No dia 29/09, às 06h56, a Lua entra em sua fase Cheia no grau 06°00’ do signo de Áries. Signo de modalidade cardinal e elemento Fogo, Áries é território regido por Marte.
As principais características do signo envolvem a capacidade de iniciativa, a determinação e empenho na conquista do que deseja e a coragem diante de quaisquer desafios.
É um signo de energia explosiva e autocentrada, o que pode revelar atitudes impulsivas que começam com intensidade, mas que perdem a motivação muito rapidamente.
A fase Cheia lunar é o momento em que a Lua está no auge da sua luminosidade e traz visibilidade para o que precisa ser reconhecido. É o momento diante do qual temos o estímulo para mostrar a nossa cara e colocar as cartas na mesa.
A fase Cheia é a fase propícia à divulgação e à expansão, indicando o período em que devemos expor aquilo que queremos que seja visto. Mas, estando entre a fase Crescente (de trabalho e dedicação para a realização de metas) e a fase Minguante (de avaliação de resultados e eliminação de excessos), essa também é a fase para aproveitar dos bons frutos construídos com nossos esforços, podendo também ser o momento de lidar com os possíveis resultados adversos das nossas ações.
Cada fase lunar dura em torno de 7 dias, e a fase Cheia deste mês ocorrerá entre os dias 29 de setembro e 6 de outubro.
Identifique as fases da Lua do ano de 2023
A Lua Cheia, em um signo de em um signo de Fogo, como Áries, fala-nos fundamentalmente de um momento propício a experiências que envolvam coragem e autoafirmação. É um momento de impulso e iniciativa, de ação. E, com a força vital ariana, podemos ter um pouco mais de dinamismo para os movimentos pragmáticos dos signos de Terra, mais direção e firmeza de propósito nas atitudes dos retóricos signos de elemento Ar, e, ao mesmo tempo, possibilitar uma experiência mais otimista e entusiasmada aos, por vezes, melancólicos signos de Água.
Áries, signo dessa Lua, é território de batalhas travadas com entusiasmo e de disputas acirradas, nas quais estão depositados muita força e desejo por aquilo que se quer alcançar.
Há a necessidade de provar até onde vão as próprias forças, e, para isso, esse signo aceita os desafios sem temer o tamanho. Como primeiro signo do Zodíaco, podemos dizer que Áries propõe descobrir o mundo pelo contato estabelecido na ação.
Tomar a iniciativa e ter atitude é o seu modo de existir. Agir é sua maneira de compreender e descobrir até onde pode ir o próprio corpo, com suas forças e dimensões, mas também descobrir onde começa o corpo do mundo que se dispõe como limites a serem testados.
Áries é também aquele que não tem medo de errar, pois sabe que, diante das tentativas e erros, podemos produzir um real entendimento sobre o mundo.
Na relação de oposição com Libra, signo no qual se encontra o Sol, Áries coloca como desafio justamente a coragem de afirmar-se diante do mundo.
Há uma compreensão de que o conflito, por vezes, é o caminho necessário para que os divergentes componham algum avanço diante do atrito e da disposição de componentes em disputa.
O consenso muitas vezes está embasado em perspectivas orientadas pelo senso comum, ou por percepções construídas sem profundidade, simplesmente seguindo algo por hábito ou tradição e manifestando uma situação ou atitude mais palatável, de mais fácil acesso, mas que não vai além do que já é conhecido.
Há, em Áries, o entendimento de que é preciso romper com essa harmonia estagnada em clichês, para que a vida seja mais interessante e se renove.
É se dispor a encontrar o outro, mas não para simplesmente reafirmá-lo, e sim para confrontá-lo e produzir algo novo – criar e inventar pela produção de um atrito, de um tensionamento, de um estímulo a continuar vivo pela diferença a ser produzida.
No contexto de uma Lua Cheia, Áries chega com o incentivo a colocarmos intenção e direção em nossas ações. A fase é o período em que alcançamos uma maior nitidez diante dos fatos e das situações da vida.
Tudo ganha contornos mais definidos, e, diante disso, podemos considerar que ter Áries como signo de referência é um elemento para reconhecermos a necessidade de nos posicionarmos em nome do que desejamos e do que nos fortalece um sentido de existência.
Áries é o signo do início, do impulso primordial e da afirmação de si mesmo diante do outro. Entre os polos do eixo dos relacionamentos, Áries simboliza o Eu.
É um período para a afirmação do Eu, no sentido de lutar pela defesa e conquista daquilo em que acreditamos, queremos e buscamos por motivação interna, sem que seja algo pautado pelo consenso social.
A vontade pessoal é o ponto de partida e de amparo para que as ações sejam realizadas e tenham objetivos.
O nosso campo interno é o condutor do caminho, e, com os eventos que vierem à tona nesse momento, será o responsável por reconhecer, dentre a colheita que tivermos, os bons resultados e as oportunidades de expansão em que devemos atuar.
A Lua Cheia em Áries nos oferece a oportunidade de percebermos a potência das nossas ações e a oportunidade de alcançarmos os nossos desejos pela confiança na nossa força individual.
É um momento de confiar no impulso e na motivação que emerge do nosso interior e investir na atitude afetiva de conquista do que consideramos importante. Mas, com as configurações específicas deste setembro/outubro de 2023, podemos detalhar um pouco mais:
O evento celeste do dia 29/09 ocorre com a Lua ariana em oposição ao Sol no signo de Libra e sem aspectos adicionais. Nesse sentido, é importante observarmos as configurações do planeta dispositor da lunação, no caso Marte – regente de Áries.
São os aspectos de Marte, hoje posicionado no signo de Libra, que poderão nos dar mais informações e auxiliar na compreensão das reais oportunidades e riscos atrelados à vivência do momento.
Ao mesmo tempo, cabe também considerar como aspectos relevantes de detalhamento a presença dos Nodos Lunares e de Quíron no signo de Áries.
O fato de os luminares não estarem formando aspectos adicionais a outros planetas nos indica uma concentração de energia em eventos de âmbito interno no período.
Há um convite para observar as evidências que surgem dentro de nós acerca da nossa forma de nos colocarmos em relação com o mundo. É necessário observar como estamos agindo em prol da realização do que carrega uma espécie de genética pessoal na nossa interação com o mundo.
Cada um de nós vem com uma promessa no nosso Mapa Natal, e, segundo a Astrologia, essa seria nossa missão primordial. Executar nosso próprio caminho a partir das disposições cármicas e do exercício ético do nosso livre arbítrio.
Estamos utilizando bem essa liberdade de escolha? Não há coincidência no fato de estarmos, neste momento, finalizando o caminho das retrogradações de dois planetas pessoais importantes para o quesito escolhas e decisões – Vênus e Mercúrio.
Agora eles estão alcançando os pontos finais percorridos no percurso de revisão. Ou seja, chega de ponderações, e vamos partir para a ação e realização.
O dispositor da fase lunar é Marte, regente de Áries, e planeta da disputa e da guerra. Mas também o planeta que tem por função estimular, de modo geral, a ação, a iniciativa, os começos e a libido. Ele está no signo de Libra e estabelece aspecto fluente com Vênus (regente de Libra) e tenso com Plutão. O que podemos considerar com base nisso?
Há uma configuração que aponta para a necessidade de nossas ações estarem direcionadas ao que desejamos viver como experiências de prazer e valorização de nós mesmos. Mas, para isso, será fundamental dosar os impulsos que buscam controlar as situações e as pessoas com as quais nos relacionamos. É preciso perceber-se inteiro e compreender que não é na relação com o outro que me completo. Abrir mão do outro em certa medida é o convite dessa Cheia lunar.
Estude as características do perfil do signo de Áries
E isso não precisa ser compreendido com apostar na solidão, mas na solitude que difere no que permite o encontro com o outro em uma dimensão sem carências afetivas ou expectativas idealizadas. A partir desse movimento, poderemos viver algo mais real e ao mesmo tempo libertário.
Por último, vale mencionar o recente movimento dos Nodos Lunares que adentraram justamente os signos de Libra e Áries, eixo no qual temos essa Cheia lunar.
Os Nodos apontam direções de desenvolvimento cármico coletivo, sendo o Nodo Norte o ponto que indica o caminho de crescimento, e o Nodo Sul o caminho a ser abandonado e deixado para trás.Há nesse posicionamento a indicação de que o campo dos relacionamentos precisa ser vivido com atenção e dedicação. É momento de curar e desenvolver os modos como estamos nos dispondo na interação com o outro. Os Nodos permanecem nesse eixo por um ano e meio, então longa tarefa ainda nos espera – até o final de janeiro de 2025, quando eles mudam de eixo.
É importante enfatizarmos que é por meio da liberação do Nodo Sul que o caminho em direção ao Norte começa a ser construído. E, nesse sentido, é preciso mencionar a conjunção que o Nodo Sul faz com Marte – regente da fase lunar.
Nada é à toa na dinâmica do Cosmos. Há muito para abrir mão e deixar para trás se quisermos realmente nos desenvolver de forma mais assertiva.
Somente ao nos desprendermos de determinados hábitos e posicionamentos é que podemos interromper ciclos de experiências que repetem sensações de sofrimento e frustração.
Observe o que a luz da Lua ilumina quanto aos cortes necessários a serem realizados a seguir – quando a Lua atingir a fase Minguante. É tempo de compreender o que precisa terminar em nossas vidas e também saber o quanto esses finais são necessários para viabilizar começos importantes e significativos. Invista!
Quer saber como o nativo de cada signo receberá a influência maravilhosa dessa Lua Cheia em Áries? Leia abaixo as previsões para o seu signo solar e, para uma leitura mais detalhada e pessoal, leia também as previsões para o signo Ascendente e o signo lunar do seu Mapa de Nascimento.
Lembrando que o céu não determina nosso destino, apenas aponta as possibilidades que nos estão disponíveis. São sempre as nossas ações e decisões que conduzem o caminho. Sejamos sábios!
Áries – atividade intensa está prevista para o campo dos relacionamentos, com ênfase na forma como você expressa suas emoções. Observe-se e reconheça, no olhar do outro, elementos importantes para que você possa rever suas atitudes e transformar a si mesmo.
Se souber acolher esse olhar como parte integrante do que te constitui – não por determinar quem você é, mas por oferecer outras possibilidades a si –, há perspectiva de experiências de grande satisfação por esses dias. Permita-se ser mais pela experiência da companhia.
Touro – o seu cotidiano e a sua saúde estão sendo impactados pelo seu campo emocional. Há uma transformação muito profunda nas suas crenças e ideais de vida.
É um momento delicado, mas permitir que a transformação aconteça e a mudança se fortaleça pode lhe oferecer um novo brilho pessoal.
O momento é para tomar atitude e aprimorar a rotina com empenho, estabeleça a medida certa para cada atividade e valorize a beleza que acaba por emergir da reconfiguração dos pequenos hábitos.
Gêmeos – o período torna a sua vida social mais dinâmica e divertida, então aproveite para encontrar os amigos e dar boas risadas. A diversão tem papel fundamental no seu bem-estar neste momento, pois ela tende a diluir o peso e as marcas que as mudanças dos últimos tempos podem ter deixado em você.
Observe esse peso indo embora e um novo estado de espírito se instaurando. Quando a transformação retirou o que te dava segurança, ela também te apresentou à sua verdadeira força. Compartilhe a alegria em ser mais você.
Câncer – hora de equilibrar a sua dedicação entre sua posição no lar e o seu papel social. As relações pessoais são importantes, mas precisam estar potencializando a sua inserção em campos maiores de atuação.
Não fique restrito ao ambiente que o cerca. Vá além e perceba que é possível seguir sem se afastar do que ou de quem lhe é familiar. O mundo oferece novas conexões, então permita-se crescer com elas. Aqueles que realmente estão contigo, também seguirão como companhia.
Leão – comunique-se e permita que as suas ideias alcancem o longe. Há um favorecimento de estudos que podem auxiliar você a alcançar novos patamares na carreira.
O período pede para observar o campo do trabalho e os espaços em que você pode se aprimorar. Reconheça o que sabe, mas também o que ainda tem por aprender. Sua mente estará ágil e disponível para adquirir novos conhecimentos e aplicá-los com sabedoria nas áreas importantes da sua vida.
Virgem – momento de reconhecer os seus verdadeiros valores e se dedicar para usufruir aqueles objetivos que já foram alcançados. Nem só de metas a vida é feita.
Há momentos, como este, em que o convite é para aproveitar o que estiver disponível como retorno ao que você já realizou. Todo o seu empenho em melhorar os seus dias e tornar as suas ações mais focadas e direcionadas pode ser recompensado neste período.
Há perspectiva de bons momentos a serem vividos com prazer e boa companhia.
Libra – hora de se expressar e deixar vir à tona os seus desejos mais profundos. Estão sendo canalizados eventos que tocam a sua intimidade e propõem o compartilhar com quem está ao seu lado.
Compare como cada signo se comporta na Lua Cheia
Talvez seja o momento de se permitir construir um lar, não com as bases herdadas, mas com as que podem ser construídas em conjunto e a partir da experiência de hoje – que envolve troca e prazer. Deixe que as parcerias se fortaleçam nesse momento em que você tende a não se esconder. Invista no encontro.
Escorpião – o momento pede compreensão acerca do modo como você interage dentro dos seus relacionamentos e como isso impacta o seu cotidiano. A rotina poderá sofrer oscilações, e as coisas precisarão ser conduzidas com paciência.
Mas o foco das revelações importantes para o período está dentro de você. Faça uma pausa para que a atenção possa ser direcionada ao que realmente interessa e faz diferença. Aproveite esse processo de reconhecer-se internamente para estar mais inteiro em suas parcerias e no seu dia a dia.
Sagitário – é hora de estar com as pessoas e de aproveitar os momentos de alegria e satisfação que estão chegando. Há perspectiva de que as atividades cotidianas estejam favorecidas, então convide as pessoas para estarem com você e colaborarem na realização de atividades do dia a dia.
Fazer as coisas em companhia será mais satisfatório e poderá abrir espaços para vivenciar de maneira mais criativa as pequenas ações diárias. Perceba como reinventar em parceria os hábitos de vida.
Capricórnio – oportunidades no campo social estão no horizonte do período. É possível que seus esforços sejam reconhecidos, e você receba algum tipo de promoção ou valorização especial.
Podem ser eventos ligados à criação de algo novo em sua vida e diante do qual você tem repensado o passado e o caminho percorrido anteriormente, fazendo ajustes significativos. Mas perceba que toda mudança tem como ponto de partida a sua energia pessoal e a forma como você se afirma em seus desejos e intenções.
Aquário – é tempo de conversar sobre passado e futuro, sobre expectativas não atendidas e aquelas que ainda podem vir a se realizar.
A família e as pessoas que dividem o seu campo de experiência íntimo estão envolvidas nessas questões – que também mobilizam aspectos internos da sua personalidade e podem ser desconhecidas até mesmo para você.
Medite e olhe em profundidade para aquilo que te compõe, pois o céu está iluminado e pede afirmação individual. Reconheça das heranças o que ainda faz sentido pra você.
Peixes – o período pode trazer à tona medos que te impedem de reconhecer os seus principais valores. É preciso rever a forma como você tem olhado para as suas conquistas e incluir mais afeto por si. Invista no diálogo e exponha os pontos importantes.
Há crenças limitantes a serem desfeitas para que seja possível direcionar para si o exercício de afeto que, normalmente, você dedica somente aos demais. Faça primeiro por si, e talvez isso evidencie, nas suas relações, o carinho que você merece receber dos demais.
Confira também: