A ayurveda é uma medicina alternativa, criada na Índia, que tem como base 5 elementos: éter (espaço), fogo, terra, água e ar. Neste mundo, desde uma pedra até os nossos complexos corpos ou as estrelas lá no céu, tudo é formado por esses elementos. Mas por que isso é importante?
Acontece que nessa linha de pensamento, existem três princípios, ou doshas, responsáveis por manter o nosso corpo em harmonia. Nossos doshas são definidos com base nas nossas características físicas, mentais e psicológicas. E cada um de nós abriga 3 desses princípios dentro de nós, sendo que um, ou dois, para a maioria das pessoas, são predominantes.
Vata
Esse dosha é uma mistura do elemento ar e éter, e está ligado com a liberação de energia. Quem tem esse elemento em predominância, costuma ser magro, ativo e criativo, porém costuma ter o intestino preso.
Pitta
Dosha formado pelos elementos fogo e água, e está relacionado com a produção de energia. Quem tem esse dosha em relevância, costuma ter um bom físico, ser ativo, organizado e decidido, porém são pessoas que ficam nervosas com facilidade.
Kapha
Dosha composto pelos elementos água e terra, e está ligado à assimilação de energia. Quem tem esse princípio elevado, costuma ter uma tendência ao ganho de peso, são seres calmos, carinhosos e um pouco preguiçosos.
Leia mais sobre a medicina ayurvédica e como começar a praticá-la na sua rotina!
O que você pode não saber é que os doshas também têm uma influência astrológica com os signos (Rashis) e os planetas (Grahas), sendo que cada um deles também têm um dosha dominante. E não só isso, alguns de nós têm uma combinação uniforme de todos os três doshas, conhecidos como Tridoshic ou Tridhatu.
-
Signos Vata: Touro (Vrishibha), Virgem (Kanya) e Capricórnio (Makara);
-
Signos Pitta: Áries (Mesha), Leão (Simha) e Sagitário (Dhanus);
-
Signos Kapha: Câncer (Karkata), Escorpião (Vrishchika) e Peixes (Mina);
-
Signos Trihatu: Gêmeos (Mithuna), Libra (Tula) e Aquário (Kumbha).
-
Planetas Vata: Saturno (Shani) e Rahu;
-
Planetas Pitta: Sol (Surya), Marte (Mangala) e Ketu;
-
Planetas Kapha: Lua (Soma), Vênus (Shukra) e Júpiter (Guru);
-
Planetas Trihatu: Mercúrio (Buddha).
O mais interessante é que consultando um especialista em Ayurveda, ele pode te dizer exatamente quais são os seus doshas (independentemente de haver alguns testes na internet), e ele também saberá te dizer se eles estão em harmonia ou não! Caso não estejam, isso pode abrir o caminho para alguma enfermidade, isso se você já não estiver se sentindo mal de alguma forma. Um bom exemplo do poder da combinação dessas duas "ciências" é que em nossos mapas de nascimento, os Doshas de nosso Ascendente, junto ao nosso planeta regente e o regente da sexta casa (responsável pela saúde e doenças), podem nos trazer um alerta sobre possíveis desequilíbrios em nossos corpos. Claro, isso deve ser feito com o auxílio de um profissional. Mas é incrível o quanto os nossos signos e os nossos doshas podem nos revelar informações sobre nós mesmos, principalmente sobre a nossa saúde. Não custa nada tentar conhecer, não é mesmo!?
Confira também: