A nossa vida é feita de altos e baixos. Sempre teremos dificuldades e desafios na vida. Não conseguiremos jamais viver sem nenhum problema. Se não nos dermos conta dessa realidade, sempre sofreremos por causa das dificuldades.
Entretanto podemos ter uma escolha. A escolha de quais serão nossos desafios. Para isso, precisamos escolher o nosso caminho. Qual é a nossa jornada e para onde iremos.
Como traçar a própria jornada
Você já se questionou que tipo de marca deseja deixar no mundo? Que coisas quer realizar antes de sua partida? O que é importante hoje em sua vida?
Se temos um objetivo para seguir e um caminho para trilhar, não iremos nos importar com as pedras que nele surgem. Porque são apenas obstáculos em nosso caminho, os quais precisamos superar. Precisamos definir qual é a jornada que iremos seguir.
Para isso, precisamos primeiro definir quais são as nossas identidades. Identidades são os papéis que assumimos. É a forma que utilizamos para interagir com o meio e de realizar nosso sustento. Algumas identidades são psicólogo, pai, filho, mãe, escritora, gerente, namorada, filha etc. São as coisas que fazemos. Elas não definem quem somos, mas são a maneira como agimos no mundo. É por meio delas que vamos realizar nossos sonhos e objetivos.
Quais são as suas identidades? Você está satisfeito com elas hoje? Quais pessoas são importantes para você? Você faz algo por elas hoje? Quais valores são importantes para você em cada identidade? Qual é a marca que quer deixar no mundo?
Essas perguntas te darão clareza de quais são seus valores e o que deseja realizar em sua vida. Depois de olhar suas identidades, precisamos olhar para seus objetivos. As coisas que quer alcançar dentro de 5 ou 10 anos. Onde você deseja estar? Olhar para a vida nesse sentido nos promove um caminho. É como estar perdido e encontrar a rota pelas estrelas no céu. Agora sabemos qual é nosso norte e para onde devemos seguir.
Se hoje estamos perdidos, é porque não sabemos qual caminho tomar. Assim se instauram em nosso corpo a ansiedade e o medo. Por não sabermos aonde queremos chegar. Também ficamos desorganizados, pois não sabemos quais são nossas prioridades. Quais são as coisas que temos que fazer para alcançar aquilo que nos propusemos. Precisamos dar um basta nessa situação.
Você também pode gostar
Encontrar nosso caminho é fundamental para a vida. Senão estaremos em uma eterna estrada sem saber onde parar, quando descansar, quando trocar a bateria, revisar o carro, ficaremos sem rumo e perdidos. Assim, logo estaremos nos perguntando: “Por que estou enfrentando tudo isso mesmo?”.
Se sabemos por que enfrenta nossos desafios, a jornada fica mais leve, as coisas ficam mais claras, e colocamos em nossa mente o que devemos seguir. Assim, diminuímos a ansiedade porque sabemos quais são as prioridades do nosso dia. Sabemos onde queremos estar e para onde estamos caminhando.
Chegou a hora de se fazer as perguntas que realmente são importantes.
Confira também: