Nosso ambiente de trabalho pode ser estressante, pode ter muitas tarefas e nem por isso ser um ambiente tóxico. Um ambiente nocivo pode gerar muitos problemas emocionais e também de saúde. Por isso é importante saber quais as características de um ambiente tóxico e o que você pode fazer para tentar se proteger.
Pense se em seu trabalho há essas características:
Cobranças excessivas: Quando falo sobre cobranças, digo de cobranças irreais de metas e tempo. Trabalhar sempre até depois do horário, metas que nunca são atingidas e que continuam aumentando. Uma pressão por resultados que também não considera o descanso da pessoa. Esse tipo de cobrança existe em ambientes assim.
A chantagem emocional que controle você
Clima organizacional tenso: O clima nunca é bom quando o ambiente é tóxico. É provável que haja muita competição e dificuldades nos relacionamentos. Também que a gerência sinta que está pressionada e isso se transfira para a equipe. Assim, o clima está sempre com uma tensão de relacionamentos problemáticos e pressões que precisam atender.
Sentimento de insegurança: Ocorre que em ambientes tóxicos existe muito controle. Câmeras, fones, sistema de controle de tempo, etc. Isso aumenta a ideia de que a empresa não confia no seu colaborador. Dessa maneira, acaba ficando um sentimento de insegurança presente em todos os colaboradores.
Ameaças constantes: Ameaças tanto verbais como subentendidas. O gerente pode expressar diretamente, como uma ameaça de demissão. Ou informar que “medidas serão tomadas” caso tal ação não seja tomada. Um exemplo seria uma frase que ouvi certa vez. “Estamos com os custos muito altos. Precisamos reduzir se não atingirmos a meta. Então pensem que um colega pode sair a qualquer momento se não atingirmos. ” Além de assédio moral, temos a ameaça de que alguém irá sair.
Não confunda esses transtornos com narcisismo
Assédios: Assédios podem ser de cunho moral ou sexual. Se você sente que há assédios que atentam contra sua moral ou de cunho sexual, é fundamental procurar ajuda. Os assédios podem ser envergonhar publicamente o colaborador na frente da equipe, xingar, tentativa de diminuir a pessoa. Até casos como pressão para que a pessoa saia com o chefe, promessa de prêmios para que a pessoa faça algo que não seja sua função profissional.
Aqui já estamos em um nível onde o ambiente passa a ser nocivo e ataca a integridade do colaborador. Por isso é importante nesses casos procurar ajuda e até mesmo seus direitos. Se chegou nesse nível é importante procurar apoio profissional.
Saindo do problema
Se você se identificou com essas situações, é bom tomar cuidado. Pois ambientes assim tendem a tirar nossa saúde mental e emocional. Para isso, é bom tomarmos algumas ações.
1 - Trocar de lugar. Nenhuma mudança precisa ser imediata, mas podemos nos planejar para fazer mudanças que nos levem a uma vida melhor.
2 - Entender que você merece um lugar melhor. Não é porque algo ruim aconteceu que você precisa aceitar essa situação. Entender que merece ser bem tratado é o primeiro passo para mudar.
A importância de fazer terapia para o bem-estar mental
3 - Não aceite intimidações. Se o ambiente é tóxico e faz mal à sua saúde, imponha limites e comece hoje a ter um plano para sua migração. Sua saúde é mais importante que resultados.
Se quiser saber mais sobre esse assunto, basta me seguir também no Instagram, no @ericksonpsicologo.
Confira também: