Atualmente, Câncer é representado pelo caranguejo, mas antigamente, na Grécia, era simbolizado por uma tartaruga ou jabuti. Ambos têm casca dura e interiores macios, assim como os nativos do signo.
O fato do jabuti representar Câncer, para os gregos, é devido à regência do signo ser do deus Hermes, na época.
Logo após nascer, Hermes saiu de casa e viu um jabuti (ou tartaruga), e usou sua casca para construir a lira, instrumento musical, que depois passou para Apolo. Hermes era um deus traquinas e muito inteligente. E os cancerianos costumam (apesar de isso não ser citado na Astrologia moderna) ser muito inteligentes e perspicazes.
Atualmente, Câncer é regido pela Lua, que possui várias fases, sendo cada fase representada por uma deusa, mostrando as fases pelas quais o canceriano passa e seus dons psíquicos.
Para os gregos, a Lua regia o comércio, negócios, enchentes e vazantes das marés. Lembrando que Hermes era considerado um deus lunar e regia o comércio também. Cancerianos também são hábeis comerciantes, podendo ser sovinas e avarentos.
Vemos então em Câncer, tanto o aspecto feminino (Lua) e o masculino (Hermes). Por isso, para Carl Jung, esse é o signo mais complexo do zodíaco.
Confira também: