No dia 9 de julho, às 22h48, a Lua entra em sua fase Minguante no grau 17°36’ do signo de Áries. Signo de modalidade cardinal e elemento Fogo, Áries é território regido por Marte. As principais características do signo envolvem a capacidade de iniciativa, a determinação e o empenho na conquista do que deseja e a coragem diante de quaisquer desafios. É um signo de energia explosiva e autocentrada, o que pode revelar atitudes impulsivas que começam com intensidade, mas que perdem a motivação muito rapidamente.
A fase Minguante lunar é o momento em que a Lua reduz a sua luminosidade para fechar o ciclo que se iniciou na fase Nova. É o período que nos estimula a olhar para trás e avaliar o ciclo que se encerra. A fase Minguante é a fase propícia a limpezas e purificações, sendo indicada para a liberação de espaços na vida e finalização de processos e situações que não fazem mais sentido e devem ser deixados para trás.
Essa é a hora de eliminar os possíveis excedentes da fase Cheia, com seus frutos e retribuições, para que um novo ciclo possa ser iniciado com aquilo que, em essência, permanecerá. Cada fase lunar dura em torno de 7 dias; e a fase Minguante deste mês ocorrerá entre os dias 9 e 17 de julho.
A Lua Minguante em um signo de Fogo, como Áries, nos fala fundamentalmente de um momento voltado para colocarmos energia no que queremos encerrar em nossas vidas. Isso ocorre porque, por meio da força obstinada desse signo de Fogo, podemos ter a coragem para desapegar da rigidez, por vezes excessiva, dos signos de Terra, a fim de estabelecer foco e abandonar a dispersão que pode acometer os signos de Ar, além de deixar para trás a melancolia de emoções desgastadas que, por vezes, acompanha os sensíveis signos de Água!
Áries, signo dessa Lua, é território de batalhas travadas com entusiasmo e de disputas acirradas, nas quais estão depositadas muita força e desejo por aquilo que se quer alcançar. Há a necessidade de provar até onde vão as próprias forças e, para isso, esse signo aceita os desafios sem temer o tamanho. Como primeiro signo do Zodíaco, podemos dizer que propõe um descobrir do mundo pelo contato estabelecido na ação. Tomar a iniciativa e ter atitude é o seu modo de existir.
Agir é sua maneira de compreender e descobrir até onde pode ir o próprio corpo, com suas forças e dimensões, mas também descobrir onde começa o corpo do mundo que se dispõe como limites a serem testados. Áries é também aquele que não tem medo de errar, pois sabe que toda tentativa e erro gera entendimento.
Inserido no contexto de uma Lua Minguante, o signo de Áries se apresenta como a coragem para as finalizações mais difíceis e diante das quais a gente receia e teme não ter forças. Há um favorecimento para investirmos na atitude de estabelecer os "bastas" necessários e que, por algum motivo, ainda não conseguimos enfrentar. Há uma relação de desafio nessa fase lunar com o Sol no signo de Câncer, aquele que está conectado ao passado e carrega lembranças como tesouro.
A Lua em Áries tensiona essa tendência com o movimento de, com coragem, deixar pra trás o que ainda pode ter valor no coração, mas já não carrega o mesmo valor para o movimento da vida. Para que possamos nos movimentar com a destreza e a energia necessárias aos novos projetos, não devemos carregar peso em excesso, nem estarmos presos por compromissos que restringem nosso crescimento.
Amplie sua visão sobre a Lua e os ciclos lunares
É para esse tipo de situação que a Lua Minguante em Áries se encaixa como uma luva, pois o foco está na abertura para o que precisamos alcançar, no destino e nas novas aventuras que devemos trilhar para o nosso melhor desenvolvimento.
A Lua Minguante em Áries nos oferece um convite para retirar, do nosso caminho, os obstáculos que nos impedem de seguir em frente. É um momento para encontrarmos a força necessária para encerrar as situações mais difíceis. Ela aponta para um momento de decisões e ações individuais ativadas pelo desejo de começos mais estimulantes. É hora de remover as dificuldades e seguir, mas com as configurações específicas deste julho de 2023 podemos detalhar um pouco mais:
O evento celeste do dia 9 de julho ocorre com Sol sob sextil de Urano e quadratura com Quíron, que está conjunto à Lua. Tudo isso nos faz pensar em uma fase lunar voltada para a cura de feridas antigas, estabelecendo a cicatrização necessária. Estando a Lua em aspecto positivo e fluente com Lilith, podemos também apontar para resoluções de questões ligadas ao feminino e a processos de libertação diante de restrições e de limites impostos pelo medo.
O Sol em Câncer, diante dos aspectos mencionados, nos aponta para os desafios de termos de elaborar memórias e traumas dentro de nós mesmos e de estabelecer um novo significado para as experiências do passado. É momento de entender que o passado pode ser esquecido ou rememorado somente como uma etapa que já ultrapassamos no jogo do destino. Do que passou, carregamos a experiência, mas não faz sentido mantermos vivos a dor e o sofrimento. É preciso perceber que o que nos fragilizou e ameaçou antes, hoje nada mais pode fazer ao conseguirmos estabelecer limites, restrições e distância.
Cabe a cada um de nós, individualmente, estabelecer o limite saudável e adequado nas interações com o mundo; e isso não é egoísmo, mas, sim, senso de proteção. O momento nos pede mudanças de atitude e de entendimento para que os resultados sejam outros e, também, para que possamos nos ver mais fortes e disponíveis para as novas aventuras que o futuro nos reserva.
A Lua está em aspecto com Lilith, um ponto astrológico que delimita um território de dor e de necessidade de libertação. Há, nesse sentido, o reforço da necessidade de enfrentarmos nossos medos com coragem e ousadia. Lilith está em Leão, e isso nos apresenta movimentos importantes de autoafirmação e de autovalorização.
Não cabe ao outro dizer do que somos capazes ou qual o nosso valor no mundo, pois a nossa jornada é vivida somente por nós mesmos; por isso somente cada um "sabe a dor e a delícia de ser o que é", como já dizia Caetano. O momento é de não mais permitir ser invadido, ofendido, menosprezado. Há emoções conectadas a experiências do passado e que podem nos fazer duvidar de nós mesmos, mas é chegado o momento de encerrar esses processos que nada mais têm a ver com o lugar em que nos encontramos agora e com a pessoa que viemos a ser.
Fique por dentro de todas as fases da Lua de 2023
Um último ponto interessante de mencionar é um desenho no mapa da lunação formado por Mercúrio, Plutão e Netuno. Trata-se de uma configuração entre os três planetas que, ao mesmo tempo em que propõe desafios entre Mercúrio (nosso lado racional) e Plutão (nossos medos e instintos), coloca, para esses dois planetas, benefícios estabelecidos com Netuno (nossa capacidade de cura e de empatia). Isso reforça a informação acerca da potência de cura para essa fase lunar e, também, a necessidade de elaboração de pensamentos e de ideias que carregamos em nossas profundezas. É hora de elaborar o que estava sendo jogado debaixo do tapete.
Quer saber como o nativo de cada signo receberá a influência maravilhosa dessa Lua Minguante em Áries? Leia, a seguir, as previsões para o seu signo solar e, para uma leitura mais detalhada e pessoal, leia também as previsões para o signo ascendente e o signo lunar do seu mapa de nascimento.
No entanto, lembre-se de que o céu não determina nosso destino, apenas aponta as possibilidades que nos estão disponíveis. São sempre as nossas ações e decisões que conduzem o caminho. Sejamos sábios!
Áries – O céu avisa que é momento de renovar a sua autoexpressão e deixar de lado alguns modos de agir herdados das tradições familiares. Descubra a diferença que existe em sua personalidade e tenha coragem de defendê-la. Há partes suas que precisam vir à tona e ganhar luz. Essa experiência de afirmação de si mesmo pode ser muito satisfatória e pode reverberar em bons encontros. Ouse ser mais você, mesmo que os demais desaprovem. Há quem possa se encantar com a sua nova expressão.
Touro – É preciso recolhimento nesse momento com o intuito de olhar para dentro de si mesmo, pois há uma elaboração emocional em curso e que precisa ser verbalizada. Questões familiares podem estar envolvidas nesse processo interno, e a maneira como você se coloca no ambiente familiar precisa ser revista. Não tema mudar de postura. Fale o que precisa ser dito. No entanto, lembre-se de que há diferentes maneiras de se dizer as coisas e é possível que tenha chegado o momento de você aprender algumas delas.
Gêmeos – É tempo de entender quem são os grupos com os quais você quer se relacionar, aqueles que compartilham com você interesses e projetos de mundo. Não tema o afastamento de algumas pessoas, pois é preciso comprometimento com o que você veio realizar no mundo. Haverá quem possa acompanhar você na mudança e haverá quem prefira ficar no mesmo lugar. Apesar disso, não se impeça de seguir. Valorize as suas conquistas e o seu crescimento. Há um papel social precisando ser desenvolvido. Para que isso aconteça, é preciso rever quem são seus aliados na sua jornada.
Câncer – A temporada avisa que é o momento de acabar com o receio de se expor e deixar que as pessoas vejam você pelo que você realmente é. O momento é de observar a forma como você vem sendo visto e fazer os ajustes para ser reconhecido por seu real valor. A carreira pode ganhar novas dimensões com uma atitude mais direta de sua parte. Acolha quem você quer ser e, com isso, os demais também serão capazes de reconhecer seu mérito. No entanto, entenda que o movimento começa em você e nas mudanças de atitude perante você mesmo.
Leão – Uma fase que pede recolhimento e estudo, mas também renovação da fé. É possível que os intensos movimentos do ano estejam deixando você um tanto confuso, então não tenha receio de sair de cena por um momento e buscar olhar para si mesmo. Reflita sobre as suas metas de vida e como você tem atuado para a realização de cada uma delas. Entenda que é possível que, ao agir no mundo, suas metas também estejam se modificando, assim como a pessoa que você vem se tornando.
Virgem – Transformar-se não é tarefa fácil, mas o céu aponta para esse movimento desafiador. Será necessário confrontar o seu papel na sociedade e nos grupos em que atua, a fim de entender o que, de fato, deve mudar. O sentimento de inadequação e desconforto é um bom guia. Perceba o que você sente e estabeleça os critérios para o que deve seguir e o que deve ficar no passado. Abra espaço para novas formas de interagir que sejam mais interessantes e profundas.
Libra – Renove a sua abertura para os relacionamentos e permita-se fazer trocas com pessoas que ampliam horizontes e reconhecem o seu valor. Deixe ir embora comportamentos e apegos a relações desgastadas que não permitem que você cresça. Socialize e circule por novos grupos, se preciso for. Não se deixe abater pelo medo da solidão só porque algumas pessoas não entendem os seus novos propósitos e ações. Há quem possa compreender as suas escolhas e que se disponha a seguir com você. Crie espaço para os novos encontros.
Escorpião – Os ajustes necessários para o momento estão no seu cotidiano e nos seus hábitos mais rotineiros. Com novos objetivos e perspectivas, há o que precise ser ajustado. É nos pequenos atos que administramos o conjunto de atividades da vida. A saúde e o bem-estar vêm dessa capacidade de entender as prioridades do momento e adaptar a rotina para que essas mesmas prioridades sejam atendidas. Não perca de vista o que você quer alcançar. Esse é o farol para orientar as mudanças a serem realizadas.
Aprenda os melhores rituais para aproveitar a energia lunar
Sagitário – Nos últimos tempos, você pode ter sido chamado para realizar projetos de ordem mais objetiva; e isso pode ter feito com que você esquecesse da leveza necessária ao seu bem estar. Talvez você possa ter deixado projetos importantes para não abrir mão da diversão. É hora de equalizar a questão e transformar o que parece difícil em desafio criativo. Encontre formas de aliar suas metas filosóficas e materiais a encontros afetivos e gratificantes. Há que ser comprometido, mas a diversão e a criatividade também podem ganhar espaço em seus projetos.
Capricórnio – É hora de revisitar o lar e a família para entender o que ainda se mantém nessa área como sustentação e o que representa somente apego ao passado. Novas possibilidades de relações podem estar surgindo, por isso é preciso que comportamentos herdados e limitadores não acompanhem você nessa nova jornada. Tenha coragem de olhar para dentro de você e perceba, nas conexões com o passado, o que não reverbera mais conforto e alegria. Lar é onde a gente se sente bem, por isso tenha coragem de encontrar o seu.
Aquário – Você está buscando construir um caminho individual que esteja em alinhamento com sua personalidade. Esse fato pode estar produzindo conflitos na área das relações, por isso cabe a você descobrir como comunicar melhor as suas intenções para os seus parceiros. Há a necessidade de criar espaços para aprender novos jeitos de se comunicar e ser mais assertivo. Estabelecer foco nas dinâmicas do dia-a-dia pode facilitar o processo, pois, nesses momentos, pode haver abertura para a melhor escuta.
Peixes – A vida cotidiana parece estar mais difícil do que o habitual, mas é porque talvez você não esteja tendo clareza sobre o que efetivamente importa para você. O momento pede conexão especial com o que lhe traz prazer a fim de que seja possível entender quais são as prioridades do momento. Ande por aí e se disponha a encontrar pessoas e lugares. Perceba o quanto a sensação de bem-estar produzida por essas atividades mais leves pode impactar a forma como você enfrenta as demais tarefas.
Confira também: