Quando falamos sobre propósito no trabalho, normalmente, as pessoas atribuem isso a coisas de que gostam, a seu trabalho fazer sentido, a ser algo prazeroso e que propicie satisfação. Entretanto, quando falamos sobre a questão do propósito, nos referimos ao verdadeiro porquê de seu trabalho. Ao real motivo que, ao ser descoberto, gerará mais satisfação em suas atividades.
Mas qual é esse real propósito?
No livro, Felicidade Genuína, do professor Allan Wallace, o autor aponta dois tipos de felicidade. Primeiro, a felicidade hedonista, que vem das coisas que adquirimos do mundo, e que seria a felicidade que temos quando recebemos uma promoção, quando compramos um carro novo, quando adquirimos uma casa nova ou até mesmo quando recebemos presentes.
Esse tipo de felicidade, porém, se esvai à medida que o tempo passa. Quando compramos nosso carro a alegria é imediata, mas basta que passe o primeiro ano e não estamos já tão felizes com a conquista. Da mesma forma a promoção no trabalho. Logo nos damos conta de que com a promoção veio também mais responsabilidades e isso vai diminuir essa alegria hedonista, que está mais ligada às realizações do eu.
Existe também um segundo tipo: a felicidade genuína. Essa felicidade, diferentemente da hedonista, não vem das coisas que pegamos do mundo, mas sim das coisas que levamos ao mundo. Podemos experimentar essa felicidade de diversas maneiras. Quando damos um presente a alguém que amamos e essa pessoa fica muito feliz; no momento em que estamos fazendo algo para nossa comunidade; ou quando nos sentimos sendo de utilidade para nossa sociedade.
Em pesquisas feitas sobre a felicidade, como no documentário “Happy”, há certo consenso de que uma das coisas que nos traz a felicidade é o senso de utilidade e propósito. Mas o real propósito a que o documentário e o professor Allan Wallace se referem é gerar benefício para as pessoas com nosso trabalho. Se olharmos desse modo para nosso trabalho, nossa ansiedade, estresse e medos diminuirão. Não importa onde estejamos, sempre geramos benefícios com nosso trabalho.
Olhar para os benefícios que geramos não é tão usual, infelizmente. Precisamos desenvolver esse olhar. Se você trabalha com vendas, precisa ver o benefício que gera. Um vendedor de sapatos ajuda a pessoa a escolher um calçado em que ela se sinta confortável. Um contador organiza as finanças e valores de seus clientes, ajuda a pessoa a sustentar sua vida.
Você também pode gostar:
-
Tome decisões na sua vida profissional pelo Tarot do Trabalho
-
Direcione o seu propósito de forma a aumentar sua felicidade
Quando observamos que geramos benefícios para as pessoas, entendemos que nosso trabalho está para além de apenas sustentar nossa vida. Conseguimos ver o quanto somos importantes para as pessoas que ajudamos. Se entendemos que esse é o propósito real do trabalho, conseguiremos ver o quanto ajudamos as pessoas. Se você está em uma empresa, está auxiliando seus colegas a desenvolver o sustento da vida deles. Isso é muito importante. Precisamos nos conectar com o significado que dá sentido ao nosso trabalho. Precisamos olhar para isso e entender o quanto beneficiamos as pessoas com nossas funções.
Entendendo esse sentido, iremos lidar melhor com os estresses de nosso trabalho. Isso porque não estaremos fazendo as coisas apenas por nós, mas pelas pessoas que se beneficiam com nosso trabalho.
Pense em quantas pessoas você ajuda diariamente. Pense no quanto você colabora com sua família e com tantas outras. Quantas pessoas você ajuda com seu trabalho. Esse é o verdadeiro sentido e o real propósito do trabalho.
Confira também: