Nossos hábitos moldam nossa realidade. Afinal, são os comportamentos que produzem os resultados em nossa vida. Precisamos estar atentos aos hábitos que cultivamos. Porém, todo hábito possui um padrão mental. Esse pensamento tem sua origem na tensão que a emoção gera. Se não estamos atentos a que emoção e padrão mental está por trás de nossas ações, acabamos sendo vítimas de hábitos sabotadores.
Mas podemos observar os hábitos sabotadores e, por meio deles, iniciar nossa investigação para saber quais são os padrões mentais por trás deles. Vamos ver 5 hábitos sabotadores que você precisa abandonar:
1. Ser extremamente crítico consigo e com os outros
Normalmente, a pessoa que é crítica consigo acaba sendo muito dura e crítica com os outros. Esse hábito constrói uma pessoa que parece sempre estar mal-humorada e que nunca está satisfeita consigo. Ela não consegue perceber suas capacidades, e a sua régua extremamente alta acaba diminuindo sua autoestima.
É preciso aceitar seus erros e ver suas qualidades. Entender a real causa de sua crítica é outro caminho. A pessoa pode ter tido pessoas muito severas, que exigiam demais dela. Assim, ela sempre se critica como uma maneira de evitar errar; mas, ao invés de conseguir esse efeito, a única coisa que a pessoa consegue é aumentar sua angústia e ansiedade.
2. Jamais falar o que sente
Quando não falamos o que sentimos, ou então evitamos conversar com alguém e dizer como está nossa relação, acabamos sabotando nossos relacionamentos. Ao não falarmos sobre algo que sentimos, acabamos jogando, debaixo do tapete, toda nossa angústia. Isso pode acumular, gerando ansiedade e tensão.
Essa tensão acaba saindo por outra via e gerando autossabotagem em outras áreas de nossa vida. Se não posso falar com A sobre esse assunto, vou descontar em B, pois assim não preciso acumular essa tensão em mim.
3. Sempre dizer sim a tudo e nunca impor limites
Dar limites aos outros é respeitar seu espaço e não aceitar qualquer coisa que peçam a você. Não há problema em ajudar os outros, desde que isso não prejudique você. Se você diz sim para o que lhe pedem, mas depois se sente mal, isso significa que isso está sugando sua energia e lhe prejudicando.
Pode ser que você tenha um conflito. Muitas vezes, é como uma regra interna que nos diz que precisamos sempre ser solícitos para ser uma boa pessoa. O conflito acontece quando essa regra interna encontra nossa necessidade de preservação. Essa necessidade nos faz sentir esgotados e sugados por sempre atender às demandas do outro em detrimento dos nossos desejos.
4. Não ter tempo para você mesma
É importante ter um tempo para respirar, para poder descansar e recarregar suas energias. Separe um momento em sua vida como um espaço de autocuidado. Esse momento precisa ser de parar, de descansar e de não fazer absolutamente nada. Esse espaço que damos nos ajuda a ter mais energia para lidar com os desafios. É no espaço que podemos construir as coisas. Se você não tem espaço, você se sentirá sobrecarregada e cheia de ansiedade.
5. Se identificar com as coisas que sente.
Um dos erros mais comuns que cometemos é nos identificarmos com nossas emoções. Identificar-se com as emoções é aquela pessoa que fala que é ansiosa, depressiva, triste, irritada etc. As emoções são apenas um estado da mente e não uma forma de ser. A ansiedade é sua, mas não é você. Se nos dermos conta dessa realidade, entendemos que somos mais do que nossas emoções, que podemos sentir, até mesmo, mais de uma emoção ao mesmo tempo.
Você também pode gostar:
Desvende se a sua felicidade é realmente autêntica
Siga 3 passos para controlar a energia da felicidade
Atente-se aos 5 piores hábitos de cada signo
Esses são os 5 hábitos que devemos cuidar e abandonar no ano que se inicia. Está preparada para este ano?