Está cada vez mais difícil vivermos nossos dias sem contarmos com as tecnologias, até porque elas estão por toda parte. Quando estamos dirigindo nossos carros, já não nos preocupamos mais em conhecer os caminhos, já que os aplicativos já podem pensar por nós. Também é bem frequente precisarmos fazer algumas receitas dezenas de vezes para decorá-las e não precisarmos mais dos nossos smartphones, tablets ou computadores.
Os eletrônicos já se tornaram grandes artigos de ostentação e, consequentemente, muito cobiçados. Porém, com as grandes evoluções, artigos com preços muito altos desvalorizam muito rápido e se tornam obsoletos muito rápido. E assim, nós entramos num ciclo consumista sem fim.
Isso não quer dizer que a tecnologia deva ser evitada. Pelo contrário. Ela veio para ser utilizada e só traz coisas boas, mas só precisamos consumi-la com mais sabedoria, não devemos depender delas, porque quando acabar a bateria do smarphone, nós ainda estamos perdidos em algum lugar e não temos a menor ideia de como vamos voltar para casa. Devemos aprender, devemos exercitar nossas capacidades cognitivas e devemos pensar na sustentabilidade. Devemos questionar até quando ficar trocando de celular de seis em seis meses não é prejudicial para o planeta.
Nós precisamos urgentemente começar a escolher empresas que respeitam as práticas mais sustentáveis para o mundo, além de mudar nossos hábitos. Também precisamos entender que existem alguns artigos tecnológicos realmente poderosos, mas que não serão tão úteis para nós. E é possível conferir isso na própria internet, pois existem muitos portais que falam de tecnologia e mostram o ideal para cada tipo de pessoa.
Sim, é possível comprar um smartphone que atenda todas as suas necessidades e que custe muito menos, assim como é possível encontrar um notebook bom e barato, ou um tablete que seja o melhor e mais em conta para o que você vai usar. E assim é que se faz um consumo mais responsável, sábio e a melhor utilização da tecnologia.
Por isso, é importante pesquisar e é importante saber lidar da melhor forma com a tecnologia porque, caso contrário, pode trazer danos à forma de vida e ao planeta se não pensarmos com responsabilidade.
Confira também: