As crises de ansiedade ou transtornos da ansiedade, atingem mais de 264 milhões de pessoas ao redor do mundo.
Esse foi o resultado de uma pesquisa realizada em 2019 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Esse número assustador indica que a grande maioria de nós já passou ou ainda terá crises de ansiedade.
Não é para menos. Com uma vida cada vez mais cheia de compromissos, nossa ansiedade dispara frente às incertezas da vida.
Porém a ansiedade aqui não é a grande vilã. Isso mesmo que você leu. A ansiedade é, na verdade, uma emoção protetiva, e, neste texto, quero desfazer algumas ideias que temos sobre a ansiedade.
Crenças da ansiedade
Vai me matar. MITO. A ansiedade é uma emoção protetiva. Ela é o medo antecipado do futuro. Ela, na verdade, tem a função de antecipar quaisquer ameaças que estejam prestes a acontecer.
Ninguém morre de ansiedade. A pessoa pode até sofrer de alguma outra doença que a ansiedade pode amplificar, mas ninguém morre por estar muito ansioso.
Pode causar cáries. VERDADE. Quando uma pessoa é muito ansiosa, seu sistema simpático, responsável pela resposta de luta ou fuga, se aciona com mais frequência. Isso faz com que a pessoa deixe de salivar, o que pode levar a cáries.
Nunca irá passar. MITO. O nosso corpo não permanece no estado de estresse durante muito tempo. A não ser que você realmente precise correr ou fugir. Então, com o passar do tempo, a ansiedade irá diminuindo e os sintomas irão passar.
O coração acelerado e a falta de ar irão me matar. MITO. O coração acelerado é exatamente porque o seu corpo entrou no modo de luta e fuga. Ele irá bombear mais sangue para musculatura, e seu pulmão irá se ampliar e hiperventilar.
A falta de ar é porque há muita entrada de oxigênio – e, quanto maior a ansiedade, mais o sistema demanda. Isso pode causar tonturas. Mesmo assim, seu corpo não vai ter uma parada respiratória e nem sufocar.
Se você respirar dentro de um saco ou em sua mão fechada, irá equilibrar a entrada de oxigênio em seu organismo novamente, e os sintomas irão passar.
A ansiedade me deixa tonto. MITO. Na verdade, ela pode tirar seu foco. Se você tem ansiedade por uma preocupação por algo, é provável que tenha dificuldade em se concentrar e focar nas coisas que gostaria. Mas não deixaria você com baixa capacidade produtiva.
Ansiedade tira minha produtividade. VERDADE. Mas depende do nível de ansiedade. Ela pode ser paralisante, mas também precisamos de um pouco de ansiedade e energia para fazer as tarefas do nosso dia. Dependerá do seu nível de ansiedade.
Você também pode gostar:
A ansiedade é um distúrbio. MITO. A ansiedade em si não é um distúrbio emocional, apenas se você tiver um transtorno de ansiedade. Na verdade, a ansiedade é uma emoção protetiva, que visa precaver prováveis ou futuros perigos.
Então, para ser considerada um distúrbio, dependerá de intensidade e quantidade de eventos.
Esses são alguns mitos e verdades sobre a ansiedade. Se quiser saber mais a respeito, pode entrar em contato comigo para agendar uma conversa. Procure sempre um profissional capacitado para te ajudar. Saúde mental é algo sério e precisa ser tratada como tal.