Você tem algum talento? Sim? Não? Caso não tenha um, irá descobri-lo, e caso já saiba, porém não sabe como desenvolver, é hora de descobrir! Talento é um gosto especial por algum tipo de atividade que pode ser desenvolvida, por exemplo, cantar. E quanto mais cantamos no chuveiro, menos piores ficamos, essa é a verdade. Porém, existem vários outros exemplos e, no fim, se resume àquela velha história: vai de cada um.
Ter consciência dos seus talentos é importante, porque uma vez que investir nisso poderá descobrir um novo hobby, ou melhor, trabalhar com algo que você gosta e consequentemente ser mais feliz, já que você verá valor no seu trabalho, vai se desenvolver, se sentirá produtivo, e ainda ganhará dinheiro com isso.
Como descobrir seus talentos?
-
Pense em algo que você goste. Caso não saiba de nada - e isso é mais normal do que imagina - pense em algo que gostava muito quando era criança, como desenhar ou brincar de lego.
-
Pense em algo que você é capaz de aprender rápido. Tendemos a gostar de fazer aquilo que somos bons.
-
Pense numa atividade que quando você realiza, ela simplesmente te consome e você fica completamente absorto. Se algo te entretém a esse ponto, já é um sinal.
-
Pense em algum assunto que você fala muito e sempre tem algo novo para comentar.
-
Pesquise, o mundo é um emaranhado gigantesco de possibilidades. Com certeza, há algo em que você seja bom.
-
Em último caso, converse com seus conhecidos, amigos e familiares para saber o que eles pensam. Ouvir uma segunda opinião é sempre bom já que, às vezes, eles veem coisas que são invisíveis aos nossos olhos confusos.
Como desenvolver seus talentos?
-
Antes de qualquer coisa, vença suas barreiras. Livre-se dos seus medos e preconceitos. Se você tem um talento, invista nele.
-
Mantenha-se curioso, há sempre mais para saber. Pesquise na internet, nos livros, opção é o que não falta.
-
Busque sobre o assunto em outro idioma, ficará surpreso com os pontos de vista e outras linhas de pensamento que podem aparecer.
-
Espelhe-se em outras pessoas da área, ou faça contatos para se desenvolver junto.
-
Matricule-se em cursos, ter alguém para te explicar e tirar suas dúvidas é sempre útil.
-
E por último, mas não menos importante: pratique. Seja o que for, coloque a mão na massa e arranje um tempo para essa atividade no seu dia a dia.
A verdade é que nem sempre é fácil descobrir um talento, e após a descoberta pode ser muito difícil aceitar e, por fim, desenvolvê-la. O importante é decidir encontrar essa vocação e nunca desistir. Como diria Albus Dumbledore:
“São as nossas escolhas que revelam o que realmente somos,
muito mais do que as nossas qualidades.”
Artigo escrito por Amanda Magliaro da Equipe Horóscopo Virtual.
Confira também: