Muito conhecida pelo seu uso em chás para transtornos nervosos e digestivos e no uso de cremes e pomadas para o tratamento de problemas de pele, a Camomila também é utilizada como essência floral.
Nos florais do Sistema da Califórnia, criados pela Patricia Kaminsky e pelo Richard Katz, a essência floral Chamomile é extraída da Matricaria Recutita. Essa herbácea se adapta a qualquer tipo de solo, precisando no mínimo de cinco horas diárias de luz solar direta e não suportando climas muito quentes. Suas flores são miúdas e forram jardins, campos e canteiros, sustentados a 30 cm ou 50 cm da Terra, por caules ramificados e ornamentados por folhas recortadas. Ela pertence à família das Compostas.
No Repertório das Essências Florais do Sistema da Califórnia, Patricia Kaminsky e Richard Katz dizem que aquele que necessita da essência floral Chamomile está sujeito a humores muito variáveis e emoções em constante flutuação. A pessoa que precisa de Chamomile tende a acumular tensão psíquica ao longo do dia, principalmente na região do estômago. Muitas vezes, tem dificuldade em liberar o estresse à noite e, por isso, sofre de insônia.
Chamomile auxilia a estabilizar as emoções que se alteram pelas tensões do cotidiano e que, muitas vezes, bloqueiam a região do peito e do estômago e desencadeiam distúrbios digestivos e sintomas gástricos.
Chamomile reduz também a ansiedade e o nervosismo das pessoas que não conseguem desligar-se dos problemas emocionais, aliviando o estresse após algum evento que causou esse estado. Diminui a hiperatividade, a instabilidade emocional e o mau humor, resgatando o autocontrole e o equilíbrio das emoções.
Os florais não têm contraindicação e podem ser utilizados por pessoas de qualquer idade, inclusive bebês, sendo possível usá-los conjuntamente com qualquer outro tratamento que seja necessário. São encontrados nas boas farmácias de homeopatia e manipulação de todo o país. Normalmente, são utilizados tomando-se 4 gotas 4 vezes ao dia.
Confira também: