Quíron no Mapa Astral: dores e feridas da alma

Para a Astronomia, Quíron (2060 Quíron) é um corpo celeste do nosso Sistema Solar, de cerca de 233 km de diâmetro, localizado entre as órbitas de Saturno e Urano, descoberto pelo astrônomo norte-americano Charles Thomas Kowal. Quíron no Mapa Astral é um elemento relacionado com o simbolismo do centauro, personagem da mitologia grega, associado ao signo de Sagitário. Pode ser interpretado tanto em relação aos signos do Zodíaco quanto às casas astrológicas.

Ainda é um mistério para os astrônomos, exigindo estudo e observação constantes. Traz controvérsias entre os astrólogos, mas representa um arquétipo poderoso que nos ajuda a compreender as nossas dores da alma, as nossas fragilidades e a área da nossa vida que demanda atenção e cuidado.

Saiba mais sobre Quíron:

Ao mesmo tempo, Quíron no Mapa Astral revela nossos talentos e nossas habilidades para ajudar os outros em suas dificuldades e, dessa forma, superarmos as nossas próprias questões, abrindo caminho para acalmar o que nos aflige, transcender as feridas e encontrar forças para evoluir. Neste artigo, você tem a oportunidade de conhecer esse assunto fascinante. Continue a leitura!

O conto de Quíron

Pintura de Quiron

Conforme a Astronomia, Quíron foi descoberto em 18 de outubro de 1977 como asteroide. Em abril de 1989, percebeu-se que ele havia desenvolvido características de cometa, como nuvem de poeira e gás em torno do núcleo e cauda.

Híbrido entre asteroide e cometa, foi classificado como centauro – pequeno corpo do Sistema Solar que gira em torno do Sol de maneira irregular, cruzando a órbita de planetas gigantes e ora se aproximando de Saturno.

FAÇA AGORA SEU MAPA ASTRAL GRATUITO

Para a Astrologia, ele tem um trânsito variável nos signos, demorando cerca de 50 anos para percorrer todo o Zodíaco. É significativo, principalmente considerando o mito grego que o representa.

Quíron foi um centauro (figura mítica) diferente dos outros, pois não tinha essência selvagem. Nasceu do relacionamento de Cronos com a ninfa oceânica Filira, que pediu a Zeus que a transformasse em uma égua para evitar o assédio do titã. Contudo ela foi possuída quando ele também se transformou em garanhão.

Aprenda sobre a criatura mítica associada a cada signo

Filira deu à luz um ser metade humano, metade cavalo, mas o rejeitou, pedindo a Zeus que a transformasse numa árvore. Assim surgiu a planta tília, sob a qual Quíron foi encontrado por Atena e Apolo, que o tornaram gentil e sábio, conhecedor de artes, Filosofia, Astrologia, ervas, ciência, Medicina e Psicologia. Foi professor de vários heróis gregos, como Hércules, Aquiles, Teseu, Jasão e Asclépio.

Mas, em um episódio de combate com outros centauros, ele foi acidentalmente ferido em uma das coxas por uma flecha de Hércules, envenenada com o sangue da Hidra de Lerna. Por ser imortal, Quíron não morreu, mas não conseguia encontrar a cura para si, sofrendo com dores terríveis.

Com empatia, após ter aconselhado, curado e ajudado muitos que sofriam, preferiu renunciar à imortalidade para eliminar definitivamente sua dor. Assumiu o lugar de Prometeu, que, por castigo de Zeus, estava preso a uma rocha, tendo o fígado comido durante a noite por uma águia.

Quíron foi elevado aos céus por Zeus, devido a sua vida significativa, tornando-se a Constelação do Centauro, associada ao signo de Sagitário.

Quíron no Mapa Astral

No Mapa Astral, Quíron é um elemento importante, pois revela as nossas vulnerabilidades, as situações em que nos sentimos rejeitados e inadequados. Mostra as nossas feridas da alma e os nossos sofrimentos incessantes. Ao mesmo tempo, representa o nosso curador interno, que nos permite a busca por alívio e pode modificar a maneira como percebemos e lidamos com as coisas que nos incomodam.

Indica os padrões mentais e geracionais que tendemos a repetir. Expressa algo já acontecido (Saturno), como traumas e ressentimentos, mas também sinaliza o que está por ser realizado (Urano). Favorece a reflexão e a tomada de consciência sobre dificuldades que precisam ser ressignificadas. Possibilita exercer escolhas, assumir a responsabilidade e aumentar o autoconhecimento sobre as necessidades individuais e coletivas e o que nos nutre intelectual e espiritualmente.

Conhecer Quíron no Mapa Astral representa uma oportunidade de fortalecimento, transcendendo as aflições. Permite identificar potenciais ocultos, dons desconhecidos, a capacidade de reestruturação interior e as habilidades com as quais podemos ajudar os outros a enfrentarem suas dores e dificuldades. Favorece o exercício da empatia e da compaixão.

Reflita sobre a força vinda da consciência da fragilidade

No Mapa Astral, é simbolizado por uma chave invertida, indicando que ele abre as portas para superar as adversidades. Aponta possíveis renúncias a serem feitas, a necessidade de ação, perseverança, resistência, intuição, visão de futuro, sabedoria e exercício do livre-arbítrio para chegar a soluções de problemas individuais e coletivos, considerando a sincronicidade da vida.

Quando Quíron está em um signo, ele revela as vulnerabilidades associadas a ele. Localizado em uma casa astrológica, ele indica a área da vida em que manifestamos falta de autoconfiança, dúvidas, sentimento de culpa, ressentimentos e traumas, inclusive relacionados aos primeiros anos de vida.

Ao mesmo tempo, mostra um caminho de aprendizagem, de doação de si ao outro, de empoderamento e de acolhimento do fato de que não precisamos ser perfeitos, mas verdadeiros com a nossa essência e propósito.

Temas abordados em Quíron

Mulher em cima de montanha ao pôr do sol

A Astrologia é dinâmica e acompanha a evolução do conhecimento humano. Desse ponto de vista, Quíron pode ser associado a muitas interpretações, que tendem a se modificar ao longo do tempo, conforme as descobertas ocorrem. Até o momento, é entendido como não regente de um signo ou de uma casa astrológica. Porém se relaciona com alguns temas, principalmente associados ao arquétipo que mito grego representa. Veja a seguir.

- Rejeição - no mito grego, Quíron foi ignorado pelo pai e rejeitado pela mãe. Analogamente representa os nossos sentimentos de rejeição, sejam eles procedentes ou não.

- Feridas emocionais, psíquicas, intelectuais e espirituais, provenientes de traumas de infância, de experiências frustrantes, de ressentimentos, de desilusões e de conflitos.

- Dificuldade para compreender e conviver com as próprias debilidades de maneira amorosa e compassiva.

- Desajustes, sentimentos de inadequação e de não pertencimento.

- Dores físicas associadas às influências do signo em que Quíron se encontra no Mapa Astral; imagem pessoal e amor pelo próprio corpo.

- Vulnerabilidades na individualidade, na construção de relacionamentos, na carreira, na interação com grupos sociais etc., relacionadas com a casa em que Quíron se localiza.

- Superação de desafios e necessidades de transcendência e de independência.

- Adversidades e resiliência como recursos de aprendizagem e de desenvolvimento pessoal.

- Capacidade de se fortalecer, amadurecer e evoluir por meio da consciência e da ação sobre as próprias dores.

- Visão de si como agente do próprio destino e responsabilidade sobre as escolhas e vontades individuais, como instrumento de antivitimismo.

- Descoberta de percepções, potencialidades, habilidades e talentos que podem ser utilizados em prol de outras pessoas e do aumento da autoestima.

- Compreensão dos comportamentos pessoais como geradores de efeitos individuais e coletivos.

- Desenvolvimento da empatia, da compaixão, da generosidade, da capacidade de ensinar e de fortalecer o outro.

- Amor-próprio, autoconfiança, altruísmo e prontidão para realizar renúncias e sacrifícios em prol de vínculos e da felicidade e dos anseios de todos.

Quíron e os signos do Zodíaco

Como já abordado anteriormente, Quíron pode ser interpretado com base nos signos do Zodíaco, evidenciando as dores associadas às características de cada um deles. Compreenda esse conceito, a seguir.

Quíron em Áries

Expressa que a fonte da dor se relaciona com a construção da individualidade e da manifestação das próprias vontades. Representa a dificuldade para agir com independência, tomar decisões e sentir que tem o direito de viver de acordo com a própria essência.

Quíron em Áries revela a busca incessante por autoconhecimento, mas a tendência à ação impulsiva e solitária. Exige desenvolver a autoconfiança.

Quíron em Touro

Indica a dor com origem na falta de reconhecimento do próprio valor. Revela possíveis privações na infância e o medo de não ter recursos básicos para a sobrevivência.

Quíron em Touro significa problemas relacionados com a autoestima, com o amor pelo próprio corpo e com a falta de segurança sobre os talentos pessoais. Exige desenvolver autoestima.

Quíron em Gêmeos

As dores estão relacionadas com dificuldades na comunicação, seja por timidez, por falta de atenção do outro ou por distorções na percepção da própria inteligência e capacidade intelectual.

Quíron em Gêmeos exige desenvolver a autoconfiança, a capacidade para dialogar livremente e o envolvimento com amigos generosos e bons ouvintes.

Quíron em Câncer

A fonte da dor é o sentimento de não pertencimento, de inadequação e de desajuste. Indica dificuldades de relacionamento, especialmente com familiares e pessoas próximas. Relaciona-se com não se sentir desejado ou cuidado.

Quíron em Câncer exige desenvolver amor-próprio e acolher as experiências passadas como aprendizado e oportunidades de evolução.

Quíron em Leão

As feridas estão relacionadas com o brilho e com o valor pessoal. Representa o medo de ser o centro das atenções. Revela uma grande capacidade de fazer os outros brilharem, mas uma dificuldade para lidar com possíveis repressões na infância sobre os próprios potenciais.

Sendo assim, Quíron em Leão exige conectar-se à criança interior para resgatar a criatividade.

Quíron em Virgem

Revela dores relativas à falta de controle e de reconhecimento das capacidades profissionais. Indica criticismo, detalhismo ou, contrariamente, desmazelo e descuido com o corpo e com a saúde, que inclusive tende a ser frágil.

Quíron em Virgem também representa o desejo de perfeição e a dificuldade para acolher emoções e expressar sentimentos. Exige aprender a lidar com as falhas próprias e alheias.

Quíron em Libra

As dores são provenientes de sentimento de rejeição e de relacionamentos conflituosos, mal concluídos ou que provocaram mágoas profundas. Indica o medo do conflito e o desejo de agradar a todos, mas também o excesso de julgamento sobre os outros.

Além disso, Quíron em Libra exige aprender a confiar no outro e acolher a oportunidade de construir relacionamentos produtivos.

Quíron em Escorpião

Representa as dores relacionadas aos lutos, às transformações profundas, às perdas e às situações traumáticas, inclusive da infância. Indica manipulação, o desejo de poder e de controle.

Quíron em Escorpião exige aprender a lidar com as perdas de algo valioso e acolher o a impermanência da vida como oportunidade de renovação.

Quíron em Sagitário

Revela dores relacionadas com crises existenciais e com a falta de fé e de otimismo, ou, ao contrário, com dogmatismo e fanatismo. Representa variação de humor e a dificuldade para ouvir os outros e aceitar as contribuições que eles podem oferecer.

Quíron em Sagitário traz a exigência de construir crenças, valores e significados pessoais, acessando a sabedoria interior e conectando-se com a espiritualidade.

Quíron em Capricórnio

As feridas referem-se às preocupações com os compromissos assumidos, com a pressão advinda das ambições e dos desafios e com o desejo de bons resultados. Representa a necessidade de provar o próprio valor, o que pode levar ao exagero no trabalho, ao desejo de ser perfeito ou ao ressentimento pelo não reconhecimento das conquistas.

Quíron em Capricórnio exige reconhecer os próprios méritos.

Quíron em Aquário

As dores estão relacionadas com as dificuldades de conexão com o coletivo, com o egoísmo e com a dificuldade de interagir com todo tipo de pessoa. Referem-se ao sentimento de rejeição e à tendência ao isolamento.

Quíron em Aquário no Mapa Astral indica sofrimento ao desfrutar o bem-estar pessoal sabendo das injustiças e das dores alheias. Exige aprender a valorizar as diferenças individuais e o fato de ser único.

Quíron em Peixes

Revela feridas causadas por angústias e pela incapacidade de lidar com as próprias ideias, com a espiritualidade ou com experiências e sentimentos profundos. Indica a tendência ao desânimo, à falta de autoconfiança, à depressão e ao abuso de drogas ou sacrifícios desnecessários em relação às outras pessoas.

Quíron em Peixes no Mapa Astral exige lidar com as situações adversas, encontrando nelas significado.

Quíron nas Casas Astrológicas

Cartas de tarot e cristais em cima de toalha

Outra maneira de compreender a influência de Quíron no Mapa Astral é por meio da localização deste elemento nas casas astrológicas. Saiba o que ele representa em cada uma delas.

Quíron na Casa 1

Representa dores relacionadas com a individualidade, que exigem a luta pela autonomia e pelo exercício das vontades pessoais.

Indica uma possível vergonha do próprio corpo, medo da invisibilidade e hesitação diante de situações que exigem iniciativa, a menos que favoreçam outras pessoas. Revela a tendência a agir de maneira cruel em relação a si.

Quíron na Casa 2

Refere-se às dores relacionadas com a materialidade, com a segurança e com a capacidade de produzir recursos suficientes para conquistar bem-estar e realizar o que traz prazer. Indica generosidade, mas baixa autoestima e pouca valorização dos bens e talentos pessoais.

Revela a necessidade de reconhecer o próprio valor.

Quíron na Casa 3

As dores estão relacionadas com a capacidade de comunicação, de aprendizado e de socialização. Representa sentimentos de não pertencimento e dificuldades de percepção da própria inteligência e intelectualidade.

Indica a necessidade de acessar conhecimentos e novidades, de saciar a curiosidade e de desenvolver a autoconfiança e a cura de sentimentos de confusão.

Quíron na Casa 4

Revela feridas refrentes a assuntos mal resolvidos na história pessoal, decorrentes principalmente das experiências familiares e que causam desconforto e sentimentos de não pertencimento e de rejeição.

Indica a possível repetição de padrões ancestrais e de crenças limitantes.

Quíron na Casa 5

Indica dores e sofrimentos relacionados com a autoestima, com a autoconfiança, com o poder criativo, com a capacidade de se expressar e com o medo da ridicularização em situações sociais.

Revela dificuldades para usufruir os prazeres da vida, relaxar e explorar a vida amorosa. Exige reconhecer os próprios talentos e brilho pessoal para manter o bem-estar e elevar a autoconfiança.

Quíron na Casa 6

As dores estão relacionadas com a falta de uma rotina equilibrada. Revela ansiedade sobre a possibilidade de caos, com desejo de manter o controle de tudo.

Amplie seus conhecimentos sobre as casas astrológicas

Representa rigidez, excesso de pragmatismo e de método e recusa para experimentar emoções e compreender sentimentos. Indica a tendência a distúrbios alimentares e com a saúde.

Quíron na Casa 7

Revela dores com origem nos relacionamentos dolorosos com parceiros afetivos. Indica frustrações, dificuldades para enxergar as próprias sombras e necessidade de se resguardar afetivamente.

Representa manipulação, uso do poder e da dependência como meio de ocultar inseguranças pessoais. Requer equilíbrio e um olhar otimista, amoroso e compassivo sobre os relacionamentos e sobre a vida.

Quíron na Casa 8

Representa as feridas causadas por separações, perdas, traições, mágoas ao longo da vida e pelo sentimento de impotência.

Indica a tendência a se prender ao passado, sentimento de perseguição e apego aos ressentimentos, às raivas e aos mecanismos inconscientes de controle emocional de outras pessoas, como a manipulação.

Quíron na Casa 9

Expressa dores relacionadas ao aprendizado e à expansão do conhecimento. Indica feridas causadas pela falta de identificação com o estrangeiro e pelos resultados não alcançados após a dedicação e o comprometimento na conquista de um saber.

Revela possíveis desilusões, decepções e descrenças aos mestres e às pessoas referenciais no desenvolvimento intelectual pessoal.

Quíron na Casa 10

As feridas são causadas pela incerteza sobre o êxito das ambições, dos empreendimentos e do trabalho realizados. Revela o medo de não atingir uma meta ou um objetivo e dificuldades para perceber a própria honra e reputação.

Indica possíveis conflitos com figuras de autoridade e a necessidade de desenvolver maturidade, paciência e consciência sobre as próprias conquistas.

Quíron na Casa 11

Revela feridas relacionadas com o processo de socialização, de construção de relacionamentos de amizade e à percepção dos problemas da humanidade.

Indica dificuldade para estabelecer projetos para o futuro e para validar as opiniões e ideias num grupo social, devido ao medo da rejeição. Representa a tendência à adoção de estereótipos e de se voltar ao conhecido, limitando as perspectivas.

Quíron na Casa 12

Expressa dores emocionais e psíquicas bastante subjetivas. Revela um medo inexplicável de assumir responsabilidades e compromissos, bem como dificuldades para enxergar o todo e encontrar sentido para a vida.

Indica a tendência a sabotar inconscientemente relacionamentos e a adotar atitudes escapistas e comportamentos instáveis e imprevisíveis, inclusive associados a vícios.

Quíron no Mapa Astral revela as dores psíquicas e as feridas da alma que são difíceis de curar, mas que, a partir da tomada de consciência, da ação e da perseverança, podem ser abrandadas e transformadas em potências e oportunidades de desenvolvimento pessoal e de ajuda ao próximo. Já sabe o que esse elemento revela sobre você? Solicite aqui seu Mapa Astral para descobrir essa e outras informações valiosas sobre seu jeito de ser.

Confira também: