Relacionamentos de qualquer natureza são complicados. Seja com sua família, seu namorado, ou melhor amiga, é preciso saber lidar com o outro para conseguir se relacionar de maneira saudável e de forma que só traga coisas boas para os envolvidos, e não coisas ruins. Mas, algumas vezes isso não é possível. Quando uma amizade se torna muito competitiva, por exemplo, quem você tanto gosta e admira passa a te machucar e te magoar. E aí, o que você faz em uma situação dessas? Como deve-se agir diante de uma amizade que se torna uma verdadeira competição? Separamos alguns conselhos que podem te ajudar, caso você esteja passando por isso.
Seja firme: quando você sentir que algum amigo seu está incitando-o a alguma atividade competitiva ou, pior, está tentando passar por cima de você ou mostrar como ele é melhor que você em determinada atividade, posicione-se. Diga que não gosta desse tipo de atitude. Caso ele insista no comportamento competitivo, ele pode te magoar, te ofender e ferir seus sentimentos seriamente, por isso, talvez, seja melhor ou evitar situações que você sabe que o incite a ter estes comportamentos, ou evitar seu amigo.
Entre no jogo: se você também tem espírito competitivo e aceita as situações de competição propostas nessa amizade, entre no jogo. Isso significa que, não importa o que aconteça, tudo ficará bem entre vocês. Caso você seja vitorioso, não esfregue isso no rosto do seu amigo; lembre-se que ferir os sentimentos de alguém não é, e nunca vai ser, legal ou sequer necessário. Ele sabe tanto quanto você que ele perdeu. E, caso você perca, cumprimente seu amigo pela conquista e logo depois, você tem duas opções: ou reflete sobre o que aconteceu para perceber onde foi seu erro para tentar mudar, ou deixe para lá. O importante é não ficar irritado ou triste com o que aconteceu, de forma que não afete sua amizade.
Seja sincero: muitas vezes, após conquistarmos algo que queremos, acabamos, sem perceber, magoando as outras pessoas que queriam conquistar o mesmo que a gente. Isso pode acontecer numa amizade. Caso você e seu amigo estejam em uma competição por algo, desafiando um ao outro para alcançar um objetivo, e você alcança e ele não, suas atitudes posteriores podem magoá-lo - a forma como você comemora, se você tirar sarro dele e as coisas que você fala, por exemplo, podem ser vistas como atitudes rudes e desnecessárias. Seja sincero com seu amigo. Explique que, quando você faz isso, a intenção não é magoá-lo ou ferir os sentimentos dele. Você está apenas expressando sua alegria e, sem perceber, pode acabar extrapolando.
Seja direto: não adianta você tentar conversar com seu amigo sobre o que está te incomodando usando meias palavras. É importante ser educado, mas, ao mesmo tempo, claro e direto, para que não haja nenhuma falha de comunicação entre vocês. Tentar falar indiretamente ou falar de uma forma subliminar talvez resolvam, caso seu amigo perceba e entenda a mensagem, mas e se ele não perceber? Por isso, é muito mais fácil ser objetivo em seu recado.
Perdoe e seja perdoado: mesmo que não seja a sua intenção, pode acontecer de você extrapolar nas comemorações e brincadeiras e isso pode acabar magoando seu amigo. Quando isso acontecer, e você conseguir perceber ou seu amigo te diga de fato que está magoado, não tenha vergonha em se desculpar. Diga a ele que foi completamente sem querer e que você se esforçará ao máximo para que não aconteça de novo, e que é importante para você que não fique qualquer tipo de atrito na amizade por conta disso. Do contrário, quando você se sentir magoado, converse com seu amigo e escute o que ele tem a dizer. Entenda o lado dele também, afinal todos erramos, e perdoe, da mesma forma que você precisará ser perdoado vez ou outra.
Reflita e reconheça: a concorrência e a competitividade são aspectos que devem existir em nossa vida, enquanto nos fizerem bem e nos estimularem a progredir, evoluir e melhorar. Caso já tenha extrapolado estes limites e estejam virando características insustentáveis, vale refletir um pouco e perceber que chegou a hora de mudar! Lembre-se que não é vergonha nenhuma reconhecer um erro; ruim mesmo é continuar errando, mesmo quando já percebemos o erro. Lembre-se que uma das melhores coisas da vida é ter a consciência tranquila!
Confira também: