Todos os dias, ao anoitecer, somos convidados pelo Universo para assistir ao espetáculo promovido pelo Sol e pela Lua, dividido em quatro atos!
Ao se posicionar à frente do Sol, vemos apenas a superfície lunar obscurecida na fase de Lua Nova. Mas o Sol não se inibe, e vai mostrando gradualmente seu brilho, com a Lua passando pelas fases Crescente e Cheia, finalizando seu show na fase Minguante!
Como ninguém se cansa de ver, os atores firmaram uma promessa com sua plateia, repetindo-se indefinidamente.
Muito mais que um acontecimento astronômico, a relação entre esses dois luminares – às vezes harmônicas, outras nem tanto assim – libera energia cósmica e produz experiências únicas nos indivíduos. Estarmos atentos ao que acontece por trás dos bastidores pode nos orientar a conjugar nosso interesse pela estabilidade emocional, simbolizadas pela Lua, com a construção de nossa identidade, nosso eu, representado pelo Sol.
O acontecimento do céu desta semana promove o ingresso da Lua Crescente no signo de Virgem no dia 18 de junho, às 00h53, fazendo um aspecto desarmônico com o Sol em Gêmeos. Ui! Deu ruim?! Não, tudo depende do ponto de vista!
A fase Crescente da Lua representa o momento em que os ideais e planos projetados na fase anterior se tornam, de fato, fecundos. Entretanto sua maturação e desenvolvimento dependem de cuidados especiais em que mente e espírito (Lua e Sol, respectivamente) precisam estar em sintonia.
A expressão livre do eu criativo do Sol em Gêmeos encontra na comunicação o meio mais eficaz de interagir com as pessoas e desenvolver a capacidade intelectual. É necessário movimentar as ideias, absorver informações, entender as diferenças, mudar/aprimorar conceitos. Entretanto Gêmeos é um signo do elemento Ar: volátil, adaptável e múltiplo. Algum defeito? Como sempre, tudo depende de como lidamos com tais qualidades... Antes de prosseguir, vamos considerar as qualidades lunares.
A Lua em Virgem se dedica à análise do mundo físico e emocional de maneira prática e objetiva, tendo uma incrível habilidade de classificar as emoções. Por isso, tem grande capacidade crítica, a fim de desenvolver a precisão, evitando erros. Para estarem emocionalmente seguras, as relações afetivas precisam estabelecer uma ligação direta com a funcionalidade. Tudo deve estar perfeito, em ordem. Sob controle!
No cotidiano, a dinâmica de organização minuciosa se reflete tanto no ambiente familiar – desde a manifestação dos sentimentos, de forma transparente, até a organização da casa – quanto no exercício de delegar funções no ambiente de trabalho, dependendo das habilidades individuais.
Até aí, só foram ditas qualidades extremamente positivas, não é? Sem dúvida! Entretanto...
A necessidade de manter o controle de qualidade de todos os afazeres pode causar um profundo estresse emocional. Nem sempre é possível acertar tudo, nem tornar tudo perfeito. Entender isso pode tornar as imprevisibilidades menos frustrantes. É necessário perdoar as próprias falhas, bem como as de outrem.
A reação às pressões emocionais necessita de fluidez, a fim de se conjugar com os interesses solares de expressão criativa do eu.
Aprenda a fortalecer sua saúde mental
Sol e Lua formam um aspecto não harmonioso. Embora ambos estejam posicionados em signos que tenham modalidade mutável, emprestando ao olhar uma visão maleável e variada da realidade, eles são classificados em elementos distintos, indicando que o grande desafio nessa combinação consiste em superar o medo da imprevisibilidade das coisas, entendendo que o controle excessivo pode causar mal-estar às relações interpessoais, sejam elas profissionais, sejam elas afetivas.
Não deu para manter a casa impecável, ou alguma tarefa não será cumprida a tempo? Estabeleça prioridades e delegue responsabilidades. Mas, no fim de tudo, contente-se com o que foi feito dentro do possível. Até porque o Sol está no signo de Gêmeos. E o que pode acontecer? A energia geminiana tem tendência a se interessar por múltiplos assuntos, deixando, às vezes, muitas coisas inacabadas, produzindo uma maléfica baguncinha na necessidade emocional de organização da Lua virginiana.
Recado para o momento: mantenha o foco, siga em frente e feche os olhos para situações que estão fora de seu controle! A saúde mental e física necessita de algumas abstrações para que sua caminhada seja sempre contínua.
Reagir positivamente às situações inesperadas encontra apoio no trânsito de Plutão em Capricórnio fazendo trígono à Lua, indicando que é necessário buscar estabilidade interior por meio de uma profunda transformação de padrões antigos de comportamentos. Além disso, Netuno em Touro faz uma oposição à Lua, indicando que nossas metas somente serão alcançadas quando objetivos realistas forem traçados. Perder tempo tentando alcançar a perfeição jamais deveria invalidar as pequenas conquistas anteriores!
Entenda a influência que a Lua tem na primeira fase da nossa infância
Comemorar as pequenas vitórias deve ser o ingrediente necessário para a maturação da semente representada pelos nossos projetos de vida. Além de manter a chama da motivação sempre renovada!
Por Erika Pereira
Confira também: