O Mapa Astral é composto de vários elementos, entre eles, os signos, os planetas e as casas. A interação desses elementos estrutura boa parte de nossa personalidade. Por exemplo, associações entre casas e planetas trazem as energias planetárias para áreas de nossa vida. Uma dessas associações, foco deste artigo, diz respeito a Plutão na Casa 2.
Mas, para entender essa conjunção astral, primeiro você precisa saber quem é quem no contexto do Mapa: os signos são as energias, os arquétipos que revelam atributos. Os planetas expressam o modo e potencialidade com que essa energia (signo) atua. E as casas são o “terreno” onde tudo ocorre. Cada casa rege uma área ou aspecto de nossa vida — amor, carreira, tabus, saúde, rotina, e assim por diante.
Você encontrará nesse artigo:
Com isso em mente, você vai compreender melhor a relação entre a segunda casa e o último planeta. Em seguida, vamos explicar melhor sobre cada um desses dois elementos e as características de quem tem esse posicionamento no Mapa. Não perca nenhum detalhe!
O que significa Plutão no Mapa Astral?
Na Astronomia, Plutão foi rebaixado a planeta-anão, mas na Astrologia ainda é um planeta, e poderosíssimo, por sinal. No Mapa Natal, ele mostra onde e por que é necessário fazer uma faxina radical na vida. Obriga a desapegar daquilo que não nos cabe mais. Os temas que ele rege são os mais temidos, aqueles que queremos varrer para baixo do tapete: morte, tabus, medos e nossos sentimentos mais sombrios.
Mas ele também revela uma força que nunca imaginaríamos ter, que surge quando mais precisamos, quando somos convocados por nosso instinto de sobrevivência. Mostra que nada é permanente e que há ciclos que devem ser encerrados. Plutão traz cura para nossas dores, mas não vem “suave”, não. Ele mete o pé na porta, abrindo, forçando espaço para o novo.
FAÇA AGORA SEU MAPA ASTRAL GRATUITO
De forma positiva, ele traz: poder de regeneração, controle dos impulsos negativos, tendência ao desapego e transmutação de nossas energias reprimidas em propósitos. Já negativamente falando, ele produz um egocentrismo excessivo, obsessões e comportamentos destrutivos e autodestrutivos.
Regente natural do signo de Escorpião e da Casa 8 (em corregência com Marte), Plutão é considerado um planeta geracional, uma vez que fica de 14 a 20 anos em cada signo, influenciando uma mesma geração. Mas isso não implica indivíduos com a mesma personalidade. Além disso, Plutão pode aparecer em casas diferentes, expressando aspectos distintos para cada um. E então, como será que ele agiria na Casa 2? É o que iremos falar, mais adiante.
A Casa 2 na Astrologia
Antes de falarmos sobre a interação de Plutão com a segunda casa, iremos explicar melhor essa subdivisão do Mapa, identificando quais áreas da vida são regidas por ela. A Casa 2 é uma das quatro sucedentes — aquelas que simbolizam nosso desenvolvimento pessoal. Ela rege as nossas finanças e nossa capacidade produtiva.
A Casa 2 versa sobre o sustento, a força por meio do trabalho e os recursos essenciais para nossa sobrevivência. Mas não é só sobre ganho de dinheiro que ela fala. Essa casa também trata da forma como despendemos o que ganhamos, além de se relacionar com os valores que atribuímos às coisas.
Regida naturalmente pelo signo de Touro e pelo planeta Vênus, ela também define se alguém é mais gastador ou mais econômico, se usa o dinheiro para investir em imóveis ou estudos, entre outras preferências. Ela representa valorização profissional, estabilidade e motivação para trabalhar. Mas, por outro lado, pode trazer teimosia, apego material e medo de ousar.
Significado de Plutão na Casa 2
Toda casa tem um signo e um ou mais planetas como regentes naturais. Porém, nos achados do nosso Mapa, podem aparecer diferentes planetas e signos, que irão injetar suas energias, somadas às que já são próprias dessa casa. Assim como Plutão na Casa 2, foco deste artigo.
Se seu Mapa trouxe essa configuração, isso significa que o planeta estava “passeando” pela sua segunda casa no momento em que você veio ao mundo. Com isso, ele deixou suas influências — positivas e negativas — nessa área de sua vida.
Aspectos positivos de Plutão na Casa 2
Plutão na Casa 2 traz uma exímia habilidade de ganhar dinheiro, por meio da descoberta de oportunidades “escondidas”. Por outro lado, pode acender uma necessidade de conciliar a profissão com os novos valores que porventura surjam ao longo da vida.
Entenda como Netuno e Plutão exercem influência na música
Essa configuração também revela autossuficiência, intuição e sensibilidade para perceber potenciais recursos. Além disso, promove uma consciência mais profunda dos aspectos materiais.
Aspectos negativos de Plutão na Casa 2
A facilidade de ganhar dinheiro pode trazer um problema: achar que tudo pode ser medido por ele. O que traz uma energia de ambição, ganância, egoísmo, indiferença e uma mente bastante calculista.
Outro problema é que: o que vem fácil, também pode ir fácil. Seja por uma vida de altos e baixos, seja pela irresponsabilidade em lidar com as finanças, já que é “mole” arrumar dinheiro. Outra preocupação é o comportamento autodestrutivo, que precisa ser trabalhado, para transformar essa energia, uma vez que Plutão é o planeta da regeneração.
Características de quem nasce com Plutão na Casa 2
Quem nasce com essa configuração astral é alguém com “olhos de águia” quando o assunto é enxergar oportunidades ocultas de ganhar dinheiro. Pode ser bem-sucedido em áreas como estratégias de negócios, pesquisas, grandes organizações, e por aí vai. Além de “tirar leite de pedra” em qualquer chance, também consegue dar a volta por cima quando é atingido por algum revés.
Além de ser um ímã para dinheiro, essa pessoa é próspera no âmbito intelectual e espiritual — considerando os bons aspectos de Plutão. Porque, quando o planeta está em desarmonia, ela pode passar por transformações financeiras drásticas, no sentido de ganhar muito dinheiro e perder tudo em seguida.
Descubra como o alinhamento dos planetas nos afeta
Na verdade, essa é até uma boa lição, já que essa pessoa tem a tendência de valorizar o material sobre o pessoal. Sendo assim, é um aprendizado: os outros têm seu valor, que está em sua essência. Eles não são moeda de troca, não são marionetes se movendo ao nosso bel-prazer.
Plutão vem como um furacão em nossas vidas, ele nos coloca de frente com aquilo que menos queremos olhar. Mas ele não vem só para destruir, vem para colocar a casa em ordem, para nos regenerar, nos fazer renascer com uma fênix. Se você tem essa associação planetária no Mapa, as reviravoltas que ele traz podem despertar sua força interna de superação e fazer com que você encontre o equilíbrio.
Confira também: