Como cultivar uma mente pacífica

Em meu artigo anterior (3 formas de ampliar a capacidade de sua mente), falei sobre formas de aumentar sua capacidade mental. Uma dessas formas é o cultivo de uma mente pacífica. Havia prometido um aprofundamento nesse tema, portanto, esse texto abordará 5 formas para cultivar uma mente pacífica.

Mente pacífica

Mãe e filha meditando

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A mente pacífica não é algo fixo, mas sim uma posição de nossa mente. Uma maneira de agir e ver o mundo, principalmente diante de situações desafiadoras. Quando estamos irritados e nervosos, diminuímos nossa capacidade de pensar com clareza e de tomar ações assertivas. Isso ocorre porque nossa mente entra no estado de proteção, de luta ou fuga, pensando apenas na autopreservação. 

Ao ficarmos calmos, nossa mente opera de maneira resolutiva e tranquila e, mesmo que a situação não tenha solução, conseguimos avançar serenos no caos, pois temos a serenidade em nossa mente e em nosso coração. 

1º Medite 

Pessoas meditando

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Meditar é fundamental para cultivar a mente pacífica. Além de treinar nossa atenção, treinamos a não-responsividade, isto é, a capacidade de não responder de forma automática aos eventos. Se uma situação ocorre, pensamos antes de agir, fazendo brotar a lucidez em nossas ações. 

2º Sono tranquilo 

Pessoa dormindo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para termos a mente tranquila, ela precisa descansar. Eis aí a importância de dormirmos e termos uma noite de sono tranquila. O mais importante não é o tempo, mas a qualidade de seu sono.

Você também pode gostar:

Acabar com a insônia é uma das prioridades para quem deseja ter uma mente pacífica e serena. 

3º Alimentação 

Mulher anotando em planilha e alimentos ao fundo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Somos o que comemos. Se você ingere muitos alimentos que são agressivos ao seu organismo, isso com certeza afetará seu humor e sua capacidade de manter a mente tranquila. Por isso, prefira menos alimentos industrializados, consulte um nutricionista para que consiga fazer uma reeducação alimentar. Alterar hábitos alimentares altera a forma que nos relacionamos com nosso corpo e também nossas emoções.  

4º Movimente-se 

Idosos fazendo exercício

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nosso corpo precisa de movimento, necessita de alongamentos e exercícios constantes. Ao cuidarmos de nosso corpo, aquietamos nossa mente. Precisamos cuidar de nossas partes mental, física e emocional, para desenvolvermos ações pacíficas e serenas. Se não cuidamos de nosso corpo, acabamos adoecendo emocional e mentalmente. 

No entanto, aqui cabe uma indicação: muitas pessoas confundem cuidado do corpo com cultura do corpo perfeito. O extremo de exercícios pode muito bem prejudicar. Muitas pessoas que possuem essa necessidade de perfeição acabam entrando em um ciclo de sofrimento, porque é a perfeição se torna algo inalcançável. Movimentar-se significa cuidar para que os excessos ou faltas de exercícios não prejudiquem a você. Aqui é o caminho do meio. 

5º Aprenda a impermanência

Silhueta de mulher de braços abertos e Sol ao fundo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Já abordei esse assunto em outros textos, mas acredito ser importante retomar esse assunto, já que falamos sobre a mente pacífica. O momento que mais precisamos de uma mente pacífica é diante de situações estressantes. Enquanto o mar está calmo, qualquer um navega, mas e quando as tormentas atingem? 

A impermanência vem no sentido de compreender que nada, nem de bom, nem de ruim, dura para sempre. A vida é feita de ciclos, por isso, não precisamos nos desesperar quando algo de ruim acontece. Precisamos entender esse conceito e saber que nosso sofrimento ou problema é temporário e relativo a aquele momento. 

Se quiser saber mais sobre qualquer um desses temas, me escreva. Terei prazer em ajudar você.

Confira também: