Isso já deve ter acontecido com você: planeja chegar em um objetivo, seja uma dieta, começar exercícios, começar um novo hábito, mas basta que passe algum tempo e ficamos desanimados e sem energia para sustentar a decisão. Isso acontece exatamente porque não temos o que é necessário para manter um novo hábito: energia constante. Neste texto vou falar sobre o que é energia constante e como fazer para desenvolver essa energia que gera incríveis benefícios em nossa vida.
Energia constante
Energia constante é quando conseguimos manter nossa energia, independentemente das situações, não oscilando diante dos desafios e problemas que ocorrem. De maneira geral, somos carregados pelos eventos e nossa energia, assim como nossa emoção, é carregada. Tomemos como exemplo a pessoa que inicia uma academia. Na primeira semana essa pessoa está muito motivada e consegue realizar seus exercícios. Contudo, com o passar do tempo, pode ser que sua energia se esvaia e logo começam as faltas e o desânimo. O que a mantém indo é sua energia, mas quando sua mente começa com pensamentos que carregam essa energia, essa pessoa logo desiste. Pensamentos como: “amanhã faço”, “hoje não irei” etc.
Outro exemplo em que podemos ver a movimentação de nossa energia é quando somos atraídos por coisas de nosso interesse no momento em que vamos a uma loja. Ao olharmos um objeto, nossa energia se movimenta e sentimos que devemos ter aquele objeto. Porém, basta que um tempo se passe e nossa energia é carregada novamente para outro objeto de desejo. Basta que observe que o prazer de comprar rapidamente se extingue depois que temos a posse do que desejamos.
Descubra se você está se sabotando!
Por que nossa energia é carregada?
Nossa mente é altamente volátil. Não conseguimos manter nossa concentração por mais de dois minutos em algo. Nossa mente não está treinada para não ser carregada pelas emoções, estímulos e sensações. Quando aparece algo novo, nossa energia se movimenta e junto com isso nosso desejo se manifesta. Assim, quando estamos imbuídos em alguma nova mudança de hábito, nossa energia tende a dispersar de uma hora para outra. É por isso que para manter um novo hábito precisamos desenvolver uma energia constante.
Desenvolvendo uma energia constante
Para desenvolver uma energia constante, precisamos treiná-la para não ser carregada frente aos estímulos que recebemos. Para isso, podemos utilizar a meditação e a contemplação. Estamos tão condicionados a responder de maneira rápida a todas as demandas que esquecemos como não sermos responsivos.
Para sairmos desse condicionamento, precisamos contemplar e meditar. Contemplação é quando você observa um mesmo objeto de todos os possíveis sentidos, sem deixar sua mente e energia ser carregada. Você mantém sua energia focada na contemplação do mesmo objeto, não deixando que a distração o atinja.
Quando alcançamos esse estado, temos então a condição de gerar energia quando precisamos. Imagine poder gerar energia quando você mais precisa, quando a vida lhe traz revezes. É muito fácil ficar motivado quando as coisas estão dando certo, mas e quando as coisas não saem como a gente espera? Como nos comportamos?
Ao desenvolver essa energia constante, podemos auxiliar as pessoas também, pois teremos a energia necessária, gerada a partir de nossa acumulação em praticar a não responsividade. É possível desenvolvermos essa capacidade, pois se hoje temos a condição de ter a energia condicionada, também podemos ter essa mesma energia livre do condicionamento.
Leia também: Alimentos que influenciam na sua energia positiva
Confira também: