Quando falamos de cuidar da saúde, de maneira geral, nos vem à mente o cuidado com nosso corpo. Cuidar a alimentação, o sono, fazer exercícios. Tudo isso é realmente importante, mas sempre acabamos esquecendo de cuidar de nossa mente e de nossos corações. O cuidado emocional sempre acaba esquecido e negligenciado. Neste texto, quero falar sobre a importância de cuidar de sua saúde emocional e psicológica e também como cuidar dela.
Importância de sua saúde emocional e psicológica
Pense em uma bola de basquete que você precisa imergir em uma piscina. Você terá que fazer uma certa força para que ela fique submersa. E quanto mais ar ela carrega em si, mais força você terá que fazer. Porém, se você ficar desatento e deixar de fazer essa força, a bola voltará para cima com a mesma força que você empenhou nela. A piscina seria nosso inconsciente; e as diversas bolas, as emoções que não cuidamos. Essas emoções podem vir de traumas com nossos pais, cuidadores, irmãos e pessoas importantes que passaram em nossa vida.
É exatamente assim que acontece quando não damos a devida atenção para nossas emoções. Tentamos jogar para baixo e não sentir as coisas que nos deixam angustiados. Tentamos não tomar contato com nosso lado emocional nem com a dor que muitas experiências nos trouxeram. Porém, quando essas emoções vêm à tona, elas tendem a serem destrutivas e a gerarem muitos comportamentos sabotadores.
Qual a saída desse quadro?
Precisamos estudar a mente. É preciso buscar conhecer e cuidar de nossa mente, assim como cuidamos de nosso corpo. É necessário olhar para o nosso inconsciente e para o que ele esconde.
Se estamos nos sentindo mal emocionalmente, precisamos procurar apoio. Esse estudo pode ser feito de maneira individual, mas sempre é bom contar com o apoio de alguém que lhe ajude a enxergar seus pontos de falha. Psicólogos, terapeutas, psicanalistas, sempre é bom pesquisar para saber para quem você irá contar a dor mais íntima que carrega.
Você também pode gostar:
Mas cuidar de suas emoções também é poder falar sobre o que sente. Nas suas relações, sempre deve ser possível que você não jogue para baixo do tapete o que sente, mas sim que possa falar e dizer quais emoções estão emergindo naquela situação. Se nos calarmos, jogamos a bola para o fundo da nossa piscina. Por isso, precisamos olhar para nosso interior e dar voz às nossas emoções.
Outra saída é escrever. A escrita nos ajuda a elaborar o que acontece conosco, dando uma nova visão sobre a nossa vida. Conseguimos colocar para fora o que sentimos e dar novos símbolos à dor que carregamos.
Precisamos tomar contato com nossas emoções, cuidando de nossa saúde emocional e mental; mas isso só é possível se dermos a devida importância à nossa saúde psíquica.
E você? Anda cuidando de sua saúde emocional? Ou ainda joga todas as bolas na água?