Para que serve a medicina ayurveda?

Você já ouviu falar em medicina ayurveda? Pois saiba que ela não pertence aos tempos modernos. Muito pelo contrário. Essa medicina holística surgiu na Índia há mais de 3 mil anos! Diferentemente de muitos tratamentos, esse conceito trabalha a prevenção da doença. Em outras palavras, ela garante que você esteja em equilíbrio — em todos os sentidos possíveis —, a fim de promover sua saúde.

Não ficou muito claro? Calma. Nós vamos explicar.

Como a ayurveda funciona

Mulher branca sentada num campo com elementos da ayurveda.

Como dito anteriormente, essa medicina milenar trabalha garantindo sua saúde, em vez de fazê-lo lutar contra doenças propriamente ditas. Ela defende que, por meio do equilíbrio de nosso espírito, nosso corpo e nossa mente, nós temos tudo para estar com nosso bem-estar em dia. Assim, levando em consideração que tudo no Universo está conectado, caso haja algo atrapalhando a harmonia entre esses três fatores, você eventualmente adoeceria. Exemplos do que pode afetar esse balanço são complicações no nascimento, genética, mudanças climáticas ou estacionais, idade e até as suas próprias emoções.

Descubra como a medicina alternativa pode curar as feridas emocionais!

Aqueles que praticam a ayurveda acreditam que todos somos compostos dos seguintes elementos: espaço, ar, fogo, água e terra. Combinados, esses elementos formam energias chamadas doshas, que garantem o funcionamento do nosso corpo. Normalmente todos apresentamos uma combinação única de todos esses elementos, contudo um costuma se sobressair em relação aos outros.

Vata dosha (espaço e ar)

Acredita-se que seja o mais poderoso dos três doshas. Controla funções muito básicas dos nossos corpos, como a mente, a respiração, o fluxo sanguíneo e a parte do sistema digestivo. O que pode afetá-lo negativamente é comer logo após já ter feito uma refeição, ter medo ou ficar acordado até tarde. Caso esse seja seu dosha mais forte, pode ser que tenha mais chances de desenvolver asma, ansiedade, problemas de pele, arritmia ou problemas cardíacos.

Pitta dosha (fogo e água)

Esse dosha controla grande parte do sistema digestivo, do metabolismo e até de determinados hormônios normalmente ligados ao apetite. Exemplos do que pode tirá-lo do seu balanço original são ingerir comidas apimentadas e passar muito tempo no sol. Caso esse seja seu dosha principal, você pode ser mais propenso a desenvolver problemas cardíacos, pressão alta e infecções.

Kapha dosha (água e terra)

Kapha dosha controla crescimento dos músculos, força corporal, estabilidade, peso e sistema imunológico. A causa de seu desequilíbrio pode ser dormir durante o dia, comer muito doce ou ingerir bebidas e comidas que contenham muito sal ou água. Caso seja seu dosha mais forte, é possível que desenvolva asma, problemas respiratórios, câncer, diabetes, náusea e obesidade.

Ayuverda na prática

Elementos para a ayuverda.

O profissional irá criar um tratamento feito especialmente para você levando em consideração seu físico e emocional, seu dosha mais forte e o balanço que existe entre esses elementos. O objetivo é limpar seu corpo de tudo o que é indigesto e que possa levar a algum tipo de enfermidade. Esse processo, chamado de panchakarma, busca reduzir os sintomas, bem como restaurar a harmonia e o equilíbrio do seu corpo, sua mente e seu espírito.

Ayurveda e Astrologia: compreenda a relação dos doshas com os signos!

O profissional pode trabalhar com massagens, óleos medicinais, ervas e muitos outros métodos.

Benefícios

Perda e controle de peso

Ainda que o controle do peso não seja o objetivo da ayurveda, ele acaba por ser uma consequência, uma vez que a alimentação garante a desintoxicação do corpo.

Melhora na saúde da pele e do cabelo

Mulher branca de costas com as mãos no cabelo.

Mais uma das consequências de uma alimentação balanceada, a ayurveda foca no consumo de alimentos frescos, levando em consideração seu dosha mais forte, seu histórico médico, suas tradicões etc. Graças à grande concentração de comidas ricas em antioxidantes, a saúde da pele e do cabelo é o primeiro a sentir os efeitos.

Alívio do estresse

Alimentação balanceada, prática de exercícios físicos, técnicas de meditação e respiração, massagem e tratamentos naturais permitem que o corpo relaxe, desintoxique-se e rejuvenesça.

Redução de inflamações

Mulher branca com inflamação no pescoço.

Alimentação ruim, horários desregulados, falta de sono e má digestão podem levar a inflamações. Como a ayurveda foca na mudança do estilo de vida, promovendo melhor alimentação e qualidade de sono, a tendência é que as inflamações reduzam com o tempo.

Limpeza do corpo

Por meio do processo de limpeza do corpo conhecido como panchakarma, eliminam-se toxinas que normalmente atrapalham o bom funcionamento do corpo, promovendo uma verdadeira desintoxicação.

Diminuição da pressão sanguínea, do colesterol e de sintomas de outras doenças

Mulher branca deitada recebendo o tratamento da ayurverda.

Por meio da alimentação saudável e das práticas de relaxamento, a ayurveda leva o praticante a uma vida mais calma e saudável, promovendo a diminuição da pressão sanguínea, do colesterol e de tantas outras doenças que são causadas por estresse ou má alimentação.

Entenda por que não conseguimos ficar sempre saudáveis!

Como ficou implícito, a prática mais completa da ayurveda pede que um profissional da área o acompanhe. Contudo, caso não tenha condições no momento, você pode continuar lendo cada vez mais sobre o assunto e aplicar à sua rotina o que lhe convier. Em outras palavras, contanto que você passe a viver de forma mais consciente, alimentando-se bem, cuidando do seu corpo, da sua mente e do seu espírito, você já estará dando seus primeiros passos nesse caminho! A prática já coleciona 3 mil anos de história, e o pouquinho que você fizer todos os dias com certeza o ajudará a garantir sua saúde e seu bem-estar.

Confira também: