si, sempre com muita inteligência para produzir mais com menos esforço.

Como Oxum é a Orixá do amor, não é surpresa para ninguém que seus filhos estejam sempre em busca de uma grande paixão. Trata-se de indivíduos muito sentimentais, que gostam de ter uma companhia romântica. E todo esse carinho não se restringe a relacionamentos amorosos, já que eles também dedicam muito amor e sensibilidade para amigos e familiares, preocupando-se sempre com o bem-estar de todos que estão ao redor deles.

Os filhos de Oxum possuem grande preocupação com as suas próprias imagens e têm medo do que outras pessoas podem pensar deles. Por isso, muitas vezes passam a impressão de serem exigentes, mesquinhos e esnobes. No entanto, ao conhecê-los, é possível perceber que são pessoas com um coração muito grande.

Dia de Oxum

O dia de Oxum é celebrado em 8 de dezembro em todos os estados do Brasil, seja na Umbanda ou no Candomblé. As festividades, dependendo do terreiro ou da casa, podem durar até uma semana e marcam os fins das celebrações do ano.

Dessa forma, são muito especiais, esbanjam riquezas e contam até com fogos de artifício, tudo para agradar, agradecer e cultuar essa Orixá tão importante.

10 coisas que você provavelmente não sabe sobre a umbanda

As comemorações ainda são marcadas por muita dança, comidas, oferendas, luxo e alegria. As filhas de Oxum se arrumam à caráter, utilizando peças de roupas douradas ou azul escuras, muitas jóias e braceletes de cobre, que ressoam os tilintares enquanto as moças dançam em homenagem à Orixá. Os espelhos, que fazem parte da figura da entidade, também são utilizados com muita frequência.

Podem acontecer, também, procissões, em que as as filhas da divindade caminham juntas com as oferendas, que podem incluir ipeté (comida típica de Oxum), adum e ecó. Ainda é possível que as mulheres carreguem cestas de flores amarelas e/ou brancas, conforme os gostos da Yabá.

Ponto de Oxum

Pessoas tocando instrumento em uma roda de umbanda

Confira alguns pontos utilizados para louvar, aclamar, se despedir ou chamar Oxum:

Ponto de chamada de Oxum
Mamãe Oxum, mamãe Oxum
Mamãe Oxum, Nanã
Me leva pras águas claras
Eu quero ver a sereia cantar
Eu quero ver os caboclinhos da areia
Trabalhando pra mãe Yemanjá

Ponto de louvação para Oxum
Eu vi mamãe Oxum da Cachoeira

Sentada na beira do rio (x 2)
Colhendo lírios, lírio ê
Colhendo lírios lírio á
Colhendo lírios
Para enfeitar nosso conga

Ponto de chamada para Oxum
Ela é Oxum, ela é menina
Ela é Oxum, ela é menina
Oxum da mina jé
Oxum da mina jé
Ê menina! Ê menina!
Ora iê iê, Oxum da Mina!
Ê menina! Ê menina!
Ora iê iê, Oxum da Mina!

Ponto de descarrego para Oxum
Descarrega, Mãe Oxum
Leva o que tem que levar
Descarrega, Mãe Oxum
Leva pras ondas do mar

Ponto de subida para Oxum
Mamãe Oxum
Salve a banda da senhora
Mamãe Oxum
Aiêiê já vai embora

Oração à Oxum

Oração para ter prosperidade e a proteção de Oxum

“Salve Oxum, dourada senhora da pele de ouro, bendita são tuas águas que lavam meu ser e me livram do mal. Oxum, divina rainha, bela orixá, venha a mim, caminhando na lua cheia, trazendo em suas mãos os lírios do amor de paz. Torna-me doce, suave e sedutor como tua és.

Oh! mamãe Oxum, proteja-me, faça que o amor seja constante em minha vida, e que eu possa amar toda a criação de Olorum. Proteja-me de todas as mandingas e feitiçarias. Dai-me o néctar de sua doçura e que eu consiga tudo o que desejo: a serenidade para agir de forma consciente e equilibrada.

Que eu seja como suas águas doces que seguem desbravadoras no curso dos rios, entrecortando pedras e se precipitando as cachoeiras, sem parar nem ter como voltar atrás, apenas seguindo meu caminho. Purifique minha alma e meu corpo com suas lágrimas de alento. Inunda-me com sua beleza, sua bondade e seu amor, enchendo minha vida de prosperidade. Salve Oxum!”.

Oração para pedir a Oxum o amor definitivo

“Dourada é a tua luz, assim como o ouro que te pertence! Derrama sua pureza cristalina, Orixá das águas doces. Não permita que a neblina obscureça o meu desejo mais profundo que é conseguir o amor mais verdadeiro, seguro, eterno e duradouro.

Estás presente nas cachoeiras, que são sagradas por si só. Portanto, faz com que se apague todo o sentimento se eu sofrer. Não verterei nenhuma lágrima por aqueles que não me correspondem no amor. Não sofrerei por ninguém.

Quem, com mentiras me faltar com o respeito, porque não permitirás que frieza, inveja ou ciúmes me traiam.

És doce, protetora, suave e vaidosa, feminina e sedutora. Ó mãe Oxum, dá-me teu axé! Dá-me a tua força, como o néctar mais sublime, para eu saber como respeitar e venerar. No mel está o teu segredo, que eu saberei utilizar!”

Oração para ter fertilidade em todas as áreas da vida

“Senhora da beleza e fertilidade, cobre meus caminhos com beleza e amor, tornando minha vida mais fértil em todas as áreas. Não permitas que eu chore mais por amor, abençoa meu coração! Trazei suas bênçãos para minha vida, atenda meus pedidos (cite aqui o que deseja pedir) para que eu encontre a beleza, a harmonia e a riqueza que somente a Senhora das Cachoeiras dá a seus filhos.”

Oração para invocar os poderes de Oxum

“Ora ie iê ô, Mamãe Oxum! Orixá das Águas Doces, tua graça é como o rio que flui. Oxum, ilumine nossos caminhos com teu axé e proteção. Ora ie iê ô!”

Oferendas e comida de Oxum

Velas amarelas

É possível realizar várias oferendas a Oxum por meio de comidas. As oferendas são, basicamente, pedidos importantes para a Orixá. Também podem ser um meio de agradecimento pelas graças conquistadas por meio das ações da divindade.

Alimentos como feijão fradinho, pêssego, melão amarelo e banana ouro devem ser entregues a Oxum perto de cachoeiras e nascentes de rios. O mesmo ocorre com flores como rosas e palmas amarelas.

Também existem oferendas simples que você pode fazer em casa, a fim de fazer um pedido a Oxum. Confira:

Você vai precisar de uma vela de 7 dias na cor amarela, 1 prato de louça amarelo ou branco, mel, melão maduro e flores amarelas, com exceção do girassol.

Primeiro, você irá fazer um corte no melão de uma maneira que as metades continuem juntas. Depois, coloque-o no prato e despeje o mel em toda a fruta. Posicione as flores da maneira que preferir, pode ser dentro do prato, junto com o melão, ou ao redor dele. Não se esqueça de acender a vela e manter o seu pensamento fixo no desejo da prosperidade.

Você deve finalizar a oferenda entregando-a em uma cachoeira. Se não for possível, coloque em uma floresta ou em um jardim.

Oferenda para engravidar

Você vai precisar de mel, meia xícara de açúcar, uma taça de vidro, a gema de um ovo cru, 5 velas comuns, que podem ser brancas ou amarelas, e 1 folha de papel escrito o seu nome 5 vezes.

Posicione o papel aberto no fundo da taça de vidro e, em seguida, coloque a gema do ovo na taça. É importante que ela esteja inteira; caso quebre, comece o processo novamente. Despeje o açúcar por cima da gema, junto com o mel, que deverá cobrir todo o açúcar.

Por último, complete a taça com água e guarde-a em um local privado, em que outras pessoas não terão acesso. Ao finalizar, acenda uma das velas e lembre-se de acender as outras por 5 dias seguidos, de preferência no mesmo horário da primeira.

Enquanto você prepara a oferenda, é importante que mantenha os seus pensamentos fixos nos seus desejos, isto é, engravidar.

Não se esqueça de compartilhar esse conteúdo!

Agora você já conhece a história e a origem de Oxum, as principais características dessa Orixá, além de também ter aprendido oferendas, orações e pontos da entidade.

Se você gostou do conteúdo, não esqueça de compartilhá-lo com amigos e familiares em suas redes sociais, para que outras pessoas também conheçam tudo a respeito de Oxum, uma entidade tão especial para a Umbanda!

Confira também: