Há algum tempo atrás, fiz em meu canal no YouTube um vídeo falando sobre como alcançar a felicidade sozinho. O nome desse vídeo é “Aprenda a ser feliz sozinho”, esse vídeo teve muitas visualizações e muitas pessoas falando sobre a dificuldade de alcançar a felicidade sozinhas.
Pensando nisso, decidi escrever este texto falando sobre as 3 principais dificuldades em encontrar a felicidade e como fazer para mudar esse padrão. Então, esse texto será dividido basicamente assim:
-
3 razões que o impedem de ser feliz sozinho;
-
Porque é importante ser feliz sozinho
-
Como gerar a própria felicidade.
3 Razões que o impedem de ser feliz sozinho
1º Fizeram você acreditar que não é completo
Diariamente, somos bombardeados com filmes, novelas e livros sobre o encontro da outra metade, como se não fossemos completos por si só. Somos ensinados que não seremos completos se não tivermos alguém ao nosso lado e isso gera um sentimento de vazio e tristeza. Contudo, você é um ser completo, que tem uma sabedoria interior. Você não precisa de ninguém para ser completo, pois já é, mesmo que não saiba disso.
2º É necessário encontrar uma pessoa para que você seja feliz
Você não precisa de outra pessoa para ser feliz, pois é capaz de gerar sua própria felicidade. A felicidade é algo que transborda e, quando estamos felizes e amamos a nós mesmos, somos capazes de compartilhar esse amor com outras pessoas. Assim transbordamos amor. Quando estamos carentes, transbordamos carência e esperamos que as outras pessoas supram nossa falta. Mas não é preciso ser assim. É possível aumentar o seu amor-próprio para assim poder compartilhá-lo com outras pessoas.
3º Não conhecer a si mesmo
Quem não se conhece e não se dá essa oportunidade acha angustiante estar sozinho. Acho extremamente fundamental ter um tempo só para descobrir quem você é, com seus defeitos e qualidades e assim dar-se a oportunidade de se apaixonar por si mesmo. Veja que quando falo de amor-próprio não estou me referindo a convencimento ou orgulho, pois tais emoções têm sua origem no medo. Eu falo de um amor-próprio que conhece seus defeitos e aceita a si mesmo. Você tem se dado essa oportunidade de se conhecer?
Por que é importante ser feliz sozinho
Quando não encontramos a felicidade própria, fica impossível ser feliz com outras pessoas. Se você não se aceita e não se ama, o máximo que vai conseguir é projetar seus problemas consigo no outro. É mais ou menos assim: uma pessoa que acredita ser ruim vai olhar o mundo de uma perspectiva negativa e achando que ninguém gosta dela, pois ela mesma não gosta de si.
Agora, se você está feliz sozinho, consegue compartilhar essa felicidade com outras pessoas. Porque o amor que sente por você mesmo pode transbordar até o outro.
E como geramos essa felicidade?
Podemos gerar essa felicidade através do reconhecimento de nossa própria natureza, que é bela e completa em si. Toda pessoa é única, assim como as gotas da chuva. A natureza jamais se repete. Você, com suas emoções, qualidades, defeitos e até mesmo falhas, é único, uma perfeição por si só. Você deve reconhecer que, assim como qualquer ser do universo, é merecedor de seu amor. Se reconhecer isso, do fundo de seu coração, vai sentir a felicidade brotar em seu coração e o melhor: essa felicidade não dependerá de nenhuma condição.
Se gostou deste texto, compartilhe e o dê de presente a alguém. Afinal, um dos geradores de felicidade é presentear.
Confira também: