Para a astronomia, Lilith é um ponto astronômico correspondente ao grau da órbita lunar (projetado na elíptica do Zodíaco) mais afastado em relação ao planeta Terra. Na astrologia, Lilith tem um papel importante.
Também chamado de Lua Negra, Lilith mostra em seu Mapa Astral um lugar, ou um segmento de sua vida, em que você está insatisfeito, e que, portanto, você precisa trabalhar para que essa área mude e melhore. Justamente por estar associada às insatisfações e frustrações presentes em seu Mapa, Lilith costuma simbolizar algo ruim. Por isso, inclusive, é conhecida como Lua Negra.
O que você irá encontrar:
O mito de Lilith
Lilith é uma deusa sumério-babilônica muito cultuada na Mesopotâmia e tem simbolismo relacionado com a sombra do inconsciente, o mistério, o silêncio, a tempestade, a escuridão, a sedução, o poder e a morte, com natureza livre e indomável. Em algumas imagens, é representada com cabelos longos, corpo sensual, asas e pés em forma de garras de coruja. Em outras, aparece com uma coroa da realeza sumeriana sobre um leão.
Confinada ao papel de demônio na antiga religião judaica, Lilith foi excluída da versão final da Bíblia, mas teria sido a primeira mulher de Adão. Ela o abandonou por não aceitar ser submissa, uma vez que foi feita da mesma maneira e à semelhança de Deus. Inclusive, discordava de ficar embaixo de Adão, na hora do ato sexual. Ela tinha uma atitude desafiadora, recusando-se a ser inferior e, insatisfeita, deixou o Paraíso.
O nome Lilith vem da palavra "Lil", que significa "ar". No entanto, o termo mais antigo de sua origem é "Lili", com plural "Lilitu", que significa "espírito". Variando entre culturas, essa figura feminina foi associada a poderes demoníacos à medida que valores patriarcais da sociedade foram tomando vulto.
Um exemplo vem do folclore hebreu, que relata que ela pleiteava direitos iguais aos de Adão. Mas, por não conseguir igualdade, ela se revoltou, o amaldiçoou e, com seus poderes mágicos, voou para as profundezas do Mar Vermelho, onde viviam demônios com os quais ela mantinha relações sexuais e procurava satisfazer seus desejos mais ocultos. Assim, por ter se rebelado contra a superioridade masculina de Adão, Lilith representa um arquétipo contrário à ideologia do judaísmo e do catolicismo, religiões patriarcais.
No Talmude, coletânea de textos sagrados do Judaísmo, consta que Lilith foi criada da mesma forma que Adão, mas com lodo e fezes, reforçando a ideia machista de que ela tem ligação com as trevas. Inclusive, segundo o livro "O Alfabeto de Ben-Sirá", depois de abandonar Adão, ela teve filhos com vários demônios. Contudo Deus teria enviado três anjos (Sanvi, Sansavi e Samangelaf) para convencê-la a voltar ao Éden, mas ela se recusou. Então Eva foi criada, por meio da costela de Adão, mais obediente a ele.
Diante disso, Lilith voltou ao Éden, transformou-se numa serpente e se enrolou na Árvore do Conhecimento para influenciar Eva sobre a importância de buscar sua liberdade e sua igualdade. Foi assim que Eva cometeu o "pecado original". Ao mesmo tempo, os anjos enviados por Deus foram incumbidos de matar os filhos de Lilith.
Saiba qual é a relação entre Lilith e os planetas
A deusa ficou conhecida por ser devoradora de crianças recém-nascidas, exceto aquelas que tivessem amuletos com os nomes dos anjos. Ao mesmo tempo, também existiu a crença de que ela trazia bênçãos aos bebês. De qualquer forma, para coibir o exemplo da mulher livre, corajosa, dona de si e de sua sexualidade, as religiões patriarcais a tornaram uma vilã.
A partir do século XIV, com o avanço dos estudos da demonologia, Lilith ganhou popularidade entre os católicos, sendo representada como sereias, aves noturnas, mãe de vampiros e bruxas. Assim, até o século XIX, ela foi tida como uma figura das trevas, havendo até vestígios de amuletos para afastá-la.
Ainda, como Hécate, deusa grega rainha das bruxas, ela é uma feiticeira atraente e sedutora, personificação do poder feminino e misterioso da Lua. E, com relação a todo o misticismo que a envolve, alguns povos antigos acreditavam que, quando se ouvia o grito de uma coruja, era sinal de que ela estava por perto. Inclusive, Grito da Coruja é um dos nomes de Lilith, simbolizando os desejos das mulheres por igualdade.
No Mapa Astral, Lilith ou Lua Negra representa o lado feminino não compreendido de todas as pessoas e tem relação com sentimentos oprimidos, com a libido, com a compulsão sexual, obsessões, perversões, tentações, ambições, autoconfiança, independência e um lado oculto que não se pode negar, mas que, ao contrário, sendo cuidado, traz evolução.
FAÇA AGORA SEU MAPA ASTRAL GRATUITO
Todas as pessoas possuem Lilith em seu Mapa Astral, e a casa astrológica que ela se encontra mostra a área onde a pessoa está insatisfeita. Por isso, localizá-la no mapa é muito importante. E o que será que Lilith mostra em cada casa, ou signo, exatamente? Veja abaixo!
Casa 1 ou Áries
Quando Lilith está na casa um, a casa de Áries, ela mostra alguém muito inseguro, com uma preocupação muito grande com o físico, muitos problemas afetivos, falta de valorização das conquistas, e isso tudo gera agressividade como forma de proteção. Ou seja, a pessoa pode parecer arrogante e agressivo, mas isso é só uma forma da pessoa disfarçar sua insegurança. Além disso, Lilith em Áries mostra alguém que tem muito medo de começar novos projetos; alguém que, por mais vontade que tenha, o medo de começar e não conseguir ir até o fim o impede de colocar suas ideias em prática.
Ainda, alguém que exala sensualidade e é dominante no momento do sexo, desejando se sentir no controle. Tem desejos acumulados e, quando tenta satisfazê-los, pode assustar o outro com indiscrições. Além disso, é uma pessoa que se importa com a performance sexual e, embora deseje uma experiência profunda, na prática, se envolve em relações superficiais porque aparenta não querer compromisso.
Casa 2 ou Touro
Uma pessoa com Lilith em Touro, ou seja, na casa dois do mapa, é alguém que pensa muito em dinheiro e bens materiais. A pessoa tende a ser acumuladora e capaz de qualquer coisa para adquirir mais posses. A estabilidade financeira é muito importante para alguém com Lilith na casa dois, entretanto, por mais estável que a pessoa esteja, ela tem dificuldades em, de fato, se sentir segura. Ou seja, mesmo quando a situação é boa, essa pessoa sempre encontra algum defeito, algum problema, que a faz ficar insegura e com medo de perder sua riqueza. Chega a ser tão preocupado com dinheiro que isso pode afetar sua saúde.
Inclusive, no aspecto da sexualidade, essa característica de excessos e de insatisfação pode se manifestar na necessidade de viver acentuadamente o prazer. É por isso que, ao saber desse ponto, é importante cuidar para não se tornar alguém obstinado em se sentir preenchido e querer “ter” sempre mais, podendo chegar à compulsão sexual. E, quem tem essa Lilith em seu Mapa Astral, normalmente gosta de se sentir confortável durante o sexo.
Casa 3 ou Gêmeos
Quando Lilith está em Gêmeos, a pessoa é obcecada por se comunicar, mas de formas ruins, como mentindo, persuadindo, seduzindo. Isso pode fazer com que a pessoa, quando esteja falando a verdade, não seja levada a sério. Essa pessoa se acha extremamente inteligente e acredita que conseguirá enganar a qualquer um. Além disso, pessoas com Lilith na casa três têm uma sede de conhecimento incessante; querem sempre aprender mais e mais, mas a vontade é tanta, que eles fazem isso sem qualquer critério - estudam sem nem ao menos prestar atenção, pois já está ansioso para pesquisar o próximo assunto.
Além disso, quanto à sexualidade, essa Lua Negra significa sedução por meio de ideias e da inteligência. Mas ela pode representar perversidade, segundas intenções, articulação e artimanhas, a ponto de fazer a outra pessoa acreditar que deseja o mesmo envolvimento. Há um interesse maior na conquista e no flerte do que propriamente no relacionamento sexual e pouca preocupação com sentimentos reais, prevalecendo a necessidade de autoafirmação. Nesse sentido, a pessoa que tem esse aspecto no Mapa Astral pode, inadvertidamente, se relacionar com pessoas muito próximas e, inclusive, buscar sexo virtual; afinal, gosta de novidades e não se apega com facilidade, pois preza sua liberdade.
Casa 4 ou Câncer
A Lilith em Câncer simboliza muita vulnerabilidade em todas as áreas da vida. Mostra apego excessivo às lembranças e dificuldade em expressar seus sentimentos. No caso das mulheres, pode ocorrer problemas de fertilidade. Há, também, muita insegurança com relação à família, como se sentisse que não é amado o suficiente por seus pais e outros membros de sua família. Caso a pessoa não tenha família, o problema persiste, só que relacionado às pessoas mais próximas, como os amigos mais íntimos, ou ao parceiro amoroso.
Em relação à sexualidade, ter Lilith na casa quatro representa que a pessoa precisa se sentir confortável e segura (inclusive com o próprio corpo) no lugar onde terá a relação sexual; caso contrário, poderá ter perda de libido e se mostrar fria e distante. Além disso, é alguém que normalmente leva a pessoa com quem deseja se relacionar para sua casa e espera que esta a reconheça pelas características de seu lar. Para se entregar ao prazer, essa pessoa precisa ter confiança no outro.
Casa 5 ou Leão
Quando Lilith está posicionada na casa cinco, a casa de Leão, ela representa o ego em excesso e autoestima lá em cima - bem mais do que o necessário. Pessoa com a Lua Negra nesta casa faz qualquer coisa para aparecer e ser o centro das atenções. Se deixar, somente essa pessoa vai falar nas conversas. Parece que essa pessoa só pensa nela mesma e acredita que ela seja mais importante que os outros. A luxúria também pode ser um grande problema, assim como a ostentação.
E, em se tratando de excessos do ego, esse aspecto também está presente na sexualidade, na medida em que essa pessoa busca viver com prazer e experimentar a vida ao máximo, inclusive se arriscando nas relações instantâneas, com parceiros casuais, os quais nunca mais vai ver, apenas pelas sensações e alegrias do momento. Com grande apetite sexual e muita sensualidade, não fica sem sexo por muito tempo e gosta de brincadeiras eróticas com pessoas que curtem as mesmas coisas.
Casa 6 ou Virgem
Lilith nesta casa representa muita organização, muito perfeccionismo e muita pressão para que tudo saia da forma certa. Tudo isso pode gerar muitas manias na pessoa, como manias de limpeza, de organizar até mesmo o que não é dela, de estar sempre saudável (o que pode gerar até mesmo o vício em algum remédio).
A Lilith em Virgem mostra alguém que nunca está satisfeito com nada nem ninguém, e isso pode ser um grande problema, pois gera muito estresse e, com isso, problemas de saúde e de relacionamento interpessoal.
Ouça os conselhos da deusa Lilith e sinta-se melhor
Quanto à sexualidade, a pessoa com Lilith na casa seis tem uma libido invejável, porém apresenta uma certa dificuldade em demonstrá-la na hora do sexo, sufocando os desejos mais profundos. Ainda, pode manifestar, de forma obsessiva, fetiches, taras e voyeurismo, ou ir para o extremo oposto e mostrar puritanismo e frieza, inclusive com repulsa ao ato sexual.
Casa 7 ou Libra
Alguém com Lilith na casa sete quer tanto ser aceito e amado que abdica das próprias opiniões para seguir o que os outros falam e, com isso, se sentir parte do grupo. Não se importa em ser “Maria vai com as outras”, mas isso incomoda quem está a sua volta. Sempre fala que está tudo bem, mesmo quando não está, só para não abalar a harmonia do local e das pessoas que estão nele. Apesar de estar sempre buscando a harmonia, muitas vezes pode não conseguir, o que frustra demais.
Porém, na sexualidade, quem tem a Lua Negra nesta configuração, quando não está satisfeito, pode ir buscar o que deseja em outro lugar e com pessoa diferente daquela com quem mantém um relacionamento estável. Ao mesmo tempo em que preserva as aparências deste que é o oficial, pode ser ou ter um amante, numa relação oculta, como tentativa de se satisfazer. Apesar disso, é uma pessoa que evita o que é vulgar e gosta de lingeries atraentes e bonitas, de vinhos selecionados e jantares chiques para criar um clima envolvente.
Casa 8 ou Escorpião
Pessoas com a Lilith posicionada na casa de Escorpião têm diversos problemas sexuais. Apesar de a sexualidade ser aflorada, essas pessoas sofrem com certo bloqueio que não as permite ter a vida sexual da forma que gostariam - podem esconder esses problemas ou, ao contrário, mostrá-los de forma exagerada. Apesar de não gostarem e não conseguirem controlar, pessoas com Lilith na casa oito julgam muito a si próprio e aos outros no momento da relação sexual. Isso pode resultar em pessoas frustradas, negativas e estressadas.
As pessoas com Lilith na casa de Escorpião são dotadas de magnetismo e geralmente têm controle sobre suas emoções, selecionando quais irão mostrar ao outro. Levam a sério a autotransformação. Embora sejam críticas em relação a si próprias, não gostam de ser julgadas e podem ter admiração por coisas místicas e mórbidas. Quanto à sexualidade, é alguém que fará o seu melhor para uma boa performance na hora do sexo, apesar de sufocar os desejos mais intensos, por receio de ser julgado. Contudo gosta de sobressair e pode, inclusive, escolher as posições sexuais para mostrar sua sensualidade e seu poder de sedução. Também pode se tornar obsessivo ou adotar práticas sadomasoquistas. O exagero também leva essa pessoa a expor demais a vida sexual. Há, ainda, o risco de atrair abuso. Com essa Lua Negra, também existe a tendência a bloqueios sexuais, que levam a pessoa a ser negativa, estressada e frustrada.
Casa 9 ou Sagitário
Lilith na casa de Sagitário faz a pessoa ser um pouco confusa, pois tem dificuldade em definir seus pensamentos e muda de opinião de forma muito rápida. Apesar da sua dificuldade em fixar uma opinião com assuntos do cotidiano, quando o assunto é religião, por exemplo, a pessoa com Lilith nessa casa é tão certa sobre o que acredita que não deixa de lado o que pensa por nenhuma outra opinião. Não abre mão da sua liberdade e isso se torna obsessão, pois a todo o momento essa pessoa acha que estão tentando acabar com a liberdade que ela já conquistou.
No campo da sexualidade, a pessoa com essa Lua Negra é curiosa em relação ao assunto e gosta de descobrir coisas novas e tudo que promove prazer na hora do sexo, pois busca experiências inesquecíveis. Contudo pode não se preocupar muito com o prazer do outro, mostrando-se mais individualista. E, por ter o hábito de aliviar as tensões da vida nas relações sexuais, com parceiros fixos ou não, tende a não se prender a uma pessoa ou oferecer exclusividade. E não teria o menor problema em viver relacionamentos abertos, poliamor ou participar de um swing, por exemplo.
Casa 10 ou Capricórnio
A Lilith em Capricórnio mostra alguém extremamente decidido em ser responsável e correto, mas que não consegue ser. A frustração é tamanha que a pessoa faz coisas erradas mesmo que essa não seja a sua vontade. Quer tanto uma carreira profissional estável, mas sempre passa por interferências. A mistura da vontade para que tudo dê certo com a frustração por tudo ter sempre um problema e um obstáculo a torna uma pessoa obcecada com certos segmentos da vida, como o trabalho e as realizações pessoais.
Inclusive, na área da sexualidade, essa pessoa pode ser competitiva e performática para obter reconhecimento. É alguém que deseja parecer atraente, principalmente àquele com o qual pretende se relacionar. Contudo se preocupa com o prazer do outro. Mas, para alcançar o sucesso profissional que almeja, pode usar de estratégias sexuais e se envolver com colegas de trabalho e superiores.
Casa 11 ou Aquário
Um dos maiores problemas de alguém que tem Lilith em Aquário é a necessidade que essa pessoa sente em ser diferente. Nada que ela faça pode ser igual ao de outra pessoa. Os lugares que ela frequenta, a forma de agir e se vestir, o jeito de falar, os gostos e qualquer outra coisa; tudo deve ser diferente. Essa pessoa também é atraída por assuntos cósmicos e tem tendência a se apegar por pessoas que a farão sofrer num futuro próximo. É pouco humilde e, muitas vezes, também deixa a generosidade de lado.
Além disso, no que se refere à sexualidade, é alguém que não tem o menor problema em viver uma amizade colorida, sem se importar muito com as consequências desse comportamento e como resultado se envolver em desentendimentos com amigos. E, como nas demais áreas, na hora do sexo, usa de criatividade e lança mão de novidades para melhorar a performance.
Casa 12 ou Peixes
A casa doze representa para Lilith uma pessoa emocionalmente confusa, constantemente arrependida por tudo que errou no passado. Por ser frágil, essa pessoa é facilmente enganada e magoada pelos outros, o que a faz se frustrar e se isolar do resto do mundo. Quando alguém conta um problema, a pessoa com a Lilith em peixes suga todas as energias ruins deste problema para ela, e fica realmente afetada por aquilo. Ou seja, absorve em demasia as energias negativas dos outros.
Em relação à sexualidade, a pessoa que tem a Lua Negra nesse posicionamento é aquela que gosta de pensar que o outro está conectado espiritualmente a ela e, no momento do sexo, busca o prazer que transcende as barreiras físicas. Contudo, se houver rigidez nos valores morais, ela pode reprimir seus desejos, ter medo das fantasias sexuais e partir para a masturbação, o que também constitui um ponto que não aceita bem. Inclusive pode ficar vulnerável a relações extraconjugais, por inaptidão em resolver os temores e vivenciar sua libido.
Aprenda mais sobre Lilith e os signos do Zodíaco
Por último, você pode perceber que Lilith nas casas astrológicas traz informações relevantes para o autoconhecimento e pontos de atenção que apoiam o desenvolvimento individual, mostrando o lado mais oculto, para que, ao entendê-lo, seja possível enfrentar os desafios que ele impõe, sem julgamento ou preconceito. A Lua Negra é, como o mito dessa deusa sumério-babilônica, uma força revolucionária capaz de gerar grandes transformações. Então descubra como ela surge na sua vida e vá além, mudando seus comportamentos e assumindo seu próprio destino.
Confira também: