A administração do tempo é um tema que gera muitas buscas. Todos querem aprender a ter mais efetividade com seu tempo e conseguir aproveitar melhor seu dia. Conciliar trabalho e lazer, família e profissão é um desafio e tanto. Ainda mais quando temos muitas tarefas e parece que precisamos de mais tempo para organizar tudo. A sensação é que a vida é uma bagunça e que estamos sempre apagando incêndios.
A administração do tempo não precisa ser assim. Pode ser algo leve, que permita a você viver uma vida repleta das coisas que valoriza, que te trazem retorno e que te são satisfatórias. Sim, isso é possível de se realizar.
Para isso acontecer, é necessário entender a diferença entre organização do tempo e organização da vida.
Administração do tempo x Administração da vida
Se organizamos nosso tempo, não pensamos que tarefas iremos realizar. Apenas agrupamos aquelas que aparecem, que surgem em nossa vida. Não somos nós que decidimos o que vamos fazer, mas somos aqueles que separam quando será feito. Não estamos vivendo o que queremos, estamos apenas administrando o que faremos com aquilo que vem.
O tempo da nossa vida é único. Não temos nada mais valioso que o nosso tempo. Por isso é que administrar o tempo que temos é como não perceber a riqueza que é a vida. Algo escasso, único e que não temos como recuperar.
Já administrar a vida é fazer as escolhas que queremos. É desenvolver um olhar profundo sobre o que queremos fazer com nossa vida. Quais coisas são importantes para nós e o que estamos fazendo com o tempo que temos de vida. Nossa vida é única e preciosa. Não podemos desperdiçá-la vivendo qualquer coisa que aparecer para nós.
Precisamos aprender a administrar nossa vida e, para fazer isso, é necessário definir o que é prioridade. Com isso, assumir a autoria de nossa vida. Seria assumir a responsabilidade do que desejamos viver. Olhar para nossos valores, para o que desejamos ampliar em nossa vida, que pessoas são importantes nela, que relações queremos manter e cultivar, que habilidades precisamos desenvolver para beneficiar quem queremos.
O que é importante para você? Quais as pessoas em sua vida são importantes? Que relações hoje precisa cultivar? Quanto tempo quer passar ao lado dessas pessoas? Quem você beneficia hoje? Está contente com sua vida e como as coisas estão? Se não está, que coisas te incomodam?
O trabalho é uma forma de ajudarmos o outro e de se alegrar com isso. A felicidade e o sentido não está em apenas retirar coisas do mundo e ter prazer na aquisição de coisas. A felicidade e o sentido da vida está em nos sentirmos úteis e pertencentes. Pertencentes a um grupo/família/comunidade e úteis para essas pessoas.
Você também pode gostar:
Precisamos nos perguntar se hoje nos sentimos úteis, pois não importa onde esteja, você sempre beneficia alguém com seu trabalho. Mesmo que não veja isso. É necessário olhar o que estamos fazendo com nossa vida e o que queremos para nós. Que tipo de coisas são importantes.
Isso não fará nossa vida ser mais fácil de levar e nem garante que não teremos mais problemas. Mas garante que saberemos o porquê estamos enfrentando tais situações e o porquê vale a pena fazer o que estamos fazendo.
Chegou a hora de administrar a sua vida e isso requer fazer escolhas. Quais são as suas?
Confira também: