O verão é pura curtição, é um momento de sair com os amigos e aproveitar os dias e as noites quentes. É um típico momento que as pessoas ficam mais comunicativas, novas amizades nascem e boas histórias para contar ficam sempre registradas. Mas é preciso ter cautela, porque o verão também traz índices de acidentes, doenças e problemas que podem estragar qualquer viagem.
Acidentes de carro
Infelizmente muitas pessoas são irresponsáveis no trânsito, misturam bebida e direção e muitas vezes extrapolam os limites de velocidade. Muitos acidentes podem acontecer nessas situações. Então não beba antes de dirigir, respeite as regras de trânsito e fique sempre atento aos motoristas ao redor nas estradas, eles podem trazer riscos a sua segurança.
Não se esqueça de fazer uma revisão no seu carro antes de viajar e conte com uma assistência 24 horas caso o carro dê algum problema.
Áreas de risco
As chuvas, infelizmente, em certas regiões do país são um verdadeiro pesadelo com deslizamentos e desabamentos. E mesmo cientes desses problemas, existem muitos hotéis, pousadas e hostels em áreas de risco. Por isso, antes de viajar informe-se bem da área onde vai viajar.
Doenças
Quando é verão, é comum assistir aos jornais e noticiarem que o Brasil tem surtos de dengue, principalmente, e muitas outras doenças que são muito graves.
O caso do Aedes aegypti, por exemplo, está mais grave. Sendo que desta vez, o mosquito já está transmitindo doenças como o Zika e chikungunya, além da dengue. Por isso, é importantíssimo não deixar focos de água parada em vasos de plantas e não dar espaço para que os mosquitos se reproduzam. É importante também utilizar repelentes e inseticidas.
Atenção no mar
Apesar de formarem paisagens excepcionais, os mares também são típicos palcos de tragédias que podem ser evitadas se houver cautela. Ficar atento e respeitar as sinalizações do local é fundamental. Elas indicam onde há correnteza e perigo de tubarões. Evite entrar enquanto a maré estiver alta e as ondas estiverem violentas. E não vá para áreas profundas do mar, deixe a água na altura do umbigo que você estará seguro.
Aproveite e faça do seu verão um momento marcante, mas tenha cautela, zele pela sua segurança e a segurança das pessoas que estão próximas a você.
Confira também: